TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Dimensão Afetiva na Aprendizagem da Leitura e Escrita

Por:   •  19/6/2018  •  Monografia  •  10.413 Palavras (42 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 42

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE – CNEC

FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR

CURSO DE PEDAGOGIA






Silvania Fagundes Galvão



A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO AFETIVA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA






Rio de Janeiro-RJ

2017

FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR[pic 1][pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA








Silvania Fagundes Galvão






A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO AFETIVA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Monografia apresentada como exigência final do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade CNEC Ilha do Governador.

Orientadora: Profª. Me. Luciana dos Santos

Rio de Janeiro – RJ

2017

SILVANIA FAGUNDES GALVÃO

A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO AFETIVA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade CNEC Ilha do Governador, como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.

Aprovado em                                              de 2017

BANCA EXAMINADORA

Profª. MS Luciana Santos – Orientadora

Faculdade CNEC Ilha do Governador

Profª. MS Rosalva de Cássia Rita Drummond

Faculdade CNEC Ilha do Governador

Profª. MS Ludmila Pinto da Cruz Brito

Faculdade CNEC Ilha do Governador

DEDICATÓRIA

[pic 3]

Dedico este trabalho a toda minha família, em especial ao meu marido Léo, aos meus filhos Vivian e Júnior, as minhas netas, Isabela, Lais e Isadora, as minhas Tias Vera e Mimi, ao meu irmão Almir, aos meus sobrinhos, aos meus pais Cirléia e Aldemiro (in memoriam), aos meus amigos e professores que estiveram sempre ao meu lado.


AGRADECIMENTOS

[pic 4]

Primeiramente agradeço a Deus, que sempre esteve do meu lado, com sua Luz, me dando força e sabedoria, pois, Ele me concedeu a realização de um grande sonho que achava ser capaz de realizar.

Agradeço a minha família: meu esposo Léo, que sempre esteve do meu lado me amparando e incentivando, meus filhos Vivian e Júnior, que me ajudaram e foram o incentivo dessa caminhada, eles que me fizeram ir até o final nesses quatro anos de muito estudo e dedicação, minhas netas Isabela, Lais e Isadora, minhas tias Vera e Mimi, meu irmão Almir, minha sobrinha Vanessa, meus sobrinhos, afilhados. Todos eles me ajudaram muito, com palavras de incentivo, me motivando a continuar acreditando na minha capacidade.

Agradeço aos meus amigos, companheiros de caminhada e irmãos na amizade que fizeram parte da minha formação e que vão continuar presentes em minha vida com certeza.

Agradeço а todos os professores (todos, sem exceção), pela amizade e por mе proporcionar não só о conhecimento, mas por ter me feito aprender, a Coordenação do curso, pelo convívio, pelo apoio, pela compreensão e pela amizade, a Direção, a todos os funcionários pela atenção e especialmente ao Adriano, que desde o primeiro dia me recebeu com carinho e atenção, e que sempre esteve ali para ajudar.

 Para terminar, meu muito obrigada, a linda Professora Luciana Santos, que com paciência, me ajudou no desenvolvimento desse trabalho, sacrificando seu tempo, finais de semana e horas de descanso. O seu respeito e dedicação foram determinantes em todos os momentos para a construção deste trabalho, a qual serei eternamente grata, obrigada, professora!
























[pic 5]

                                   

“Temos uma imagem empobrecida da criança que aprende, a reduzimos a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar e um aparelho fonador que emite sons. Atrás disso há um sujeito cognescente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real, para fazê-lo seu.”  (EMILIA FERRERO)

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições da dimensão afetiva para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Buscando compreender como acontece a relação afetiva entre professor e aluno nos anos inicias. Buscou, nas principais obras educativas e pedagógicas, referências sobre a afetividade no processo da aprendizagem, relacionando pesquisas que fazem refletir sobre as contribuições das interações entre professores e alunos para o processo escolar. Para este trabalho, além da realização de pesquisa bibliográfica, foram feitas entrevistas com professores de Educação Infantil e de EJA (visto que estes também alfabetizam seus alunos que, mesmo adultos, apresentam um diferencial na relação com a escola, devido a pouca experiência com esse espaço, o que pode demandar um olhar mais afetivo por parte dos docentes desse segmento), onde pode-se constatar o quanto a afetividade é importante para o aprendizado.  A escola deve proporcionar às crianças um espaço de conforto, onde elas possam encontrar segurança, carinho e respeito, para se desenvolver de uma maneira saudável. Por fim, esta pesquisa me fez perceber o quanto os professores influenciam na vida de seus alunos, incluindo as escolhas futuras, o que alguns dos docentes entrevistados deixaram transparecer.  Esses são educadores hoje porque, quando eram menores, tiveram professores atenciosos e cuidadosos. Isto fez com que eles quisessem também seguir a mesma profissão, desempenhando perfil similar: atualmente, buscam ser professores carinhosos e dedicados, tanto quanto seus inesquecíveis professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.7 Kb)   pdf (329.8 Kb)   docx (329.9 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com