TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência das TIC na Leitura e Escrita de Alunos do 1º ano

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Projeto de Pesquisa:

A influência das TIC na leitura e escrita de alunos do 1º ano da Escola Estadual Lindolfo Silva

BECKER, Jocinéia Lopes.

Professor Orientador: Prof.ª Dr. Jose Baggio

Polo: Sobradinho – RS

Disciplina: Elaboração de Artigo Científico

  1. de outubro de 2012

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa diz respeito á um estudo cuja finalidade principal é identificar a influência das Tecnologias da Informação e da Comunicação, TIC, no processo de aquisição da leitura e da escrita por alunos em fase de alfabetização em uma escola especifica. Buscando assim, auxiliar professores e alunos no processo de introdução desses recursos cada dia mais presente em nosso meio. Durante o contato com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Lindolfo Silva foi possível perceber a constante relação da maioria dos alunos com os recursos tecnológicos, com o intuído de identificar a influência destes recursos no processo da leitura e escrita foi elaborado este projeto de pesquisa.

Após observar a rápida aquisição da leitura e escritados alunos que tinham contato com recursos tecnológicos, como televisão, computador/internet, Iphod, Tablet entre outros, foi feita uma breve conclusão que esses meios influenciam de alguma forma na aprendizagem. A conclusão foi possível através da observação direta com a turma, e também com as famílias, onde sempre nas rodas de conversas é discutindo a maneira como estudam em casa e quem os auxilia.

Partindo da ideia que as TIC influenciam na aprendizagem/aquisição da leitura e da escrita, foram levantadas algumas hipóteses, como: (1) de que maneira as diversas tecnologias presentes no dia a dia das crianças do 1º ano da Escola Lindolfo Silva influenciaram no processo de aquisição da leitura e da escrita? (2) Qual a relação das TIC com a leitura e a escrita? (3) O contato dos alunos que ainda não estão alfabetizados com esses recursos poderá ajudar na aquisição da leitura e escrita? A fim de responder estes questionamentos e também de obter a opinião dos demais professores de séries iniciais desta escola será realizada a pesquisa. Também cabe ressaltar a importância do resultado desta pesquisa, pois, a comprovação que as TIC influenciam no processo de aquisição da leitura e da escrita despertará o olhar de diversos professores a outro ângulo, onde será necessária ou não a utilização de diversas TIC nesse processo.

  1. O Problema

No contexto escolar, qual a influência das tecnologias da informação e da comunicação no processo de aquisição da leitura e da escrita?

  1. Justificativa

Sabendo que processo da leitura, muitas vezes, não está sendo vivenciado no processo de ensino, o professor privilegia o treino ortográfico e gramatical, formando alunos sem habilidades para leitura e compreensão. Neste aspecto, o aluno não consegue participar ativamente nas atividades de texto. Para que ocorra o envolvimento dos alunos, os professores têm o dever de tornar a leitura mais interessante, espontânea, selecionar as atividades, ver a importância dela para os discentes. Se a leitura se não for explorada com criatividade ou de um modo atraente, os alunos perderão o interesse, mas se ela for passada de maneira coerente, será espontânea e significativa a sua compreensão.

 É de extrema importância a realização desta pesquisa, tanto para os professores de séries iniciais quanto para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Lindolfo Silva, pois, a partir desta será comprovada, ou não, a influência das TIC para a aquisição da leitura e da escrita, direcionando assim os professores e alunos a um campo mais amplo para a aprendizagem, com auxílios mais atualizados e totalmente dentro do contexto do aluno.

  

  1. OBJETIVOS

  

  1. Objetivo Geral

Desenvolver na escola um trabalho de pesquisa a fim de descobrir a real influência das TIC na aquisição da leitura e escrita, auxiliando assim professores e alunos nesta importante etapa escolar.

   

  1. Objetivos Específicos

  • Analisar a importância e a influencia das TIC para a leitura e a escrita;
  • Realizar pesquisa com os alunos da série proposta;
  • Realizar atividades utilizando diversos recursos tecnológicos;
  • Coletar informações através das atividades;
  • Descrever os resultados obtidos.

 

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 

O ato de ler está sendo simplesmente interpretado como uma simples decodificação de palavras daquilo que basicamente está escrito. Freire (1981.p, 11) em suas palavras nos revela:

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura não possa prescindir de continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade de prendem dinamicamente.

No entanto, a leitura faz com que o individuo seja inserido no convívio social e não fique apenas nas restrições de letras. Zilberman (1982, p.11) defende que:

A universidade do ato de ler provem do fato de que todo individuo está intrinsecamente capacitado e ele, a partir de estímulos da sociedade e da vigência de códigos que se transmitem preferencialmente por intermédio de um alfabeto.

Nesta etapa, realiza-se uma análise comentada do que já foi escrito sobre o tema de sua pesquisa, procurando mostrar os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores. Entende-se que a linguagem é uma ação interindividual, orientado por uma finalidade especifica, é o processo de interlocução que se realiza nas praticas sociais nos diferentes grupos de uma sociedade dos distintos momentos de sua historia. Ferreiro (2001, p.65) esclarece sobre a capacidade de leitura das crianças:

Muito antes de serem capazes de ler, no sentido convencional do termo, as crianças tentam interpretar os diversos textos que encontram ao seu redor (livros, embalagens, comerciais, cartazes de rua, títulos, anúncios de televisão, historias em quadrinhos, etc...)

De acordo com Aguiar, (1993, p.09): “É através de linguagem que o homem se reconhece como humano, pois pode se comunicar com outros homens e trocar experiências.” Dessa forma, o individuo se certifica de sua existência no mundo e dos outros homens, assim como de si mesmo e ao mesmo tempo divide as transformações do sei meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (836.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com