TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inserção nos Jogos Olímpicos

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Carolina Lima

Dayana Dantas

Franciele Cavalheiro

Kamilly Morais

Larissa Silva

Renata Abduche

Steffany Mariane

Trabalho da disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física

Ribeirão Preto

2017

[pic 2]

Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Carolina Lima

Dayana Dantas

Franciele Cavalheiro

Kamilly Morais

Larissa Silva

Renata Abduche

Steffany Mariane

Trabalho da disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Fisica

   

Este trabalho tem como principal objetivo, a promoção no curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto para conclusão de semestre.

Professor Renato Lima

Ribeirão Preto

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 04

DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 05

     História do Badminton.................................................................................. 06

     Regras Atuais.............................................................................................. 07

     A inserção nos Jogos Olimpicos.................................................................. 10

     Curiosidades................................................................................................ 11

     Proposta de trabalho no ambiente escolar.................................................. 12

CONCLUSÃO................................................................................................... 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................. 15        

 

INTRODUÇÃO

          Esse trabalho tem por finalidade realizar uma breve analise do Badminton como jogo esportivo. Conheceremos sobre o seu surgimento, curiosidades, regras e a inserção nos jogos olímpicos.  Ao final, será elaborada uma atividade que coloca em prática os fundamentos desse esporte.  Será possível identificar que o Badminton é um jogo que desenvolve capacidades neuromotoras como a velocidade de reação e resposta, também melhora as aptidões físicas de seus jogadores.

DESENVOLVIMENTO

História do Badminton

          Não se sabe muito sobre a origem do Badminton, supõe-se que ele tenha surgido na Índia no fim do século 19 com o nome de “poona”, e era um esporte adaptado de um jogo infantil da Grécia Antiga.

          Ele foi levado para a Europa por militares ingleses que estavam a serviço na Índia e gostaram do jogo, foi no ano de 1870 que o esporte ganhou novas regras e um novo nome: Badminton, esse nome se deu pelo fato de uma partida ter sido jogada na propriedade de Badminton House, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.

          O primeiro campeonato oficial de Badminton ocorreu em 1899 e a Federação Internacional de Badminton (IBF) nasceu apenas três décadas depois, em 1934, com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales, sua sede se situa, em Gloucestershire, sendo responsável pela regulamentação do esporte até hoje, hoje em dia existem 130 países membros da IBF. Em 2010, ocorre a primeira partida de ParaBadminton, uma modalidade do jogo adaptada para deficientes, inventada em 1995.

          A apresentação desse esporte para Brasil ocorreu em meados da década de 70, mas só em 80 que ele se tornou uma modalidade oficial e teve sua primeira competição na cidade de São Paulo. Atualmente, esta localizada em Campinas a Confederação Brasileira de Badminton, desde 1993.

Regras Atuais

         Antes de começar o jogo, atletas têm direito a um aquecimento de 2 minutos. O jogo se iniciará da seguinte forma: com uma moeda ou com a própria peteca, fará um sorteio. O vencedor tem a opção de sacar, receber ou optar por um dos lados da quadra. Depois, a pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica do outro lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra, na diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.

          Se o placar de quem serve for par, o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do lado esquerdo da quadra. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. O servidor permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.

          Os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. No exemplo abaixo, o jogador A saca para o jogador X. O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra de quem serve que deve lançar a peteca obliquamente sobre a rede, para o seu lado esquerdo da quadra adversária. Vencendo o ponto, continua servindo o mesmo jogador, devendo inverter a sua posição na quadra. Servirá, então, na sua esquerda para o seu lado direito da quadra adversária. Havendo perda do ponto, o serviço passa para o lado adversário. O recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca. Quem serve tem que: manter parte de ambos os pés numa posição imóvel no chão; acertar a base da peteca primeiro; a peteca inteira ficará abaixo da linha de cintura no instante em que é golpeada; o cabo da raquete do servidor no instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo; o movimento da raquete será contínuo até o final do serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com