TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação Família Escola

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.199 Palavras (29 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 29

RESUMO

Este artigo estuda a interação da família na escola colabora no processo de ensino e aprendizagem. A finalidade deste trabalho é a formação de cidadãos por meio de uma educação de qualidade tendo como base uma estrutura familiar sólida, conhecendo seus direitos e responsabilidades. Segundo Tedesco (1998), a família é responsável por desenvolver a educação a das crianças na primeira infância, que, mais tarde, será concretizada pela escola. Este trabalho foi confeccionado com apoio de pesquisas bibliográficas e apresentou como objetivos refletir, pesquisar sobre a importância da relação escola-família; compreender a importância do elo familiar com ajuda da escola para otimizar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, na busca de uma aprendizagem significativa na educação da criança. Gokhale (1980), relata que a família não é apenas um berço da cultura e  base para um futuro melhor, também é o centro da vida social, e que uma educação bem sucedida da criança no ambiente familiar é que vai servir de apoio a sua criatividade e o seu comportamento produtivo depois de adulto. A abordagem deste artigo é metodológica e assume o caráter quantiqualitativo, onde desenvolve a historicidade e a legislação da educação infantil, a relação familiar na escola no processo ensino aprendizagem da educação infantil e a relação família-escola e os desafios do mundo globalizado. Com isto, recomendamos que a interação família e escola seja prioritária para o desenvolvimento harmônico e integral da criança.

Palavras chave: Família, Interação, Escola, Responsabilização, Educação Infantil.

  1. INTRODUÇÃO

A preocupação com a temática desta pesquisa iniciou-se com a vivência em sala de aula oportunizada pelo estágio obrigatório, no decorrer do curso estudamos sobre a realidade cotidiana e as dificuldades encontradas nas instituições de ensino, porém quando nos apropriamos das práticas e analisamos mais de perto o âmbito escolar e familiar, julgamos ser possível a compreensão do que afinal se tratava a problemática. Esse desafio que a escola tem enfrentado foi o que nos despertou o interesse e a maneira como tem se dado a participação dos pais na vida escolar dos filhos, bem como a interação e responsabilização de cada instituição de forma que a  participação possa influência na vida  escolar do aluno refletindo em seu desempenho.

Ao nascer, a criança está inserida em uma instituição que é a família e é nela que deve aprender os verdadeiros conceitos éticos e morais, de maneira assistemática. A segunda Instituição na qual a criança participa é escola, onde irá desenvolver e aperfeiçoar os conceitos éticos e morais vivenciados pela família.

Para Tedesco (1998), a família é a instituição responsável por desenvolver a educação das crianças em primeira instância, que, mais tarde, será concretizada pela instituição escolar. Precisamos criar parcerias entre família e a escola para que haja a co-responsabilização na educação de crianças e adolescentes, conscientizando cada um de seu papel e também da importância dessa parceria para a educação dos alunos. Tanto a escola quanto a família precisam acompanhar tais mudanças de maneira conjunta, pois ambas estão passando por profundas transformações, evidenciada quando cada uma delas assumem seus papéis distintos na construção e formação do ensino e aprendizagem, começando desde a educação infantil, sendo o objetivo comum que é educar. Na aprendizagem a escola desenvolve e estimula os conteúdos didáticos necessários para haja um bom desempenho no processo de ensino aprendizagem. Sendo que, na educação infantil o desenvolvimento é baseado no cuidar e educar.

O cuidar se trata de ter hora de banho, hora do sono e o educar é tudo que se refere aos conteúdos pedagógicos, conceitos, valores culturais, familiares e sociais, onde um complete o outro e juntos consigam ter progressos na educação das crianças; é essencial que a escola tenha acesso e conhecimento acerca de suas atribuição, pois tem sido comum na prática escola a inversão dos seus papeis e os maiores prejudicados são as crianças.

Para Osório (1996, p.82) “Costuma-se dizer que a família educar e que a escola ensina, ou seja, a família cabe oferecer à criança e o adolescente a pauta ética para vida em sociedade e a escola instruí-lo, para que possam fazer frente ás exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência”

A partir desses questionamentos levantados, o tema proposto para realização deste trabalho de conclusão de curso (T.C.C), serão abordados na entrevista os principais motivos que levam os pais a não participarem da vida escolar dos filhos, quais os aspectos isso implica na vida escolar dos educandos, o que a escola está fazendo para garantir uma possível parceria? Em que seria favorável para a sociedade essa parceria? Havendo essa parceria ambas interagem em conformidade buscando um bom rendimento do aluno no ambiente escolar. Quanto as atribuição e responsabilidade da escola e dos pais até que ponto se confundem? Quais os atores externos podemos acionar para explicitar cada atribuição e responsabilidade?

Sendo assim, neste trabalho desenvolvemos os capítulos: a historicidade da educação infantil, a legislação da educação infantil e do ECA, a relação família escola no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil, relação família escola os desafios do mundo globalizado. O seguinte trabalho teve como norte que discutem a temática com prioridade necessária. Portanto, a partir do momento em que a escola e a família conseguirem uma parceria de como conduzir a educação dos educandos-filhos, poderá diminuir os conflitos no âmbito escolar. Sendo, de fundamental importância que a família participe da vida escolar dos filhos, para que se tenha uma boa relação com a escola, transmitindo assim para a criança um sentimento de afeto e segurança, possibilitando uma autoconfiança, pois nos dias atuais a escola não vive sem família e tão pouco a família vive sem escola.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

SOCORRO! Está impossível educar o meu filho. Diante das dificuldades do dia a dia de se educar os filhos, vê-se a necessidade de agir com maior rigor utilizando-se de um planejamento a ser compreendido e discutido entre todos aqueles que convivem com as crianças. É importante criar uma metodologia que ajude no processo de educacional dos filhos. Não obstante, agir organizadamente traz mais harmonia para dentro do lares, além de gerar a uma sensação boa de estar cumprindo a vital missão: Educar o ser humano para uma vida mais plena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com