TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Pensamento Crítico

Por:   •  22/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.672 Palavras (23 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução ao Pensamento Crítico

Viver é escolher, quanto mais refletimos melhor há probabilidade de tomarmos as melhores escolhas.

Provérbios 19:2 – importante refletir antes de decidir

Provérbios 14:15 – certificar-se antes de tomar decisões

Provérbios 4:10 – ouvir conselhos

Provérbios7:1 – obedecer e guardar os mandamentos

Provérbios 3:21 – guardar a sensatez e equilíbrio

Provérbios 5:1 e 2 – ter bom senso, discernir

Provérbios 1:10 – não ceder

Capacidade de Pensar Bem

Na Educação Adventistas devemos ensinar a pensar bem? Podemos ensinar a pensar bem? Como professor consigo ensinar meus alunos a pensar bem? Existe uma idade ou ano para que possa ensinar o pensamento crítico?

 A capacidade de pensar é a finalidade da Educação Adventista. Esse é um elemento a ser considerado na formação de alunos e professores de todos os níveis e em todo o período de formação.

“Cada ser humano criado à imagem de Deus, é dotado de certa faculdade própria do Criador – a individualidade – faculdade esta de pensar e agir. [...] é a obra da verdadeira educação desenvolver essa faculdade, preparar os jovens para que sejam pensantes e não meros refletores do pensamento dos outros. ” Educação p.8

Somos chamados a preparar nossos alunos para serem capacitados a pensar de forma reflexiva e serem reprodutores de pensamentos dos outros.

Origem do Pensamento

Na criação

        Serem perfeitamente pensantes e criativos

Após o pecado

        Pensamento humanos deteriorado, mente embotada

Até o fim da Idade Média

        Pensamentos baseados em superstições, mitos e experiência individual, pensamento crítico escravizado

Valorização do Pensamento Crítico

O pensamento crítico foi valorizado apenas a partir da Grécia Antiga, famosos por pensar em como pensar. Podemos constatar também o pensamento crítico na Bíblia para a nação israelita, esse é o registro mais antigo de valorização do pensamento crítico.

Principais Ideias

        John Dewey 

 How We Think (1909) – defende que pensamento crítico é uma “consideração ativa, persistente e cuidadosa de uma crença ou suposto conhecimento à luz do seu fundamento e das conclusões que leva”

        Robert H Ennis

Critical Thinking (1996) – defende que pensamento crítico é um pensamento racional e reflexivo, focado em decidir o que fazer e no que acreditar.

        Richard Paul

Critical Thinking, tools for taking charge of your professional and personal life (2002) – o pensamento crítico é aquela forma de pensar sobre qualquer assunto, conteúdo ou problema, no qual o pensador melhora a qualidade do seu pensar tomando conta das estruturas inerentes ao pensamento e impondo-lhe padrões intelectuais.

Costa (2007)

Pensamento crítico é pensar sobre o que se faz, sobre as ideias que se tem, para dar conta de um fenômeno de observação ou de uma experiência, refletir sobre os passos que se seguiram para chegar a uma dada conclusão, analisar criticamente um dado, certo procedimento ou como surgiu uma nova ideia. São alguns traços que caracterizam um pensador crítico.        

Pensar criticamente

        Pensar de forma crítica tema ver com capacidades cognitivas desenvolvidas a partir de uma busca e assim aumentam as probabilidades de se chegar a resultados desejáveis. Segundo Robert Ennis (2002), o pensamento crítico em si é intencional, dirigido, racional, procura resolver problemas, é reflexivo, focado em decidir, em que fazer ou em que acreditar, influencia atitudes e desperta disposições a ter essas atitudes de pensar de forma racional e estruturada. É a disposição e prática de estar atento a perceber o que nos levou a tomar tais decisões, voltar atrás e pensar no que nos levou a tomar essas decisões. Para que isso aconteça é importante evitar o pensamento impulsivo, desenvolver ferramentas para tomadas de decisões para os problemas que enfrentamos.

Em resumo, o que é pensamento crítico?

  • Tomar consciência das decisões
  • Formar opiniões
  • Aceitar ou rejeitar hipóteses
  • Resolver problemas
  • Atingir objetivos

Quando se fala em pensamento crítico, em português, dá-se a ideia de criticismo, a pessoas que sempre falam algo negativo, que em tudo encontra defeito, uma pessoa negativista no grupo. Esse não é o pensamento crítico, a palavra crítica tem a ver com estruturação racional e lógica do pensamento para melhor tomada de decisões.

Utilidade do pensamento crítico

O mundo atual valoriza o pensamento crítico, ter pensamento crítico nos deixa abertos para chegarmos a conclusões diferentes e assim teremos melhores resultados se melhorarmos o processo de decisão e adotarmos esse processo de forma plena.

O maior obstáculo para o pensamento crítico

        O maior obstáculo para o pensamento crítico é aquilo que já julgamos saber, é importante reconhecer que precisamos mudar, que não sabemos de tudo, que podemos pensar e agir de uma forma diferente do que somos acostumados. Tem a ver com desaprender maus hábitos, o que muitas vezes não é fácil e relutamos tanto. Por isso é importante adquirirmos conhecimento.

Benefícios do pensamento crítico

        Quem possui o pensamento crítico consegue:

  • Reconhecer problemas
  • Encontrar meios para lidar com os problemas
  • Reunir informações pertinentes
  • Reconhecer pressupostos e valores não explícitos
  • Compreender e usar a linguagem com clareza e exatidão
  • Interpretar informações
  • Avaliar provas e afirmações
  • Reconhecer a existência de relações lógicas entre proposições
  • Retirar conclusões e generalizações
  • Compreender, avaliar e modificar (se necessário) o seu padrão de crenças

TAREFA

 RESPONDA

  1. Qual é a essência do conceito de Pensamento Crítico

Escolha uma alternativa

  1. Pensar criticamente é ter a mente aguçada para descobrir os erros e sempre apontar o que não foi realizado com afinco.
  2. O pensamento crítico é uma forma de pensamento racional, reflexivo, focado no decidir em que acreditar ou que fazer.
  3. Forma de pensamento de pessoas muito eruditas que a maioria não consegue alcançar porque não tem inteligência suficiente para realizar estes pensamentos.

  1. Chegar numa conclusão sem saber como chegamos lá, é muito difícil. Os resultados e decisões serão melhores ou piores de acordo com os processos de Pensamento Crítico.

[pic 1]

Verdadeiro               Falso

  1. O desenvolvimento do pensamento critico é importante para que os estudantes possam tirar boas notas em todo o tipo de testes e exames.

Verdadeiro               Falso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (466.4 Kb)   docx (411.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com