TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIGA DA EDUCAÇÃO ANFRÍSIA SANTIAGO: Uma história em construção

Por:   •  9/11/2018  •  Artigo  •  4.897 Palavras (20 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

PATRÍCIA SANTANA DE ALMEIDA

                

A LIGA DA EDUCAÇÃO ANFRÍSIA SANTIAGO: uma história em construção.

Salvador

2016

A LIGA DA EDUCAÇÃO ANFRÍSIA SANTIAGO: uma história em construção.

Patrícia Santana de Almeida[1]

RESUMO

Esse trabalho é um relato de experiência vivenciado por mim quanto professora de Informática Educativa que ao ingressar na Escola Municipal Professora Anfrísia Santiago no presente ano busquei conhecer a história da escola para sentir-me pertencente a comunidade escolar. Inicialmente procurei observar a dinâmica da escola uma vez que o projeto da sala de Informática Educativa foi Vivendo as Olimpíadas onde seu objetivo é favorecer o processo de ensino-aprendizagem utilizando adequadamente os recursos da informática, contextualizando as Olimpíadas 2016, precisava de uma base para lidar com a comunidade escolar e realizar o trabalho. Com o passar do tempo pode perceber que a vivencia se transformou em história através de foto, vídeos e manuscritos assim uma história em construção juntamente com a história da escola neste ano de 2016.

Palavras chave: Educação, Escola, História, Memória.

ABSTRACT

The central question of this study is to analyze the new pedagogical books that are being implemented in the Salvador municipal school system. Therefore we must first reflect existing methods since the network of municipal education and supported by MEC through its textbook program. So, at first we approached the PNLD the historical point of view to use in the classroom. The second time reflect how the new notebooks are being developed and analyzed the structure and content of the second cycle of the Portuguese language books in the first two months culminating in the Curriculum Guidelines which is the legal basis that guides and standardizes the education system. Therefore this study is only the beginning due to the fact that such books are still in the collective construction.

Keywords: Education, Curriculum, Curriculum Guidelines.

INTRODUÇÃO

O presente artigo ira aborda uma analise sobre os novos cadernos pedagógicos da rede municipal de Salvador, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação de Salvador em suas atribuições vem dialogando e refletindo sobre o processo educacional da rede chegando a uma breve conclusão de é/era necessário uma unificação na metodologia de ensino.

Nesta perspectiva a SMED – Secretaria Municipal de Educação  convidou o ICEP – Instituto Chapada de Educação e Pesquisa para analisar, refletir e reelaborar as Diretrizes Curriculares e elabora caderno pedagógicos os quais serão distribuídos para todas as escolas municipais tendo assim um material didático unificado. Porém este trabalho foi e esta sendo feito de forma gradativa e coletivamente com os gestores, professores, administrativo da SMED e ICEP.

Esta unificação que agora esta se concretizando tange ainda o regionalismo para assim poder estar mais próximo a realidade dos educandos. Apesar dos novos cadernos a escolas ainda podem utilizar os livros didático do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático ofertado pelo MEC.

No primeiro momento entraremos uma breve reflexão sobre os livros didáticos do PNDL uma vez que este material vem sendo utilizado e obtém bons resultados. Veremos do histórico a sua aplicabilidade na sala de aula passando pela logística de pedidos e envios. No segundo momento dissertaremos sobre os novos cadernos da Rede Municipal de Salvador, como foi pensado, elaborado e sua construção fazendo um recorte para os cadernos de Língua Portuguesas do 1º Bimestre do 4 e 5 ano. No terceiro momento iramos ver as Diretrizes Curriculares que é a base legal para o funcionamento do sistema de educação.

Por fim, entendemos que este é uma primeira reflexão sobre os cadernos pedagógicos que entregaram o Programa Nossa Rede uma vez que os mesmos estão em processo de construção e implementação na rede municipal de Salvador no presente ano.

Assim podemos disser que os novos cadernos pedagógicos cria uma identidade pedagógica para a Rede Municipal de Ensino de Salvador.

1 APLICABILIDADE DOS LIVROS DO PNLD

O PNLD – Programa Nacional do Livro Didático tem a intenção de contribuir para garantia de materiais didáticos de qualidade, disponíveis para subsidiar o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas. Atinge os segmentos de 1º ao 5º ano e 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Foi criado em 1985, a partir do Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985 substituindo o PLIDEF – Programa de Livro Didático para Ensino Fundamental.

O Decreto nº 91.542, de 19/8/85 traz diversas mudanças como:

•  Indicação do livro didático pelos professores;

• Reutilização do livro, implicando a abolição do livro descartável e o aperfeiçoamento das especificações técnicas para sua produção, visando maior durabilidade e possibilitando a implantação de bancos de livros didáticos;

 • Extensão da oferta aos alunos de 1ª e 2ª série das escolas públicas e comunitárias;

 • Fim da participação financeira dos estados, passando o controle do processo decisório para a FAE e garantindo o critério de escolha do livro pelos professores (BRASIL, 2012).

 A partir de 1993 o MEC institui a comissão de especialistas encarregada de avaliar a qualidade dos Livros Didáticos mais solicitados pelos professores e de estabelecer critérios gerais de avaliação do Livro Didático, surgindo destas avaliações o documento intitulado “Definição de critérios para avaliação dos Livros Didáticos” (MEC/FAE/UNESCO).

Segundo Höfling (2000, p. 160), a “distribuição gratuita de livro didático tradicionalmente vem sendo entendida como uma das funções do Estado no que se refere ao fornecimento do material didático-pedagógico” e o PNLD constitui-se numa “estratégia de apoio à política educacional implementada pelo Estado brasileiro com a perspectiva de suprir uma demanda que adquire caráter obrigatório” (HÖFLING, 2000, p. 159-160), determinada a partir da Constituição Federal de 1988 (CF/1988).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (603.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com