TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUBRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR

[pic 4]

Sorocaba

2017

                   

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    O BRINCAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Pedagogia.

Orientador:                  

Sorocaba

2017

  1. INTRODUÇÂO

Quando uma criança brinca, joga e finge; está criando um outro mundo.   Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções do que o mundo onde, de fato vive.

( Marilena Chaui)

Esse trabalho tem o objetivo de relatar a importância do brincar na vida das crianças através de brinquedos, brincadeiras e jogos, demonstrando o valor que eles promovem para a aprendizagem na escola através da ludicidade com a ajuda de um professor experiente através de atividades lúdicas. O brincar interativo juntamente a um pedagogo é importante para que as crianças conheçam o mundo social sendo assim dar valor as brincadeiras, e quando ela se interage com outra crianças possibilita a recriação do lúdico infantil.

A ludicidade ainda é vista como um passa tempo e, os pais não reconhecem que as brincadeiras não serve somente para divertir as crianças e dar momentos prazerosas aos pequeninos, mas serve para ensinar afinal é brincando que se aprende.

Sabe-se que, por meio do brinquedo e brincadeiras, a criança constrói o seu próprio universo, imaginando e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário ou até mesmo recriar situações do seu dia a dia. Os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como, inteligência, afetividade e criatividade, assim o brinquedo contribui para a criança exteriorizar seu potencial criativo.

Alguns estudiosos relatam a importância das atividades lúdicas para as crianças e tem como estimulo o desenvolvimento cognitivo e social. O social demonstra o percentual da criança em relação a interação dela uma com a outra, já o brincar cognitivo mostra a mentalidade da criança desde que possua experiência na parte da motivação, desafios e relação.

Cada brincadeira depende da cultura mas tem que saber dominar, é necessário que haja materiais para desenvolver o brincar e até mesmo acontecer o faz de conta. Sabe-se que, por meio dos brinquedos, a criança constrói o seu próprio universo, imaginando e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário.  

 A partir de quando a crianças brinca ela passa a entrar na parte lúdica por isso que ela aprende brincando, isso possibilita a criança criar, fantasiar e conhecer novos mundos por isso dá importância do lúdico. Cabe também demonstrar a interação do adulto juntamente a criança em relação as brincadeiras, apesar da criança passar seu maior tempo na escola, cabe aos educadores demonstrar carinho e atenção na hora das brincadeiras lúdicas. O professor de Educação Infantil tem que promover o ambiente para a criança tendo brinquedos e brincadeiras a disponibilidade dela sendo assim, as crianças podem fazer acontecer o faz de conta que é muito importante para elas.

O problema que surgiu ao decorrer desse trabalho foi: Com toda a atualidade de hoje, os pais consideram o brincar essencial na vida de seus filhos?

O objetivo geral foi demostrar a importância do brincar no dia a dia da criança e na escola através das atividades lúdicas; e o específico é importante destacar o papel do professor em sala de aula diante do brincar, analisar a importância da ludicidade na Educação Infantil, conceituar o que o lúdico é capaz de desenvolver nas crianças e desenvolver trabalhos interdisciplinares e prazerosas com brinquedos, jogos e brincadeiras.

É importante ressaltar também a importância das brincadeiras na Educação Infantil, dos brinquedos e das brincadeiras sabendo que são elementos fundamentais e essenciais em seu processo de desenvolvimento e em sua aprendizagem, também vale ressaltar a brincadeira do faz de conta no qual permite a criança criar, recriar e descobrir um mundo diferente assim estará brincando e aprendendo ao mesmo tempo.


  1. O BRINCAR

O brincar é um ato muito importante na vida das crianças, quando a criança brinca ela desenvolve sua aprendizagem, e ajuda a criança tomar suas próprias decisões e através de suas brincadeiras ela tem seus sentimentos expressados. Na cabeça da criança o brincar é a principal atividade do dia, nas brincadeiras é deixar fluir a criatividade, a imaginação vai além e desenvolve na criança traços que ela levará para a vida toda, através do brincar que a criança tem a garantia de sua cidadania.

Quando um adulto interagem com a crianças ela torna a brincadeira mais interessante, a brincadeira é um momento de alegria e diversão para a criança, e quando um adulto participa com ela o brincar dela vai além da realidade

Segundo Moyles, Janet R (2006,p 26):

O comportamento de brincar é uma maneira útil de a criança adquirir habilidades desenvolvimentais-sociais, intelectuais, criativas e físicas. Em primeiro lugar, aprende parte do brincar é social. O brincar sociodramático e o brincar turbulento necessariamente envolvem coordenação de atividades entre um ou mais parceiros. Essas formas do brincar constituem um modo primário de interação social nesse intervalo de idade (incluindo a identidade) de gêneros.  

 O brincar tem que ser inserido nas escolas, porque fazendo isto estamos pensando no cidadão do futuro, a brincadeira é defendia em lei e muitas escolas não cumprem com este papel deixando marcas por toda a infância. “ O brincar pode fazer com que as crianças se sintam-se em casa, suficientemente confiantes e relaxada para pensar, organizar, negociar, adaptar e criar em seus níveis mais ousados” ( Moyles, JANET R, 2006, p. 95). O papel do brincar na aprendizagem é essencial para a aprendizagem por que a criança aprende brincando sendo assim os professores tem que planejar suas atividades de maneira interessante e lúdica; “nós estamos comprometidos com o brincar como um processo importante na aprendizagem da criança.” (MOYLES, Janet R, 2006, p.95).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (245.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com