TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura Computação - Clarentiano

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Licenciatura para computação

Didática e Metodologia do Ensino de Computação

Aluna Dayane Conceição Vaz Gomes

Licenciatura, Computação


(Portfólio (ciclo 2)

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE COMPUTAÇÃO

Didática é a arte de ensinar, nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino. Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno). Nesta perspectiva a didática passa a abordar o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.

Diretamente relacionado com a didática, para se ter melhores resultados em relação ao ensino, tanto o planejamento pedagógico quanto o Projeto Político Pedagógico do curso devem estar interligados com as questões socioculturais da região onde a instituição se encontra. Isto ocorre porque o curso foi criado naquela região por alguma razão. Por exemplo, a criação de um curso técnico em informática em uma região mais agrária, faz com que a população da região comece a longo prazo ter mais contato com as tecnologias da informação. Mas isso é algo para longo prazo e nas primeiras turmas do curso é sensato esperar que os alunos tenham uma certa distância dessas tecnologias, fazendo com o que o professor tenha que adaptar seu planejamento de aulas considerando isto.

Considerando isso, claramente a didática está diretamente relacionada com o planejamento e o Projeto Político Pedagógico, visto que o professor deve considerar o que está escrito no Projeto Político Pedagógico ao elaborar seu plano de ensino e fazer seu planejamento do semestre/ano. Além disso, o professor deve tentar entender as dificuldades que podem estar levando os alunos a não reterem um determinado conteúdo. Com isso, ele pode adaptar seus planos de aulas e fazer leves alterações em seu planejamento ao invés de apenas considerar estes itens como atividades meramente burocráticas.

Existem cinco grandes abordagens da didática (tradicional, tecnicista, renovadora, libertadora e crítico social) e cada uma pode servir de norte de uma maneira diferente para a prática pedagógica. Na abordagem tradicional, o professor apenas repassa o conteúdo oralmente para os alunos de forma que o aprendizado se dá por memorização dos alunos através de exercícios repetitivos. Como nesta abordagem não há uma grande interação dos alunos ela pode servir de norte para a organização da prática pedagógica de forma com que o professor crie estratégias para que os alunos consigam reforçar os conteúdos que lhes foram repassados e, assim auxiliar no processo de memorização. É interessante que a avaliação considere a execução dos exercícios pelos alunos, visto que a maior parte das aulas o professor apenas transmite oralmente o conteúdo, sem receber um retorno dos alunos.

A abordagem tecnicista considera a didática com o uso da razão, buscando utilizar métodos mais eficazes. Ela é muito utilizada para a construção de livros, visto que é uma abordagem que busca uma maior eficiência para um público geral. Ao utilizar essa abordagem em sala de aula, ela pode acabar excluindo alunos que precisam de tratamento diferenciado. Logo, ela pode servir como uma forma organização da prática pedagógica mais generalista para a definição de objetivos, estratégias e avaliação de forma a obter melhores resultados com um público generalista, mas ela não considera as características socioculturais dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (337.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com