TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura na Formação do Leitor

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Avaliação a distância 1 – 2018.1

Disciplina: Literatura na Formação do Leitor

Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado

Nome

Polo: Três Rios

Caros alunos e alunas,

Nossa primeira avaliação a distância é composta de 3 (três) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível. É imprescindível citar, conforme as regras da ABNT, as fontes consultadas e usadas. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica.

Este trabalho[1] deve ser enviado pela plataforma, e, preferencialmente, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado.

Bom trabalho e não se esqueça de postar na plataforma sua AD1 no prazo estipulado no cronograma de nossa disciplina: 01 de março. Entregas posteriores ao prazo estabelecido não serão consideradas.

Questão 1: (valor: 2,5) (20 a 30 linhas)

 Retome o estudo da Aula 2 e reflita sobre o contexto sociocultural local em que se deram seus contatos iniciais com literatura e sua formação do leitor.  

Para ampliar sua reflexão, sugerimos dialogar com estes vídeos, que trazem o educador e filósofo Mario Sergio Cortella, falando sobre a leitura e a literatura na vida cotidiana (disponível em: https://youtu.be/Enj0l4N31oo ) e Gelson Bini, contador de histórias, mediador de leitura e debates literários, no TED Talks (disponível em: https://youtu.be/GvvD8j9tCg4 )

Construa um texto narrando suas experiências e destaque:

  1. os primeiros rituais de iniciação;  
  2. o papel dos mediadores que estimularam seu processo de formação do leitor;
  3. a relação prazer superficial x prazer essencial no ato de leitura..

Infelizmente apesar de ter sido alfabetizada por uma excelente educadora, não recebi em minha infância muito estímulo à leitura. Minha família, de origem humilde, não tinha conhecimento da importância da leitura na vida de uma criança, deixando este papel exclusivamente para a escola que também não proporcionava um ambiente rico em escrituras literárias, tão pouco, educadores preocupados em despertar-nos para a leitura prazerosa através de brincadeiras ou jogos. Com isso, a possibilidade de tornar-me um leitor pleno ficou comprometida. Após o ingresso no ensino médio e ainda mais no superior, adquiri o gosto pela leitura. Mas ainda hoje, trago comigo, dificuldades por conta do pouco acesso à leitura em minha infância.  

 Questão 2: (valor: 3,5)

Retome a leitura das primeiras aulas, em especial dos Resumos, e escolha 2 (dois) deles para serem ampliados.

Elabore dois textos, com no máximo 10 linhas cada. De que modo os conteúdos tratados na aula podem ser relembrados neste resumo?

Faça uma pesquisa complementar na internet, trazendo outros autores ou fontes que tratam do tema e cuja leitura permite aprofundar o estudo das aulas.

Não se esqueça de indicar as referências bibliográficas das fontes consultadas.

A primeira aula aborda alguns pontos imprescindíveis para a compreensão de leitura, leitor e literatura. E ainda sobre o acesso a livros no nosso país.

Como pontos fundamentais, destaco as concepções de leitura que podem ser reduzida - uma interpretação imediata, ou ampliada – diversos sentidos estão presentes; a compreensão de que lemos a partir das concepções que construímos conforme entendemos o mundo, portanto somos donos das nossas reflexões, tornando a prática de leitura diferenciada e criativa.

Vimos que para a formação de leitores é imprescindível que estes tenham acesso a variados livros, o que não ocorre no Brasil devido à exclusão social e econômica de grande parte da população. Lei-dura um conjunto de restrições que impede a fruição da leitura, do livro por milhões de leitores em potencial.

A segunda aula aborda o papel fundamental que o contexto local e as experiências prévias desempenham na formação do leitor, e a constatação de que os sujeitos leitores “se formam”.

Rituais de iniciação – fundamental para o processo de formação do leitor. A importância dos espaços de leitura e dos adultos leitores, responsáveis pelo desenvolvimento de ações que estimulem a formação de leitores em potencial. Este processo de formação de leitor está vinculado a situações que despertem o prazer pela leitura. Consideramos que um leitor completo necessita de múltiplas possibilidades de leitura, ou seja, diversas escrituras literárias ao seu alcance.

Prazer superficial e essencial, o primeiro trata da ludicidade – jogos, brincadeiras; o segundo – o sentido essencial do texto literário.

Questão 3: (valor: 4,0)

O plano de aula é um instrumento de trabalho importante do professor.  Pesquise e anexe um plano de aula[2] voltado para o trabalho com textos literários  na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental ou na Educação Especial.

Destaque os pontos fortes, adaptações pertinentes ou aspectos que podem ser melhor trabalhados no plano de aula escolhido, a partir do estudos em nossa disciplina.

Este plano de aula me chamou atenção por conta de sua organização e pela forma como envolve as crianças no mundo da leitura. Percebemos que existe espaço para a imaginação e criação dos alunos, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa.  

Na atividade 2, acredito que melhor seria se o aluno tivesse que pesquisar apenas um animal da fauna brasileira, para não se tornar muito extensa.

Dados da Aula – Ensino Fundamental l

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com