TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lição (Trabalho de Formação de Um Conto) - Pedagogia

Por:   •  13/4/2015  •  Dissertação  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                           TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Juliano

Franciele

Polo
Taquaritinga/SP

2015

[pic 2]

A Lição

Era uma vez dois irmãos que viviam em uma cidadezinha bem pequena. Eles não tinham muitos recursos financeiros, pois seus pais viviam da agricultura, os mesmo plantavam, colhiam e vendiam suas verduras. Às vezes as vendas davam para os gastos do dia, às vezes mal vendiam alguma coisa.

[pic 3]

Moravam em um barraco feito de madeira e coberto por lonas. Todos os dias Juninho e Franzinha agradeciam Papai do céu pelo dia que tiveram, independente se tiveram um dia difícil ou alegre.

Seus pais eram o senhor Mauro e a senhora Fabiana, e eles sempre os ensinaram respeitar as pessoas seja qual fosse à cor, sexo, idade e aparência. Todos os dias o senhor Mauro encerrava seus dias mesmo cansado contando muitas histórias otimistas para as crianças. Quando estavam sozinhos os pais costumavam a combinar que deviam sempre passar esperança para as crianças, e mesmo que as coisas estavam de mal para pior, deviam transparecer que estava tudo bem sempre agradecendo a Deus pelo pouco que tinham.

[pic 4]

Todos os dias a senhora Fabiana levava pela manhã os dois irmãos á escola, em seguida indo trabalhar na lavoura juntamente com senhor Mauro até o fim do dia. Juninho com onze anos era responsável por levar a irmã Franzinha de nove anos de volta para casa, onde almoçavam a comida que a mãe já havia deixado pronta, faziam as tarefas da escola e saiam para brincar no parque onde havia muitas outras crianças.

[pic 5]

Dentre as crianças tinha um garoto chamado Luquinha que tinha muito dinheiro e sempre se exibia para as crianças se retratando como o melhor porque seu pai era dono de um mercado e que tinha dinheiro pra ele comprar o que quisesse. Todo dia escondido dos pais ele levava algo de valor para se exibir para os coleguinhas. Sempre quando isso acontecia os dois irmãos ficavam bem quietinhos, cabisbaixos, por mal terem uma roupinha e sapatos para brincarem no parque.

[pic 6]

Um dia Luquinha sem que os pais percebessem pegou a carteira e a pasta de documentos do mercado, inclusive com a escritura e talões de cheque assinados e foi para o parque. Ao se distrair nas brincadeiras acabou deixando a carteira e todos os talões de cheques assinados atrás de uma árvore, retornando para a casa somente com a pasta dos documentos.

Juninho e Franzinha já indo embora caminhavam pelo parque, quando de repente Juninho sentiu uma enorme vontade de fazer xixi, e desesperado disse para a Franzinha que precisaria fazer ali mesmo, pois não ia aguentar chegar até no barraco. Quando Franzinha pediu para ele pelo menos ir atrás da árvore veio à surpresa. Juninho achou tudo àquilo que Luquinha havia deixado para trás. Na carteira tinham mais de R$5 mil reais entre dinheiro e cheques e 24 folhas de cheques em branco já assinados. Juninho na hora ficou muito feliz, dizendo para franzinha que já havia encontrado um jeito de comprar roupas novas para toda família. Os dois por alguns momentos vibraram de alegria.

Foi quando Juninho e Franzinha começaram a lembrar de tudo aquilo que seus pais haviam ensinado e decidiram que mesmo com todas as necessidades que passavam o correto eram devolver nota por nota do dinheiro e todos os cheques. Ficaram um pouco triste por saber que não comprariam as roupas novas, mais foram felizes para casa porque faria aquilo que os pais tanto tinham pedido.

Ao chegar a casa no começo da noite os pais perguntaram para Juninho e Franzinha como havia sido o dia deles. Rapidamente sentado á mesa os dois contaram toda história para os pais, que além de não terem dúvidas sobre a devolução do dinheiro ficaram extremamente orgulhosos dos filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (449.7 Kb)   docx (436.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com