TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade nos anos iniciais

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

A LUDICIDADE NAS SERIES INICIAIS

 

RESUMO

A brincadeira como atividade dinâmica nas Series Inicias diz respeito a uma forma privilegiada de aprendizagem. Esta prática pedagógica reflete na maneira como as crianças brincam e desenvolvem suas atividades escolares e também reflete na forma de pensar e sentir do educando.  Brincar é uma das alternativas fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como: atenção, memorização, a imaginação, a criticidade em relação ao conteúdo abordado. Nós educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização. Para tanto foi necessário uma metodologia de pesquisa bibliográfica, procurando enfatizar a importância da atividade lúdica para a Educação nas Series Iniciais.

Palavras-chave:Motivação. Aprendizagem; Lúdico; Criança.

 INTRODUÇÃO

        A área de concentração a ser estudada é a ludicidade no processo ensino aprendizagem nas series iniciais.

As atividades lúdicasforam evoluindo ao longo da história, desde sua origem, até os primeiros registros realizados pelos primitivos.

Na Idade Média o povo não observava que as brincadeiras proporcionavam o prazer do brincar com o conhecimento adquirido.

O período Medieval as atividades dinâmicas eram reconhecidas como elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança.

No século XVI houve a valorização da pratica pedagógica ludicidade, realizada pelos Humanistas.

É fundamental ressaltar que a cultura interfere nas atividades dinâmicas, além das atitudes de seu povo. Logo as atividades devem ser planejadas e realizadas de acordo com o meio cultural que a comunidade escolar esta inserida.

A importância da interação entre professor-aluno no momento da atividade lúdica, para uma aprendizagem muito mais significativa,é uma das práticas em que o mediador envolvido na realização da dinâmica evidencia o sucesso de uma aprendizagem práticas e objetiva.

O dinamismo no processo ensino aprendizagem e na vida do ser humano está inserido na legislação brasileira. As leis inseridas oferecem suportes ao ambiente escolar, contribuindo para um meio muito mais dinâmico e com aprendizagem criativas.

Estas atividades ludicas proporcionam o denvolvimento pessoal, além de facilitar a construção do conhecimento, a socialização no meio em que vive estas crianças, entre outros beneficios que estas atividades oportunizam nossos discentes.

O presente trabalho será desenvolvido com base na pesquisa bibliografica, voltada para inserir as atividades dinâmicas a realidade social dos educandos, com o objetivo principal de aprender o conteúdo com mais facilidade e de forma agradável.

A LUDICIDADE NAS SERIES INICIAIS

“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana”.

Carlos Drummond de Andrade

O significado lúdico tem sua origem na palavra latina ludus, ou seja, quer dizer “jogo”. Antigamente o lúdico tinha seu significado restrito ao jogar ou brincar, com o passar dos tempos a ludicidade deixou de ser um brincar espontâneo, e passou a ser reconhecida como uma das ações mais utilizadas para o estudo do comportamento humano.

Cabe ressaltar que desde os tempos em que os homens eram primitivos, os mesmos já demostravam um envolvimento com as atividades dinâmicas, através comunicações por ilustrações registradas em pedras. Estes registros dotados de um instinto lúdico natural desencadearam mecanismos de linguagem para a comunicação.

Na Idade Média o sentimento de infância não existia. Neste período as crianças eram tratadas como adultos em miniaturas. Mesmo com essas condições as atividades lúdicas apesar de discriminadas não deixaram de existir. Nesta fase os adultos não conseguiam visualizar, ou seja, perceber que a criança aprendia e se desenvolvia cognitivamente e fisicamente com suas brincadeiras.

No período Medieval a ludicidade sempre fez parte do desenvolvimento infantil. Vê-se, portanto, que os jogos e brinquedos fazem parte da vida das crianças independente da localidade onde se vive e independente das condições físicas e econômicas.

As atividades dinâmicas foram resgatadas pelos humanistas no inicio do século XVI, foram os primeiros sinais de valorização desta pratica pedagógica.

É interessante ressaltar que a influencia cultural interfere nas atitudes e atividade lúdica de seu povo, devido à valorização de suas brincadeiras, costumes e ao modo de vida em que essas crianças estão inseridas.

O lúdico possui origem sociocultural. [...], a brincadeira, na infância, é uma atividade de suma importância, à medida que favorece a socialização do individuo e promove as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico e na personalidade da criança,[...].(Cinara, 2010, p.16).

O Brasil teve várias influências culturais com relação as brincadeiras, jogos, uma delas o lúdico no contexto indígena.

“A pratica de jogos lúdicos entre os índios brasileiros ainda é uma atividade viva e exerce um importante papel na socialização dos membros das tribos,de acordo com Fabiana (2011, p.9)”.

Além das contribuições de origem indígena, outra influência é a portuguesa, devido a serem os responsáveis pela colonização do Brasil, estes deixaram inúmeras atividades dinâmicas como o folclore português, entre outros, que ate hoje são passados de geração a geração.

Cabe assinalar que as atividades dinâmicas inseridas no cotidiano das crianças com objetivos ou sem, ela desenvolve a curiosidade, o senso critico, a confiança para resolver situações problemas relacionadas ao conhecimento.

De acordo com Vigotsky (1984), [...], é na interação com o brinquedo que a criança comporta-se de forma mais avançada que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras. Dessa forma compreendemos que os jogos são ações indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual.(Cinara, 2010, p.12)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com