TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Por:   •  23/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE GEOGRAFIA

ALUNA: JULIANA DE ABREU

PROFESSORES: ANA SÍLVIA E JOSÉ RICARDO

.

MARINGÁ

2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE GEOGRAFIA

Atividade de Introdução ao Estudo de Geografia, apresentado ao Curso de Pedagogia – modalidade de educação à distância, como requisito final para cumprimento das atividades exigidas.                                      

Professores:  

MARINGÁ

2017

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE GEOGRAFIA

PRIMEIRA AVALIAÇÃO – PESO 1

INTRODUÇÃO

ATIVIDADE

1 – Converse com alguns produtores rurais de sua cidade e identifique os principais tipos de culturas agrícolas lá existentes. Identifique com estes produtores se houveram e quais foram às mudanças que ocorreram nesta área, por exemplo, se ocorreu esvaziamento do campo, a construção de mais estradas rurais, a mudança do tipo de cultura agrícola e por fim, solicite ao produtor rural uma explicação do papel do clima no calendário agrícola. Organize esta conversa em um texto sintetizando e faça relação com o conteúdo dos capítulos 8 e 9. Complemente com fotos que representem estas relações na paisagem no passado e no presente (capítulo 14). (No mínimo duas fotos podem ser de acervo pessoal ou de pesquisas desde que possuam fonte e/ou autoria – importante datar os períodos).

Os principais tipos de culturas existentes no município de Rondon são: cana-de-açúcar, pastagem, mandioca, laranja, milho, café, morango e amoreira (para produção de casulos do bicho-da-seda). De acordo com as pesquisas, depoimentos da Emater e produtores rurais, as principais mudanças ocorridas na área rural rondoniense nos últimos anos são: o êxodo rural, envelhecimento da população rural, a diminuição da população jovem trabalhando no campo, a redução das áreas plantadas de cana-de-açúcar, café, laranja, soja e amora,  a introdução de plasticultura no cultivo de hortaliças, principalmente o tomate. Entretanto, o clima no calendário agrícola é muito importante, pois exerce grande influência sobre o mesmo. Isso porque a precipitação, pluviométrica (quantidade de chuvas), a umidade, a temperatura, a estiagem, dentre outros, interferem diretamente no planejamento e na produção dos cultivos agrícolas. Sendo assim, o clima interfere no calendário agrícola, pois se chover demais atrapalha o desenvolvimento das lavouras, e pelo contrário, ou seja, longos períodos de seca, atrasa, inibem ou matam as plantas cultivadas. Além desses fatores, há também os riscos de ocorrência de geladas ou granizos. De acordo com as fotos abaixo o desenvolvimento da agricultura mudou muito nos últimos anos, essa foto mostra nosso Distrito de Bernadelli ainda com a plantação de café, o que hoje está quase extinta em nossa região, em Bernadelli, não se vê mais.

[pic 1]

Fonte: :

Comparando as duas fotos abaixo fica claro as mudanças, em suas extensas estradas vemos muito plantação de cana-de-açúcar.

[pic 2]

Fonte:http://www.rondon.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=34&limitstart=168

[pic 3]

FONTE: sitio Favoreto 2017.

Plantação de morango do sitio Favoreto, hoje muito encontrada na nossa região, serve com fonte de renda dos nossos produtores rurais.

[pic 4]

Fonte::

Abaixo a visualização da usina de cana-de-açúcar da cidade e suas extensões territoriais uma área antiga de plantação de café.

[pic 5]

Fonte::

Nesta foto a seguir uma tecnologia que trouxe mudanças, principalmente na economia da cidade, pois com as maquinas colhedoras de cana, abaixou a media de emprego da cidade.

[pic 6]

Fonte:https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&q=agricultura+da+usina+santa+terezinha+rondon+pr&oq=agricultura+da+usina+santa+terezinha+rondon+pr&gs_l=psyab.3...117145.123840.0.124676.15.15.0.0.0.0.234.2718.0j13j2.15.0....0...1.1.64.psyab..0.0.0....0.56yd1QsJUec#imgrc=ghBqJNIoOsMB3M:

[pic 7]

Fonte:https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&q=agricultura+da+usina+santa+terezinha+rondon+pr&oq=agricultura+da+usina+santa+terezinha+rondon+pr&gs_l=psyab.3...117145.123840.0.124676.15.15.0.0.0.0.234.2718.0j13j2.15.0....0...1.1.64.psyab..0.0.0....0.56yd1QsJUec#imgrc=ghBqJNIoOsMB3M:

[pic 8]

Fonte::

Os laranjais também faz parte da agricultura da cidade, outro produto que veio substituir as plantações de café.

[pic 9]

Fonte:

2 - A Rio – 92 promoveu a aproximação da problemática ambiental às novas formas de desenvolvimento e a manutenção da qualidade de vida da população. Um dos instrumentos que devem nortear os municípios a fim de articular um planejamento ambiental que promova desenvolvimento sustentável é a AGENDA 21. Do que se trata este documento? Quais as principais recomendações estabelecidas? Verifique em seu município a instalação de ou não da Agenda 21 municipal.

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Sendo que a Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolvem tanto a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.  Entretanto, no capítulo 28 da Agenda 21 global estabelece que "cada autoridade em cada país programe uma Agenda 21 local tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infraestrutura econômica, social e ambiental local, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais". Ainda segundo a Agenda 21, como muitos dos problemas e soluções apresentados neste documento têm suas raízes nas atividades locais, a participação e cooperação das autoridades locais são fatores determinantes para o alcance de seus objetivos. Para o governo brasileiro, a construção da Agenda 21 Local vem ao encontro com a necessidade de se construir instrumentos de gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável. Mesmo com todos os benefícios segundo as pesquisas feitas, Rondon não está escrito na Agenda 21, ou as informações obtidas não foram necessária para esclarecer tal questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (923 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com