TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Midia e Educação

Por:   •  13/10/2018  •  Seminário  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Rolim (2008. p. 177-178), um dos temas principais para Vygotsky são o desenvolvimento e o aprendizado do ser humano, dando-se o devido mérito para um componente importante que seria a brincadeira, que leva a criança a desenvolver um ato de socialização ao mesmo tempo em que complementa as suas necessidades que irão surgindo de acordo com os anos.

Com o ato do brincar a criança entra em um universo imaginário onde cada necessidade e anseios podem ser preenchidos de maneira imediata, levando-as a diferenciar os pensamentos dos objetos, criando e recriando novas ideias a cada momento e por fim, o aprendizado chega a se concretizar a medida que o indivíduo interage com o ambiente sócio cultural no momento inserido, favorecendo para que novas peripécias fictícias surjam desenvolvendo o seu cognitivo.

A brincadeira deve fazer parte do currículo escolar, pois através dela a criança potencializa seu desenvolvimento intelectual e cognitivo:

“O brincar prepara para futuras atividades de trabalho: evoca atenção e concentração, estimula a autoestima e ajuda a desenvolver relações de confiança consigo e com os outros. Colabora para que a criança trabalhe sua relação com o mundo, dividindo espaços e experiências com outras pessoas.” (Rolim (2008. p. 177).

Não obstante a autora fala sobre o brincar a partir de VYGOTSKY (1998) como sendo um momento em que:

[...] a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinandos e a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo.(VYGOTSKY 1998, p. 130, citado por Rolim, 2008).

Entretanto, considerando que a infância é um momento especial na vida do ser humano, a brincadeira na fase infantil, principalmente nos anos iniciais, pode ser considerada como um mecanismo de grande magnitude para o desenvolvimento da criança, tanto intelectual quanto cognitivo, possibilitando uma melhoria no aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com