TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Multimidias na Educação

Por:   •  1/4/2015  •  Dissertação  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

                        [pic 1]

                                 TRABALHO EM GRUPO - TG

                                        Aluno (a)

                    RAQUEL DE ALMEIDA COUTINHO   RA 1400033

                                                          POLO

                                                     MACEDO

                                                           2014

                                         Multimídias na educação

        Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática, a formação do professor e um processo tão abrangente que nunca está concluído.

        A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a esta nova tecnologia.

        Um programa foi desenvolvido e instituído pela Lei 12.249 de 14 de junho de 2010, chamado PROUCA (programa de um computador por aluno), onde são comprados um laptop com recursos próprios dos municípios e estado ou com financiamento do BNDES. Esse programa tem o objetivo de promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores das escolas publicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais. O equipamento possui sistema operacional especifico e características físicas que facilitam o uso e garantem a segurança dos estudantes e foi desenvolvida especialmente para uso escolar.

Um exemplo de escola com o uso do Prouca é no colégio Francisco Eberhardt em Joinville, Santa Catarina onde primeiramente os professores receberam treinamento quanto ao uso dessa tecnologia, eles participaram com grande entusiasmo em conhecer, aprender e superar dificuldades geradas a partir dessa inovação dentro e fora da sala de aula. Nesse colégio os alunos do 6° e 7° ano com o uso do laptop estão recebendo reforço escolar em matemática com jogos de raciocínio lógico e tabuada com aulas de demonstração, professora e orientador ensinam sobre como utilizar recursos com jogos desenvolvidos em micromídia flash onde aprendem e praticam operações de matemática básica.

A utilização de tecnologias multimídias nas salas de aula vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional, sendo utilizada como ferramenta para facilitar a aprendizagem e sua ação na sociedade. Aprender com tecnologia e quando o aluno usa como ferramentas que os apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento.

Atividades digitais possuem grande apelo visual acabando por encantar os alunos com layout usando cores vibrantes, som e movimento, os inúmeros recursos multimídias possibilitam tornar as aulas mais ricas e com isso ajudando na construção do desenvolvimento cognitivo. Os procedimentos didáticos nesta nova realidade devem ser mediados pelo professor para que aja construção coletiva de conhecimentos, adquirido pela tecnologia, na qual o professor seja pró-ativo e que intermedie e oriente nesta construção.

Utilizar a internet para ensinar exige muita atenção dos professores, ela possibilita inesgotáveis fontes de pesquisa que devem ser sempre bem orientadas, pois a internet ajuda a desenvolver a intuição e flexibilidade mental e a adaptação de ritmos diferentes. A intuição porque as informações vão sendo descobertas por acerto e erro, desenvolve a flexibilidade por conter as maiores partes de sequencias são imprevisíveis, também se desenvolve novas formas de comunicação principalmente escrita, com escritas de formas mais aberta, multilinguística, a comunicação afetiva, criação de amigos em diferentes países e um grande resultado individual e coletivo de projetos. Por se obter muita informação não se deve deixa-los sem supervisão pois na navegação muitos alunos se perdem pelas inúmeras possibilidades e acabam se dispersando, e para que não ocorra confusão entre informação e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com