TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Por:   •  24/5/2022  •  Monografia  •  6.433 Palavras (26 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE EDUCAÇAO

POS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLINICA E TGD 620 HORAS

Janay Silva Alves

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL.

São Paulo 2021

Janay Silva Alves

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL.

São Paulo 2021

O presente trabalho apresenta uma discussão acerca do trabalho realizado com pessoas com Deficiência, utilizando em seu atendimento a musica como uma ferramenta pedagógica como possibilidade de intervenção e que facilita o aprendizado de conteúdos. O objetivo é fazer uma abordagem sobre a influencia da música no processo educativo, mostrando a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social que conferem caráter significativo à linguagem musical. As crianças com deficiência Intelectual trazem consigo dificuldades de aprendizagens apresentadas desde o inicio de suas vidas, cujo a superação pode ser motivadas através da sensibilização que a música proporciona. A música nesse contexto se mostra extremamente eficaz no processo de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.

Palavras-chave: Deficiência intelectual; Musica; Aprendizagem

1        Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        4

1.1        Objetivo  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        5

2        REFERENCIAL TEÓRICO  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        6

  1. CAPITULO II DEFICIÊNCIA INTELECTUAL        . . . . . . . . . . . . . . .        8
  2. CAPITULO III - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E APRENDIZAGEM . . .    15 5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

6        REFERÊNCIAS        21

  1. Introdução

O presente estudo de revisão bibliográfica tem como principal objetivo entender e apontar a importância da do uso da musica no processo de aprendizagem de pessoas que apresentam Deficiência Intelectual.

Podemos desta forma entender que as dificuldades de aprendizagem podem afetar de maneira negativa o desenvolvimento de crianças, tanto no nível cognitivo como emocional. Portanto, é necessário detectar precocemente quando crianças e adolescentes passam a evidenciar tais dificuldades significativas logo no inicio de sua aprendizagem.

Atualmente existem diversas causas para as dificuldades apresentadas pelas cri- anças, dentre eles fatores genéticos, comportamentais, educacionais e ambientais. Uma das causas para esta dificuldade é causada pela Deficiência Intelectual. Dentro desse perspectiva a música pode ser entendida como uma das formas mais eficazes de possibilitar o desenvolvimento de inúmeras capacidades humanas se torna um instrumento eficaz no processo de aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual.

A música é um fenômeno presente na vida do homem desde os tempos remotos. Ela exerce um papel fundamental no desenvolvimento de várias capacidades humanas, principalmente no que diz respeito ao autoconhecimento e a auto expressão. Usar a música como um instrumento de recurso no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual buscando promover melhoras e mudanças positivas em seu relacionamento intrapessoal e interpessoal, utilizar a música para facilitar e promover a comunicação, a aprendizagem, a expressão e organização física e emocional, mental, social e cognitiva, facilitando a integração e a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual.

Outra coisa importante é que nos conscientizemos do seguinte: o processo de raciocínio de uma pessoa com deficiência intelectual é diferente daquela sem deficiência, ou seja, eles não operam a partir da mesma lógica. Isto

significa que não se deve tentar compreender as atitudes e ideias dos jovens, com base em nossos padrões de inteligência. É muito melhor tentar colocar-se no lugar de cada pessoa e procurar deduzir por que ela age de determinada maneira. Agindo assim, passaremos a respeitar e compreender gradualmente essa lógica diferente da nossa.

Segundo Rodrigues citado por Viviane Louro, as limitações não impedem sonhos e planificações, ainda que estabelecidos de maneira pueril e pouco consistentes. Por essas razões são de fundamental importância a compreensão, a afetividade, a orientação e a supervisão tanto dos familiares quanto dos educadores; na medida do possível, é recomendável o incentivo para que aqueles desejos sejam conquistado com dignidade e responsabilidade (Rodrigues, 2004).

As pessoas com deficiência intelectual estão interessadas na exploração da quali- dade sonora dos materiais e instrumentos. Demonstram um fascínio pela intensidade dos

[pic 1]

sons e seu contraste. A experimentação com os instrumentos e fontes sonoras diversas e constantes revela pouco controle ou domínio técnico sobre o material. As produções sonoras nesse nível revelam que não há intenção estrutural ou expressiva.

  1. Objetivo

Apresentar referenciais teóricos sobre a importância de usar a musica como um instrumento pedagógico quando se trata do atendimento da pessoa com Deficiência Intelec- tual.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

CAPITULO I – A MUSICA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO

Existem vários autores que tratam desse tema e consideram a música como um instrumento que facilita e contribui a forma como as pessoas se expressam.

Uma desses autores Brito (2003), comenta sobre a evolução musical ocorrida a partir do século XIX, onde a música recebe a atenção de autores “que desenvolve ideias e propostas de sistematização da educação musical, dedicando especial atenção às crianças pequenas” (p.9). Estes autores deram importância a experiência musical anteceder a escrita e a partir dos anos 60, aos processos criativos e a busca de uma linguagem musical contemporânea (séc.XX), modificaram o pensamento sobre o fazer musical com inovações tanto no uso de instrumentos e materiais (não convencionais) como na ampliação de critérios para os componentes da obra musical. Nos métodos escolares passa-se a propor algumas dinâmicas de grupo com uso de grafias analógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (268.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com