TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEURO PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS

Por:   •  10/4/2020  •  Artigo  •  4.102 Palavras (17 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE/IPEMIG

ANA ROSA BATISTA DE OLIVEIRA

NEUROPISICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS

Bonfinópolis de Minas

2020

ANA ROSA BATISTA DE OLIVEIRA

NEUROPISICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência na especialização em Neuropsicopedagogia da Faculdade Ipemig.

Bonfinópolis de Minas

2020

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Paulo Freire.

RESUMO

O presente trabalho tem como tema a neuropsicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem. Ele faz uma investigação sobre o funcionamento do cérebro humano e a forma como o indivíduo consolida a aprendizagem. Ele faz uma análise no desenvolvimento cognitivo e emotivo do ser humano e suas relações com as dificuldades de aprendizagem. A neuropsicopedagogia é uma área relativamente nova é a área da psicologia e das neurociências que tem como objetivo estudar as relações entre o sistema nervoso central, funcionamento cognitivo e o comportamento. Este artigo mostra os benefícios da identificação e do diagnóstico precoce de déficitis cognitivos e emocionais por meio da avaliação neuropsiquiátricas.  Esta pesquisa se baseia em publicações da literatura bibliográfica de autores renomados, como livros e artigos publicados em revistas científicas, dentre outros.

Palavras-chave: Neuropsicopedagogia; Desenvolvimento humano; Dificuldades de Aprendizagem

RESUME

The present work has the theme of neuropedagogy and learning difficulties. It does research on the functioning of the human brain and how the individual consolidates learning. It analyzes the cognitive and emotional development of human beings and their relationship with learning difficulties. Neuropedagogy is a relatively new area, it is the area of ​​psychology and neuroscience that aims to study the relationships between the central nervous system, cognitive functioning and behavior. This article shows the benefits of identifying and diagnosing cognitive and emotional deficits early through neuropsychiatric assessment. This research is based on publications of the bibliographic literature of renowned authors, such as books and articles published in scientific journals, among others.

Keywords: neuropsychopedagogy; Human development; Learning difficulties

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. NEUROPSICOPEDAGOGIA        6

3. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM        9

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

1. INTRODUÇÃO

        

         A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. Por isso ela busca relações com outros estudos como a neurociência, com a psicologia cognitiva e com a pedagogia. Ela é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Seu objetivo é promover a reintegração pessoal, social e educacional a partir da identificação, do diagnóstico, da reabilitação e da prevenção de dificuldades e distúrbios da aprendizagem.

         Observando o cérebro em situação de aprendizagem, a neuroimagiologia, confirma a ocorrência de várias transformações neuronais, no surgimento e fortalecimento de sinapses. Em qualquer processo de aprendizagem, inúmeros neurônios interagem dinamicamente entre si, portanto qualquer interferência nesta interação pode levar a dificuldades em determinadas áreas da aprendizagem. Sendo assim quanto mais precoce o diagnóstico dos déficitis cognitivos e emocionais forem feitos, mais fácil fica a tomada de decisão e o manejo da situação a curto e longo prazo.

         O fator afetivo, o cognitivo e o executivo estão em interação constante no processo de aprendizagem, pois suas funções são indissociáveis em termos neurofuncionais tendo de operar em sintonia. A afetividade assume um papel crucial na aprendizagem, para que ela se desenvolva de forma harmoniosa e se transforme num estado de plasticidade ou de perfetibilidade e automaticidade.  

        Neste sentido é necessário entender que as dificuldades podem ser de ordem biológica, emocional ou social. É muito importante identificar a dificuldade para que seja realizada a intervenção e assim o indivíduo possa superar seus desafios, por isso pretende-se através desta pesquisa entender como a aprendizagem acontece, como o cérebro humano interage durante a aprendizagem; Bem como a relação cognitiva, emotiva e as dificuldades de aprendizagens. 

        Diante disto o objetivo geral deste estudo é pesquisar fontes bibliográficas sobre o tema, em busca de um melhor entendimento sobre o assunto, levando a refletir sobre o funcionamento do cérebro humano e assim identificar os motivos que levam as dificuldades de aprendizagem. O objetivo específico desta pesquisa é refletir sobre a prática pedagógica, diante do conhecimento sobre a neurociência, é pensar na forma como o professor pode usar estes conhecimentos no dia a dia da sala de aula.

         A metodologia utilizada para a realização deste trabalho tratou-se de pesquisa qualitativa onde foram feitas pesquisas em obras de autores renomados para melhor entendimento sobre o tema.

        Segundo Geplhart (2004) a pesquisa qualitativa, fornece uma narrativa da visão da realidade dos indivíduos, sendo altamente descritiva. Ela ainda dá uma ênfase aos detalhes situacionais, permitindo uma boa descrição dos processos.

2. NEUROPSICOPEDAGOGIA

         As primeiras observações do cérebro foram realizadas pelos gregos, quando o reconheceram como o centro das sensações humanas. Durante muitos séculos esse tão vital órgão foi observado e estudado anatomicamente. A neuropsicopedagogia é uma ciência que tem como princípio estudar a forma como o cérebro humano aprende e como ele guarda este aprendizado. Para isso ela utiliza como base a neurociência e à neuropedagogia. Ela visa estudar e compreender o cérebro como o propulsor do aprendizado e levar isto para a escola, levando em consideração os métodos e metodologias que irão intervir de forma significativa para uma aprendizagem verdadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (311.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com