TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA SOB O OLHAR DA PSICOPEDAGOGIA.

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 12

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA SOB O OLHAR DA PSICOPEDAGOGIA.

MARIA ROSEMEIRE MARQUES FEITOSA

FORTALEZA- 2018

Faculdade Plus

Curso De Pós-Graduação Em Psicopedagogia Clínica E

Institucional.

Termo De Aprovação

As Dificuldades De Leitura E escrita Sob O Olhar Da Psicopedagogia.

Maria Rosemeire Marques Feitosa.

Artigo apresentado como Requisito parcial para obtenção de título de especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional sob a orientação dos professores:

Banca Examinadora:

_________________________________________

Prof. Ms. Raimunda Cid Timbó

Orientadora-Plus

_________________________________________

Profº. Me. Cleison Luis Rabelo

Coordenador do Curso-Plus

Fortaleza - CE

2018

As Dificuldades De Aprendizagem De Leitura e Escrita Sob o Olhar Da Psicopedagogia.

RESUMO

O presente trabalho aborda as dificuldades no desenvolvimento da leitura e da escrita na 1ª série do fundamental l, apresentando a importância de se adquirir hábitos diariamente de leitura e escrita. Demostrando a influência do professor como mediador do papel ético e comprometido para que desenvolva habilidades de leitura e escrita na construção de ensino aprendizagem

No momento atual, muitas crianças estão apresentando dificuldade de aprendizagem. É comum pais e professores reclamarem desse quadro que acaba levando crianças ao fracasso escolar.

Uma alternativa para superação das dificuldades de aprendizagem pode ser através de uma leitura com montagem de gravuras. Este quando utilizados, servem para a construção do processo de ensino de leitura e escrita.

O objetivo geral é analisar e refletir sobre o processo de leitura e escrita e escrita, pois através da leitura e da escrita os saberes serão adquiridos e os conhecimentos sociais, culturais, valores e experiências com o mundo e com os outros se fortaleceram.

Para realiza a referida analise foi feita umas pesquisa de campo e estudos bibliográficos. A pesquisa foi feita em uma escola da rede publica estadual

utilizando como metodologia questionários respondidos por profissionais da área da educação.

Os professores apontaram formas e estragais de como trabalhar com os alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.

Palavras – chave: Aprendizagem. Dificuldades. Crianças. Educação.

ABSTRACT

The present work deals with the difficulties in the development of reading and writing in the 1st grade of fundamental 1, presenting the importance of acquiring daily habits of reading and writing. Demonstrating the influence of the teacher as mediator of the ethical and committed role for him to develop reading and writing skills in the construction of teaching learning

At the present time, many children are experiencing learning difficulties. It is common for parents and teachers to complain about this picture that ends up leading children to school failure.

An alternative to overcome learning difficulties can be through a reading with montage of engravings. This when used, serve for the construction of the teaching process of reading and writing.

The general objective is to analyze and reflect on the process of reading and writing and writing, as reading and writing skills will be acquired and social, cultural, values ​​and experiences with the world and with others will be strengthened.

In order to carry out this analysis, field research and bibliographic studies were carried out. The research was done in a school of the state public network using as methodology questionnaires answered by professionals in the area of ​​education.

Teachers pointed out ways and ways of working with students with reading and writing learning difficulties.

Keywords: Learning. Difficulties. Children. Education.

As Dificuldades De Aprendizagem Leitura e Escrita Sob o Olhar da Psicopedagogia

Introdução

Este artigo tem por objetivo analisar a necessidade na escola procurando perceber com sua atuação e interação auxiliar ou não o aluno com dificuldades de aprendizagem a melhorar e integrar seu rendimento educacional.

Temos conhecimento que o trabalho requer métodos interdisciplinar, lúdico e deve ser visto como forma de intervenção, por tanto deve ser usado como instrumento para favorecer o desenvolvimento propiciar informações, o convívio, respeito, confiança, raciocínio e novas descobertas.

A escola deve está presente na vida diária das crianças resgatando sua cultura, investigando as e permitindo que a criança hábitos e atitudes para seu convívio social e intelectual.

Profissionais da área educacional comprometida com qualidade de sua pratica pedagógica, reconhece a importância da leitura e da escrita como veiculo para o desenvolvimento das crianças.

O lúdico em geral como: Leitura musica teatro, são recursos importantes para o trabalho de concentração e limites de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

O interesse por este tema surgiu com intuito de colaborar para que os educadores possa utilizar o lúdico como intervenção nas dificuldades de leitura e escritas.

A aprendizagem pode ser de maneira interativa, pois ao aprender está envolvendo o corpo, a psique e a mente, o individuo pode interagir com o mundo exterior. Posto isso, devido o desenvolvimento cognitivo se compreendido com um processo que permanente se transforma, como resultado de contínuas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com