TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEURO PSICOPEDAGOGIA E A MUDANÇA NO CONVÍVIO ESCOLAR

Por:   •  7/8/2018  •  Artigo  •  9.263 Palavras (38 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 38

FACULDADE

NEUROPSICOPEDAGOGIA E A MUDANÇA NO CONVÍVIO ESCOLAR:

a diversidade e a inclusão do aluno portador de

necessidades especiais

AÇAILÂNDIA

2017

RONEBES CARNEIRO DOS SANTOS

NEUROPSICOPEDAGOGIA E A MUDANÇA NO CONVÍVIO ESCOLAR:

a diversidade e a inclusão do aluno portador de

necessidades especiais

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação da Faculdade FAVENI, como requisito parcial para obtenção de título de Pós Graduação em NEUROPSICOPEDAGOGIA.

Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues

AÇAILÂNDIA

2017

FOLHA DE APROVAÇÃO

NEUROPSICOPEDAGOGIA E A MUDANÇA NO CONVÍVIO ESCOLAR:

a diversidade e a inclusão do aluno portador de

necessidades especiais

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação da Faculdade FAVENI, como requisito parcial para obtenção de título de Pós Graduação em NEUROPSICOPEDAGOGIA

Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues

Aprovada em _____/______/_______

______________________________________

Prof.


  1. RESUMO

O debate sobre o modelo educacional mais efetivo para desenvolver o conceito de “inclusão” no caso dos alunos surdos foi e é na atualidade a origem de uma grande controvérsia. Duas questões aparecem inevitavelmente sempre que se aborda esta questão: a língua e a identidade. Este trabalho faz uma analise sobre a inclusão de indivíduos com necessidades especiais nas escolas através de uma analise bibliográfica sobre sua aplicação, com autores especialistas no assunto em diversas fontes de consulta tais como artigos científicos, obras, publicações em diferentes meios, incluindo a internet. Neste trabalho analisam-se os modelos existentes, propondo que o importante é a capacidade dos sistemas educacionais para encontrar soluções adaptadas às características dos alunos surdos que permitam seu desenvolvimento lingüístico, social, emocional e acadêmico. Neste sentido, sugerem-se alguns indicadores que caracterizam os programas educativos que buscam a inclusão destes alunos.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Surdez. Criança.


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

1        HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL        11

1.1        Educação para a inclusão        14

2        MODELOS EDUCACIONAIS PERANTE A DIVERSIDADE DOS ALUNOS SURDOS        18

2.1        Os alunos surdos a partir da diversidade lingüística e cultural        21

3        INCLUSÃO ESCOLAR        24

3.1        A importância da inclusão        25

3.2        Novas ideias sobre necessidades educativas especiais        26

3.3        Escola Inclusiva        29

3.4        Problemas da integração escolar        32

CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERÊNCIAS        39



  1. INTRODUÇÃO

A linguagem é um instinto próprio do ser humano para comunicar-se através de um sistema de sinais. Nenhum ser humano escapa da necessidade de comunicar-se, não importa quão diferente seja das demais pessoas. Nele será inerente o desejo de dar a conhecer seu mundo interior e de receber do mundo informação.

A linguagem é inata no ser humano. Isto fica comprovado no caso dos não capacitados, como exemplo, os surdos, que não estão expostos oralmente a uma língua particular, como é o habitual, mas desenvolvem uma série de mecanismos que assegura que atravessem por um mesmo processo de desenvolvimento da linguagem que as pessoas ouvintes.

Este estudo visa ressaltar a problemática da excepcionalidade constatando que a comunidade enfrenta ao se deparar com um ser excepcional portador de alguma deficiência, justamente por estarem desinformados e não saberem como agir em relação ao deficiente.

Atenção especial deverá ser dispensada às necessidades de crianças e jovens portadores de deficiências. Eles têm o mesmo direito que os demais membros da sociedade, de serem adultos que desfrutem de um máximo de independência e sua educação deverão ser orientados nesse sentido, na medida de sua capacidade.

As políticas educativas deverão considerar as diferenças individuais e necessidades próprias de cada deficiência. “Tratar os diferentes de forma diferente”. Para possibilitar o seu desenvolvimento e integração na família e comunidade.

A integração é um processo dinâmico de participação das pessoas num contexto relacional, legitimando sua integração nos grupos sociais. Pode ser compreendido como relação de reciprocidade de ação entre o ser humano em contato com o seu meio no sentido de busca, de oferta e do acesso aos benefícios sociais. Nesta relação tem-se de um lado, a pessoa em busca de integração e, de outro, a sociedade com todo o seu aparato a serviço deste processo.

Entende-se que a integração implica a predisposição do ser humano em conquistar espaços existentes no contexto social, cabendo à comunidade garantir-lhe o acesso a esses direitos. Cabe à educação o papel de mediadora deste processo com a sociedade, bem como o de oportunizar a eles o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

A partir da segunda metade do século passado, estão sendo procurados diversos caminhos, para encontrar uma saída para esse problema, e uma das formas propostas mais humanas e eficazes tem sido a idéia de “integração na sociedade do deficiente” e de normalização de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (779.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com