TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dificuldades de aprendizagens na leitura e escrita

Por:   •  8/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: Dificuldades de aprendizagens na leitura e escrita.

Título: Intervenções Psicopedagógicas em crianças com transtornos de aprendizagens na leitura e escrita nas séries iniciais do Fundamental 1.

Problema: Como analisar e intervir psicopedagogicamente nas dificuldades de aprendizagem recorrentes nas séries/anos iniciais?

Justificativa: Ao longo dos anos muitos estudos são realizados em busca da compreensão do processo de aprendizagem, muitos autores defenderam firmemente ideias nas quais acreditavam, fizeram teorias e ainda hoje, são citados por muitos estudiosos. Após ter realizado estudos referentes ao processo de ensino – aprendizagem percebi que por muitas vezes me adaptava a ideia de Vygotsky (1999) pois assim como ele percebo o aprendizado como um processo que inclui relações entre pessoas, também compreendo que ocorre a apropriação da cultura e o desenvolvimento do indivíduo.

Da mesma forma que Vygotsky (1997), acredito que a sala de aula é um local de interações sociais, pois é nela que o contato com a cultura é feito de forma sistemática, intencional, planejado. Percebo o professor como um mediador que auxilia a construção e elaboração do conhecimento. Por esse motivo comecei a questionar-me: - Por que algumas crianças não aprendem como as outras? O que determina o aprendizado?

Tentando compreender tais dúvidas realizarei uma pesquisa voltada ao estudo das Dificuldades de aprendizagens. A escolha do tema deu-se principalmente pelo pouco conhecimento que tenho a respeito do assunto e pelo fato de não aceitar que ainda hoje , professores falem de seus alunos como um fardo a ser carregado durante o ano letivo, como crianças incapazes de participar do processo de aprendizagem. Penso que será relevante pois da mesma forma que Freire (1996), acredito que a educação é uma forma de intervenção do mundo, pois ela não é neutra nem indiferente, por isso o educador deve ter segurança no conhecimento e generosidade para que tenha competência, autoridade e liberdade na condução das aulas. Portanto, acredito que ao encontrar as respostas que procuro ao realizar esta pesquisa poderei enquanto educadora e Psicopedagoga, intervir de forma positiva quando um aluno ou paciente apresentar alguma dificuldade e me servirão de base para minha prática na busca de solução efetiva para ajudar e solucionar essas dificuldades.

Objetivo Geral:

  • Caracterizar as dificuldades de aprendizagens encontrados nas crianças em séries iniciais, enfatizando o papel de intervenção psicopedagógica, buscando compreender os fatores que os causam.

Objetivo Específico:

  • Compreender o significado de aprendizagem, buscando desvendar como a criança aprende em seus níveis de desenvolvimento.
  • Identificar as dificuldades de aprendizagem, classificando-os.
  • Perceber como a escola trabalha com crianças que apresentam as dificuldades de aprendizagem.
  • Caracterizar a intervenção prática psicopedagógica em crianças com dificuldades de aprendizagem.

Hipótese: Como a dificuldade na leitura e na escrita é um problema frequente nas escolas é necessário que o professor tenha conhecimento sobre o assunto, auxiliando seus alunos no processo de aprendizado. O professor deve reconhecer que esse problema é uma dificuldade transitória e que a sala de aula é o local onde o aluno deve trabalhar para superá-la. Nessa perspectiva, pergunta-se: Como os professores lidam com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com