TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E OS PAPÉIS EDUCATIVOS:

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.178 Palavras (21 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Pedagogia

camila rodrigues Fabro

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E OS PAPÉIS EDUCATIVOS:

OBSERVAÇÃO DA ESCOLA

[pic 3]

Bebedouro

2014

camila rodrigues FabrO[pic 4]

Bebedouro

2014[pic 5]

SUMÁRIO.

1- INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------- 4

2- DESENVOLVIMENTO --------------------------------------------------------------------- 5

2.1- OBSERVAÇ0ES FEITO NO AMBINTE ESCOLAR ------------------------------ 5

2.2- OBSERVAÇOES FEITO EM SALA DE AULA ------------------------------------ 5

2.3- ENTREVISTA COM O PROFESSOR ----------------------------------------------- 6

2.4- HISTÓRIA DA ESCOLA ---------------------------------------------------------------- 6

2.5- PLANO PEGAGOGICO DA ESCOLA ---------------------------------------------- 7

3- ANÁLIZE TEORICO-REFLEXIVA DO SOBRE A ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO E SEU PROJETO PEDAGOGICO ESCOLAR------------------------------ 15

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS ------------------------------------------------------------ 18

REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------19

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações realizadas no Educandário Santo Antônio de Bebedouro, observando a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente e também ver seu desenvolvimento e conhecimento em sala de aula passado aos alunos. Este trabalho visa mostrar a interação entre o professor e aluno e o ambiente escolar e seu cotidiano no espaço educativo. Além disso, tem como objetivo fazer com que o futuro professor se aproxime da realidade da sala de aula e da escola, examinando, sobretudo o processo ensino-aprendizagem.

Este trabalho também obtém considerações sobre a observação realizada, o estudo do Programa Político Pedagógico bem como a disponibilização do material confeccionado para ser utilizado pela turma observada além da produção de texto referente à observação.

A observação é fundamental para o conhecimento e experiência educacional, e as relações professor, aluno e o ambiente escolar e no futuro atuar como educando.

A observação foi participativa, pois é impossível não estar junto aos educandos e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles e pela forma dinâmica que é o educar, o contribuir para a transformação dos sujeitos.

2- Desenvolvimento

2.1- Observações feitas no ambiente escolar

Os alunos começam a chegar à escola, ficam no pátio até o momento onde toca o sino, todos se reúnem em filas no pátio, a diretora informa também sobre algumas atividades do recreio escolar e em seguida faz uma oração muito harmoniosa e vão para a sala de aula. Toda a quarta-feira os alunos cantam o Hino nacional Brasileiro e toda sexta-feira os alunos cantam o hino da cidade de Bebedouro. A entrada e a saída dos alunos em sala de aula ocorrem de forma organizada.

2.2- Observações feitas em sala de aula, professor e aluno.

A sala de aula oferece conforto adequado aos alunos, os alunos utilizam uniforme escolar, possui janelas grandes e as carteiras todas organizadas.

Em sala de aula foram ministrados os conteúdos com a utilização do livro didático da escola, do quadro negro, giz e do apagador. Foi feito leitura dos capítulos do livro e foram discutidos e ao mesmo tempo exemplificando com o dia a dia. O quadro negro foi pouco utilizado. O livro didático foi o recurso mais utilizadas sendo as atividades passadas para os alunos extraídas dele. Uma das formas de avaliação era o exercício que tomava um horário de 50mim para serem corrigidos verbalmente e serem colocados vistos naqueles que fizeram.                          Quanto à participação dos alunos, a maioria dos alunos mostrava-se interessados pelo assunto, faziam as leituras e prestavam atenção. Eram bastante imperativos e com conversas paralelas, apenas 3 alunos não se interessavam em participar e esses atrapalhavam a aula sendo sempre expulsos de sala de aula.

2.3- Entrevista com Professor

Há quanto tempo trabalha na escola e qual sua área de formação?

Silvia Elena Toledo trabalho nesta escola Educandário Santo Antônio de Bebedouro a 3 anos e meio, para os alunos do 1ºB do ensino fundamental. Minha área de formação é Magistério e Pedagogia

Quais são as atividades ligadas à rotina escolar que você considera mais importantes?

Gosto muito da Roda de Leitura, pois bem conduzida, desperta o prazer e o gosto pela leitura nas crianças.

O que você gostaria que fosse diferente dentro do espaço escolar?

Gostaria que houvesse regras mais rígidas quanto ao cuidado com o meio ambiente escolar, como não jogar lixo no chão e também com o desperdício do alimente oferecido no recheio. Não há valorização por parte das crianças com a merenda escolar. Enfim, é um trabalho de muita conscientização que envolveria toda a comunidade escolar.

2.4- História da Escola

Educandário

O Educandário Santo Antônio de Bebedouro é uma instituição filantrópica, fundada por frades franciscanos que há mais de 50 anos atua gratuitamente na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O Educandário Santo Antônio de Bebedouro foi fundado no dia 6 de fevereiro de 1958 por iniciativa de Frades Franciscanos vindos da Itália. Surgiu então o Orfanato Santo Antônio que abrigava crianças órfãs do sexo masculino de 7 a 12 anos. Três meses após sua fundação, em maio de 1958, por força de lei, o então Orfanato passou a ser denominado Educandário Santo Antônio de Bebedouro. O atendimento de internato existente até então, passou para semi-internato, onde os educandos, depois de concluírem as atividades educativas nas escolas públicas do município, participavam de atividades extracurriculares, atendendo assim as necessidades da Cidade e Região. A faixa etária dos atendidos passou para de 4 a 14 anos, e mais tarde para de 5 a 17. Em 1978 o Educandário passou a oferecer Educação Infantil. De 1984 a 1988, ampliando seu atendimento, passou a oferecer o Ensino Fundamental e o Ensino Médio gradativamente, mantido até os dias de hoje. Em 2005, o Educandário passou a trabalhar com o Sistema de Ensino Bom Jesus, depois de fazer uma parceria com o Grupo Bom Jesus. Toda orientação pedagógica tomou novo rumo e, com o material oferecido, o Educandário realizou mais um sonho de qualidade. Hoje o Educandário atende, gratuitamente, 550 crianças e adolescentes provindos de famílias de baixa renda, em período integral, oferecendo Educação Básica e Apoio Socioeducativo, e as 370 famílias dos educandos com o Programa de Orientação e Apoio Sócio Familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (429.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com