TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  28/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Aluno(s):

Janaina de Cássia da Costa Silva RA: 1128758

Luana Adriana dos Santos César RA: 1132581

                                                 

POLO

PARAISÓPOLIS - CENTRO

2012

  1. Como você procura ter acesso à criança, a seus opressores, ao corpo docente e aos pais? De que modo pretende coletar evidências das ocorrências e identificação dos líderes?

TAREFAS/ATRIBUIÇÕES/

AÇÕES A SEREM INCORPORADAS

JUSTIFICATIVA

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Com alunos

Conversar com os alunos, explicar-lhes sobre o bullyng, procurando estar sempre atento para suas sugestões e reclamações.

Observar o ambiente escolar a fim de verificar se existem problemas para que seja feita a autuação necessária.

Observar atitudes como falta de interesse, isolamento, baixo rendimento escolar, vergonha e ate mesmo medo de se envolver em grupos para participar de atividades.

É através da identificação da vitima e do opressor que poderemos tomar atitudes para resolver a situação e prevenir para que não aconteça novamente. Incentivando a solidariedade e ensinando o respeito pelas diferenças através de conversas, campanhas de incentivo, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papéis em um conflito;

Com pais ou responsáveis

 Não só devemos entrar em contato com os pais da vitima, mas também com os pais dos opressores Devem-se conscientizar os pais dos alunos sobre os efeitos das agressões dentro e fora do ambiente escolar;

O diálogo entre os pais e os filhos pode ajudar muito na educação do filho e na solução de problemas que possam ter inicio em casa.

Os pais juntamente com a escola e os professores devem observar as atitudes de seus filhos, procurando sempre estar atento em casa e fora da escola para procurar a ajuda e apoio necessário para a o alvo ou autor do bullying,

Com professores

 Os professores devem estar sempre vigilantes às situações dentro e fora de sala de aula, pois através da observação é que poderemos identificar se existem casos de bullyng  onde atuamos.

A melhor maneira de se ter contato com a criança e estar sempre envolvidos e atentos as suas atitudes e atividades em grupos, observando se há piadinhas, gozações ou sinal de desrespeito entre os alunos.

O monitoramento e avaliação devem ser feitos a todo o momento, o professor tem que se manter atento e procurar sempre analisar o que está sendo dito em brincadeiras, conversas e se estão sendo saudáveis, sem agressão. E se encontrado algo de errado encaminhá-lo imediatamente a diretoria e procurar ajuda com a família e apoio necessário.

Com funcionários

Os funcionários contribuem de maneira geral ao verem algo que seja constrangedor a algum aluno seja na entrada, saída ou mesmo as vezes até no banheiro deve entrar em contato com o professor ou diretoria, para que se tome as providencias necessárias

Todos da escola trabalhando em conjunto teremos um funcionamento e um controle maior de casos que possam existir na escola atuante

Sempre estar atentos as atitudes das crianças em lugares estratégicos de observação e intervir se necessário.

2- Que ações, como coordenador pedagógico, pretende empreender, junto aos atores da escola e da comunidade? Procure pensar em ações não só para corrigir o que passou, mas também para evitar futuras situações semelhantes. Pense no que falamos sobre valorizar a diversidade cultural, tanto no texto mais teórico do módulo como na legislação que apresentamos. Como poderia tentar desenvolver ações de valorização da diversidade cultural de todos para que não houvesse preconceitos?

TAREFAS/ATRIBUIÇÕES/

AÇÕES A SEREM INCORPORADAS

JUSTIFICATIVA

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Com alunos

Através de conversas, campanhas de incentivo, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papéis em um conflito;

Trabalhando de maneira criativa para que aprendam a valorizar o ser humano com suas diferenças e diversidades.

Acompanhar as atividades a serem realizadas e fazer com que visem a cooperatividade e solidariedade entre os alunos.

Com pais ou responsáveis

Participarem de atividades dos filhos, como trabalhos escolares, festas, e juntamente com os professores tentar conscientizar os alunos na compreensão da igualdade e respeito que devemos ter com o próximo.

A participação da família contribui para um controle do bullyng fora do ambiente escolar.

Reunir com pais e solicitar a participação da conscientização de seus filhos para os problemas de preconceito, racismo e desrespeito com o próximo.

Com professores

Capacitar os professores para que saibam aplicar aos alunos atividades que desenvolvam a participação e colaboração de todos como um bem comum.

Mostrar os caminhos necessários para achar a solução dos problemas.

Criar projetos que envolva a conscientização e o bem estar dos alunos, verificando a aplicação de forma correta para os mesmos.

Com funcionários

Orientar os funcionários para saber identificar o bullyng, sabendo tratar todos igualmente e capacitá-los a fim de ajudar no combate a este mal.

Pois os funcionários muitas vezes podem localizar uma agressão e saber identifica - lá.

Os funcionários devem estar avisados e preparados para localizar qualquer problema, pois fora da sala de aula eles têm um contato maior com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com