TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA LICENCIATURA

Por:   •  10/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

PEDAGOGIA LICENCIATURA

ERIKA MIRANDA DE ALMEIDA

 RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO EM SALA DE AULA

[pic 3]

PITANGA 2020

ERIKA MIRANDA DE ALMEIDA

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Pedagogia Licenciatura - Universidade Norte do Paraná para as disciplinas: Avaliação na Educação, História da Educação, Teorias e Práticas do Currículo, Sociologia da Educação, Educação Formal e não Formal, Didática, Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula.

PITANGA

2020

  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................04

DESENVOLVIMENTO...............................................................................05

CONCLUSÃO...............................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Assim, a educação é sem duvidas, o ponto mais importante para a construção de uma sociedade responsável, com atuação cidadã e que possa batalhar por melhores oportunidades, atendo então, a função social da escola. Neste contexto, o processo educacional que se inicia nos primeiros anos de vida da criança e, é responsável pela formação do repertório cultural do indivíduo, e também contribui para a formação do caráter e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

A escola tem por função social a ligação em saber ter uma relação certa entre a teoria e prática no cotidiano em sala de aula, pois a de construir cidadãos críticos, capazes de entender e de modificar o meio onde esta inserido, porém, na história social da humanidade, diferentes e diversas instituições sociais se responsabilizam então, por esse processo de formação humana, isso pelo processo educativo.  

Historicamente, houve de fato uma diferenciação da educação da classe burguesa, esta atualmente nas escolas particulares, com a educação da classe proletária, esta encontradas nas escolas publicas. Para a classe burguesa, o ensino era sistemático, voltado ao conhecimento culto, e para a classe proletária, o conhecimento era técnico, voltado à forma de desenvolver seus trabalhos. O que, segundo alguns estudiosos até nos dias atuais se percebe essa diferenciação.

Neste contexto, o papel do professor enquanto disseminador do saber é de suma importância. Para dar continuidade a esta discussão, algumas questões serão respondidas no decorrer do texto, dentre elas, qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos?  De que forma as diferentes abordagens da psicologia podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem?  O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 diz sobre o direito à educação? Como ela se materializa e quais são as possibilidades de transformação social por meio da prática docente?  Qual é a importância do papel do professor para a mudança social?

  1. DESENVOLVIMENTO

Com relação ao conhecimento cientifico, este é adquirido ao logo da vida escolar da criança, pois, o homem ao nascer é meramente condenado a viver em um mundo que para ele é estranho até então. Porém, logo é obrigado a interpretar a si mesmo e a interpretar o mundo do qual ele passa a fazer parte. Então, quando o homem começa a entender e criar suas próprias representações para as coisas do mundo, passando a dar forma e significado aprendendo a conhecê-las. Assim, surge o processo ao qual se denomina de conhecimento. Neste contexto, Tozoni-Reis em seu artigo sobre “A contribuição da sociologia da educação para a compreensão da educação escolar”, escreve que:

 Temos aqui a afirmação de que o processo educativo é um processo de formação humana, isto é, um processo em que todos seres humanos - que nascem inacabados do ponto de vista de suas características humanas - são produzidos, construídos, como humanos. É um processo – histórico e social – de tornar humanos os seres humanos. (Tozoni-Reis, p.2)

O conhecimento cientifico, é o que o senso comum não consegue explicar, assim, para que um conhecimento do senso comum passe a ser um conhecimento científico, basta problematizar, criar obstáculos para ele, criticá-lo e nunca aceitá-lo como algo pronto, definitivo. Esse processo de pesquisa e investigação séria que o levou a crítica e ao estudo, o que é denominado método científico e, o fato depois de provado, denomina-se conhecimento científico. Para Bjis (2006)

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas. (BJIS, 2006, p.1)

Comprova-se que o ser humano precisa de um processo de humanização, histórico e social de formação humana, assim, a escola e a aquisição do conhecimento cientifico é de suma importância para esse crescimento.

A psicologia vem a auxiliar na educação como um fator de grande importância, pois, ajuda no conhecimento do ser humano, bem como ajuda o ser humano na busca do conhecimento. Assim, conhecer e estudar as diferentes abordagens psicológicas na educação, e seus pensadores como, a psicanálise Freudiana, pensamento de Rogers, Behaviorismo, Gestalt, Piaget, Vigotisky entre outros.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional, tanto público quanto privado, do Brasil, desde a educação básica ao ensino superior. Anteriormente no Brasil foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com