TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE PROFESSOR

Por:   •  26/9/2019  •  Dissertação  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Compreender o papel da escola e do profissional da educação para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática, visto que é papel da escola formar cidadãos, e proporcionar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo, bem como orientá-los para a vida. A educação é um processo natural, pois já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes, na qual são nos passados pelos educadores que devem ser valorizados.

A sociedade hoje está cada vez mais exigente na questão da educação, pois esse é um processo contínuo de aprendizagem que se dá em todos os momentos da vida, seja ela profissional social ou pessoal. Desta forma vemos que é indispensável a função do professor, uma vez que todos nós antes de nos formarmos em alguma profissão passamos pela escola, seja qual profissão for.

A produção textual tratará de assuntos como a educação na antiguidade e seu surgimento, bem como a formação do sujeito ético-político em nossa sociedade e o que a comunidade e o estado pode fazer para valorizar o trabalho dos professores, que estão cada vez mais escassos nos dias atuais.

2 DESENVOLVIMENTO

Em matéria de educação, destacamos a Grécia Antiga, onde surgem nossas primeiras teorias educacionais. A educação grega era centrada na formação integral, corpo e espírito. Eram formados cidadãos com duas finalidades ou objetivos: de desenvolver o cidadão fiel ao estado e formar o homem com plena harmonia e domínio de si preparando-o para a cidadania. Não existia o ensino de profissões, os ofícios se aprendiam no próprio local de trabalho as exceções ficavam por conta da Arquitetura e da Medicina, consideradas artes nobres. O reconhecimento do valor da educação na vida social e individual, a educação pública e humana em sua integridade física, intelectual e ética são valores que nos foram deixados pelos gregos.

A pessoa do professor desde a antiguidade tem fundamental importância no desenvolvimento do estudante que é a figura essencial no processo educativo, responsável na formação de cidadãos e ensinamentos. Desta forma, o professor é o ponto inicial do aprendizado, levando o estudante a questionar, inovar, a desenvolver e a procurar respostas para as perguntas que possam surgir.

Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida, entender que a educação não é virtude de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de toda comunidade de ensino, visto que para aprender, para ensinar, para saber, para fazer ou para conviver todos os dias misturamos a vida com a educação.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que educação é um direito para todos, um dever do Estado e da família. Todo brasileiro deve estar voltado para a Educação. A escola precisa compreender sua importância na formação de um cidadão que atua em uma sociedade e deve contribuir positivamente para que esse saber seja trabalhado de forma democrática, independentemente de qual grupo social ele pertença. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, em sua vida.

São necessários projetos que tragam informações e interesses tanto dos alunos quanto da instituição, mostrando pra instituição que é fundamental o trabalho com temas produtivos dentro da escola, para tornar os cidadãos informados dentro do meio ético e político, podendo até fazer uma pesquisa do que os alunos sabem sobre o tema e o porquê investir em tal formação. Para isso a instituição deve contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos, incluir a participação do indivíduo na vida pública, o que exige a consciência das realidades.

A ideia de participação social precisa ser permanentemente construída. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais precisa estar nas ações cotidianas, como algumas atividades pedagógicas que levam a reflexões e ao entendimento crítico, tais como: leitura de textos literários, que favorece a discussão de temas; participação de estudantes na gestão da vida coletiva, que estimula o senso de responsabilidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com