TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO

Por:   •  24/10/2021  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO I Semestre 2021/1

PROFESSOR (A): GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA

ALUNO (A): ANA CARLA SANTOS FIGUEIREDO DO NASCIMENTO

Lembro -me de quando garota, tive uma infância marcada por muitas brincadeiras, pega-pega, queimado, esconde, pular corda entre outras mais. Minha experiência com a leitura não foi muito boa. Meus pais não ficavam muito no meu pé, pra que eu aprendesse a lê. Na escola era sempre aquele mesmo sistema de memorizar letras e palavras, nada mais que isso, eu não tinha muita motivação em ler livros, isso também influenciou de forma negativa na minha evolução com a leitura.

Me recordo que quando tinha 9 a 10 anos de idade, minha mãe me colocou em um reforço escolar, pelo fato de estar em uma idade avançada e não ter desenvolvido a leitura e isso gerou preocupação a minha a família. Lembro das tardes que tinha que ir para o reforço sem querer, ate chorar eu chorava, chegando no reforço minha professora me dizia que eu iria sair daquele reforço sabendo lê, eu dei muito trabalho a minha professora para ler, toda motivação e dedicação da professora e minha valeram a pena. Aprender a ler foi uma das maiores conquista da minha vida.

Por isso reafirmo que não aprendi a ler dentro da sala de aula, lá só o professor tinha voz, e os alunos só escutava sem entender nada e não interagia. O ato de ler na minha vida fez toda diferença, pois pude adquirir e aprender novos conhecimentos e novas palavras, a sensação de ler é tão boa que nos torna independentes. O ato de ler é de extrema importância para que a sociedade encontre o conhecimento.

Segundo o autor o ensino tradicional só tem se preocupado em colocar o professor como o centro do conhecimento, deixando de lado o aluno que o principal protagonista da escola. A metodologia que Paulo Freire mostra e revela o quanto o ato de ler eleva o conhecimento de alguém. Quando lemos adquirimos conhecimentos, o ato de ler torna o sujeito um ser capaz com um pensamento crítico e curioso, além vivenciar suas experiências. A importância do ato de ler é uma leitura de mundo que antecede a leitura da palavra, e a leitura da palavra mundo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com