TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

RAIANNE DE SOUZA PERES

RGM: 21693587

PEDAGOGIA

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I

A PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Taboão Da Serra

2019

O professor tem um papel fundamental nos anos iniciais, não só para o desenvolvimento do aluno, mas também para transmitir segurança e motivação, buscando aprender mais sobre a criança e como ela enxerga o mundo, dando oportunidade para que possam demonstrar seus sentimentos, pensamentos, imaginação e socializarem. Praticando atividades que desenvolva o aluno, não ficando somente no ambiente escolar, mas atribuindo em suas atividades passeios, visitas em centros culturais, troca de sala de aula, aula na quadra, na biblioteca, no parque, no pátio, estimulando os alunos a experiências que levarão para a vida toda.

O estágio é indispensável, pois podemos colocar em prática todo estudo adquirido durante o curso de pedagogia e é uma grande expectativa, sensação de curiosidade.

Durante a realização do meu estágio, inicialmente percebi a estrutura da escola a quantidade de salas, os recursos que estão disponíveis para o desenvolvimento de um trabalho eficaz. Depois observei a rotina da escola, os horários dos professores, horários de entrada e saída dos alunos, a rotina e horários das auxiliares e demais funcionários. Após essa observação foi possível identificar a proposta da escola e assim ficou possível e mais significante a colaboração como estagiaria.

Acompanhando as aulas percebi o quão importante é a atenção e interação da professora com o aluno, principalmente com os discentes que apresentam mais dificuldades. A dedicação e o amor da professora para com os alunos são de imensa importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Observei e ações foram realizadas tanto na sala de aula, quanto em outros ambientes, auxiliando sempre a professora titular no recreio, idas ao parque, na hora da escovação, filas, idas ao banheiro, nas brincadeiras e intervindo quando necessário.

Observei nesse período que os alunos gostam muito de brincar, correr, de brincadeiras que precisa se movimentar, ou seja, percebi que os alunos tem muita energia, e que é possível aproveitar essa energia para desenvolve-los em vários aspectos, tanto cognitivo, como social e principalmente trabalhar a psicomotricidade. Com isso pude perceber o quanto o estágio significou para minha experiência como pedagoga, para conhecer o ambiente escolar, os alunos e as possíveis dificuldades que podem surgir ao longo de sua vida. Verifiquei também no que é possível melhorar para que possa contribuir positivamente e significativamente, tanto para o docente quanto para o discente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com