TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VISÃO DE UM ORIENTADOR EDUCACIONAL

Por:   •  12/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.858 Palavras (16 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC

CURSO DE PEDAGOGIA

HELEN MARIA SILVA OLIVEIRA

RELATÓRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

Orientação Educacional

                                                     

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VISÃO DE UM ORIENTADOR EDUCACIONAL

Campina Grande–PB

2011

HELEN MARIA SILVA OLIVEIRA

RELATÓRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

Orientação Educacional

Relatório da Prática Pedagógica IV, referente à Habilitação de Orientação Educacional em forma de Estágio Supervisionado, orientado pela Profª. Zélia M. A. Santiago.

Campina Grande – PB

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO, JUSTIIFCATIVA (PROBLEMATIZAÇÃO) E RELEVÂNCIA COM TEORIZAÇÃO (O.E), OBJETIVOS, ESTRUTURA DO TRABALHO)

1. METODOLOGIA ......................................................................................................... 

1.1.CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTÁGIO (UNIVERSIDADE, DISCI´LINA, ESCOLA, caracterização do campo de estágio, Identificação, Histórico, Características do Bairro, Responsabilidades de Manutenção da Rede, Renda Familiar, Estrutura Física, Recursos Humanos)

1.2.PROCEDIMENTO DAS ATIVIDADES(contextualização e descrição das atividades do estágioi, a partir da sequencia didática, das atividades realizadas no campo de estágio, dentre estas escolhemos a (re)produção do bulliny (foco)na leitura escolar em sala de aula-na relação professor-alunos; alunos-alunos.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (INTRODUZ  temática a ser discutida nos PONTOS (2.2. E.23.)

2.2. FUNÇÃO DO O.E. NA ESCOLA (legislação,  universidade e formação do orientação educacional,  concepção, papel o. e. na escola, sala de aula,)2.3.(que vai direcionando para a educação inclusiva, diversidade e pedagogia da convivência (proposta de você como orientadora BULLIYNG).

3.3. BULLIYNG NA ESCOLA (teorização: retrospectiva histórica, legislação, violencia/bullyng na sociedade, família, escola, sala de aula, relacionamentos interpessoais, sucesso/fracasso escolar-aprendizagem/avaliação/formação leitor/escritor), discutido no próximo ponto.

4.LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR (CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE LEITURA ESCOLAR,PROPOSTAS DOS  PCNs)

4.2.BULLYNG NA LEITURA (FOCO NOS  DADOS COLETADOS- MEDIAÇÃO DA LEITURA PELO PROFESSOR, ENTRE ALUNOS??????)

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

6.BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................... 

7.NEXOS .........................................................................................................................

                                           

APRENSENTAÇÃO

Este relatório apresenta um registro descritivo das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica IV, referente à Habilitação de Orientação Educacional, em duas Escolas Municipais de Campina Grande, com pretensões de observar o que ocorre no cotidiano escolar, em termos da sua organização e funcionamento, a exemplo do aspecto físico-espacial que configura o seu prédio, além do comportamento físico-emocional manifestados pelos alunos no pátio do recreio, nos corredores, na fila dos banheiros ou do lanche, sobretudo as atividades realizadas em sala de aula, como a avaliação, ministração dos conteúdos, a interação entre professor-alunos/as e os relacionamentos alunos/alunos.

INTRODUÇÃO

A reflexão dos conhecimentos teórico-metodológicos vivenciados pelos docentes da formação inicial na Prática Pedagógica contribui, não apenas para uma maior sustentabilidade entre os saberes adquiridos pelos licenciados/as gerados na Universidade e vivenciados na Escola, mas também propõe ações educativas que promovam mudanças na sociedade (FREIRE, 2005).

1.METODOLOGIA

TEXTO DE METODOLOGIA (REFERENTE AS DUAS ESCOLAS E TEMATICAS)

O estágio foi desenvolvido durante os meses de novembro e dezembro do ano de 2011, as quartas-feiras, dia correspondentes às aulas de Prática Pedagógica IV, no horário de 7:00h às 11:00h. As discussões e as seqüências de atividades desenvolvidas durante o estágio foram elaboradas pelas alunas do 4º ano no curso de Pedagogia (Diurno) da Universidade Estadual da Paraíba, com habilitação em Orientação Educacional (O.E.).

O ESTAGIO DEU-SE EM 3 ETPAS: A)(ETUDOS TEÓRICO-METODÓLIGOS NA DISCIPLINA MENCIONADA, B)ATUAÇÃO NO CAMPO PARA SONDAGEM, -PLANEJAMENTO, C)INTERVENÇÃO –REALIZAÇÃO E ACOMPANHMENTO DAS ATIVIDADES DIDATICO-PEDAFOGICAS  E D) VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS. O estágio envolveu as etapas da sondagem observacional, intervenção com realização de atividade e verificação de resultados, nas quais propusemos trabalhar com a temática “Brinquedos e brincadeiras” que norteou o planejamento e a elaboração das atividades no estágio, incluindo: conversas espontâneas sobre brinquedos/brincadeiras; representações gráficas e confeccionadas pelos alunos, leitura de textos impressos; escrituração da temática entre os alunos; reescrituração dos textos em grupo, mediados pelo professor.

Teórico-metodologicamente a prática pedagógica fundamentou-se nos estudos sobre os Gêneros Textuais oral/escrito (EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BULLING) dentre os quais destacou-se o gênero narrativa dinamizado pela temática Brinquedos e brincadeiras que resultou na construção de uma seqüência didática fundamentada nas seguintes ações: Conversa espontânea sobre brinquedos/brincadeiras; escrituração dos alunos; leitura dos alunos (texto impresso); reescrituração dos textos dos alunos em grupo mediados pelo professor; no qual continha as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Estágio, geradas a partir do tema brinquedos e brincadeiras a fim de conhecer as brincadeiras ou mesmo, resgatar outras vivenciadas pelos alunos/as que hoje não estão mais presentes no cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com