TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSCICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PSCICOLOGIA DA EDUCAÇÃO EEL0119

OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

DANIELE FERNANDES SAMPAIO

MAT:202001374744

3° PERÍODO

PROF. ANGIE PIQUE ALBOREDA DE MAGALHAES

RIO DE JANEIRO,15 DE ABRIL DE 2021

Introdução

A aprendizagem pode ser defendida como um processo de aquisição de novos conhecimentos através de experiência vivenciadas e determinadas por fatores endógenos e exógenos que resultam na modificação do comportamento humano e que dependem de condições essenciais, tais como: mentais, físicas, sensoriais e sociais para se desenvolverem.

A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela Psicologia da Educação, pois praticamente todo comportamento e todo conhecimento humano são aprendidos. Inúmeros são os autores que discutem sobre as teorias da aprendizagem, dentre eles estão: Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner: Após analisar os escritos e as teorias de cada um deles, é notável perceber as enormes contribuições dadas por eles à educação.

  1. Qual é o limite da aprendizagem?

Toda criança apresenta um ritmo único no processo de evolução. Cada pessoa tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Esse fato ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar.

Da mesma forma que uma criança possa vir engatinhar, falar e andar precocemente ou tardiamente em relação as outras crianças da mesma idade, no processo de aprendizagem ocorre o mesmo com o aluno em sala de aula.

Portanto, é fundamental ao professor o respeito ao ritmo da aprendizagem de cada aluno e buscar de maneira emergencial estratégias que venha melhorar o desempenho daqueles que apresentam a evolução mais lenta, ou seja, o limite se baseia no respeito das competências e habilidades da evolução de cada aluno.

[pic 2]

  1. Qual é a participação do aprendiz no processo?

A participação do aprendiz é de suma importância para que ele desenvolva a sua autonomia no processo de aprendizagem. Entretanto é necessário uma grande parceria entre no querer aprender e no querer ensinar. O educando precisa ser estimulado a praticar suas habilidades e competências e com isso o educador entra no grande desafio á procura de novas metodologias que desperte a curiosidade e a afetividade desse aluno ao estudar, respeitando acima de tudo a singularidade de cada protagonista desse processo contínuo da aprendizagem.

[pic 3]

  1. Qual a natureza da aprendizagem?

 

O aluno que está no processo de aprendizagem recorre a múltiplos processos mentais, tais como: associar, comparar, avaliar, interpretar, classificar, estabelecer hipóteses, compreender, imaginar, julgar, refletir, memorizar, reconhecer e recordar.

A aprendizagem é um processo interno e pessoal que acontece dentro do aprendiz. É um processo que nos acompanha desde o início ao final de nossas vidas. Todos são passivos a aprendizagem, inclusive os animais. Sabemos q a listagem de tudo que possamos aprender dentro da formalidade e dentro da informalidade é vasta, portanto vale ressaltar que infelizmente, é enganoso pensar que a aprendizagem não sofra variações de crescimento pessoal e social na vida de alguém. Além de comportamentos que nos tornam melhores, mais capazes ou mais felizes, também aprendemos comportamentos inúteis ou prejudiciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (347.9 Kb)   docx (324.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com