TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Por:   •  3/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

Conhecimento prévio são as informações guardadas na mente e que podem ser acionadas quando necessário, possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor. A prática de acionar o conhecimento prévio, vai além de uma escolha do professor, pois reflete e muito no aprendizado.

Esse conhecimento possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor, pois esse conhecimento prévio é tudo que o aluno traz para a sala de aula, que não adquiriu ou aprendeu na escola, ou seja, é todo conhecimento adquirido das relações que o aluno estabelece durante sua vida, seja no ambiente familiar, religioso, cultural, etc.

Esse conhecimento é um elo para a construção de novos aprendizados por meio dos conhecimentos já existentes, facilitando assim o processo de aprendizagem e assimilação.

Essa situação da charge nos traz a memória os vários tipos de sotaques que existem no nosso país e que a partir desse tema tão interessante, aproveitando-se o conhecimento prévio dos alunos, dá pra tirar o máximo de aprendizagem dos mesmos.

A atividade proposta para essa aula seria a pesquisa sobre as diferenças dos estados brasileiros, como os sotaques de cada estado e suas origens. No início da aula, como forma de desenvolver a aula para esse tema e aproveitar o conhecimento prévio dos alunos, iria ouvir o que os alunos já sabem sobre os vários tipos de sotaques brasileiros e o que eles conhecem sobre os estados brasileiros, deixando-os bem à vontade para sanar suas dúvidas e curiosidades.

Após isso, mostrar e ler para eles notícias sobre os estados brasileiros em um jornal impresso e entregar para cada aluno, para eles observarem o tipo de linguagem e percepção das diferenças, de forma que interajam uns com os outros sobre elas., assim eles iriam aprender como se escreve um texto, o tipo de linguagem e para que ele serve, enquanto isso ia perguntando para cada um o que eles perceberam de diferença nas pronuncias e na escrita.

Outra forma que poderia ser utilizada, seria assistir um filme ou um vídeo mostrando os vários tipos de sotaques que existem em nosso país, assim eles poderiam aprender porque nosso país apresenta tantos tipos de sotaques e a origem deles, pediria uma pesquisa com os sotaques existentes em nosso país e explicar a origem de cada um. Depois pediria para cada um escolher o sotaque que achou mais interessante e elaborar um cartaz para com imagens e fotos para apresentar aos outros colegas de sala., assim eles conheceriam os tipos de sotaques brasileiros e de onde vieram.

A maneira que eu usaria para avaliar os alunos seria a participação e o interesse em aprender de onde vem os vários tipos de sotaques que existem em nosso país e suas regiões.

Durante a apresentação da pesquisa e dos cartazes procuraria observar a interação entre eles, faria perguntas como quais os sotaques que eles acharam mais interessantes. Se já pararam para pensar como a maneira de falar pode mudar de região para região. Quais sotaques eles observaram entre eles.

Questionaria se eles conseguiram entender porque existem pessoas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com