TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação da família na escola

Por:   •  16/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

NATHALY GUEDES POMPEU

PARCIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA:

Desafios e oportunidades para um trabalho em parceria

São Paulo

2017

NATHALY GUEDES POMPEU[pic 2]

A PARCIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA:

Desafios e oportunidades para um trabalho em parceria

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nove de Julho, sob orientação da Profª. Ms. Julia Tomchinsky, como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia.

São Paulo

2017

SUMÁRIO

[pic 3]

1

APRESENTAÇÃO        

04

2

JUSTIFICATIVA        

06

3

PROBLEMATIZAÇÃO        

07

4

OBJETIVOS        

    08

5

HIPÓTESE         

09

6

METODOLOGIA        

10

7

REFERENCIAL TEÓRICO        

xx

8

REFERENCIAS        

xx


1         APRESENTAÇÃO 

Os primeiros passos para o desenvolvimento cognitivo da criança, para ela saber pensar e agir ocorre na sua família e escola. Ambas essas instituições – a família e a escola - são os maiores meios de contribuição para o desenvolvimento das crianças. Quando ocorre a integração entre os espaços familiar e escolar o desenvolvimento intelectual, comportamental e afetivo da criança é potencializado.

Quando uma criança não passa por esse desenvolvimento, consequentemente ela não se torna um cidadão que faz escolhas conscientes. A escola desenvolve o papel fundamental de oferecer à criança aprendizado sobre o espaço público, onde ela aprende junto com os colegas de classe como deve tratar as pessoas. Os professores, muitas vezes, desenvolvem também o emocional de uma criança, que às vezes não encontra em seu lar.

A família que entende essa parceria com a escola enxerga como uma oportunidade educativa em situações simples, como ler um livro para o seu filho, fazer brincadeiras pedagógicas que estimulam o aprendizado, ajudar na lição de casa, tirar dúvidas, pois na verdade o aprendizado se encontra em todos os lugares. Com uma música, uma receita de bolo, um jogo pedagógico na internet, tudo isso vira uma oportunidade de marcar a vida do aluno.

No entanto, as consequências dos alunos não terem acompanhamento familiar são:

  • Desinteresse: pois elas não são estimuladas, elogiadas, tem baixo estima, e por não ter ninguém para ajudá-la e auxiliar em suas dúvidas produz o afastamento do objetivo da educação.
  • Problemas comportamentais: Não prestam atenção na aula e nos objetivos proposto, e com isso passam a desrespeitar os professores e autoridades, tendo um comportamento inadequado, pois não tem ninguém para conversar, orientar e colocar limites.
  • Interação social: por não ter ninguém para se socializar na família, isso pode causar timidez, não arranjar amigos, não passar conhecimento, não conseguir dialogar bem com as pessoas.
  • Emoção desestruturada: da maneira que convivem em casa é o que reproduz na escola, se a criança é maltratada com palavras e gesto ela pode ficar introvertida, retraída e agressiva, seu convivo e aprendizado pode se tornar muito difícil.

Deste modo, a escola tem o papel fundamental para promover projetos e atividades para promover um diálogo e maior proximidade com as famílias. Despertando nelas o interesse de ser o principal contribuinte na educação de seus filhos, auxiliando para ter um desenvolvimento com mais êxito na educação, tornando cidadãos críticos pensantes e convictos dos seus direitos na sociedade.


  1. JUSTIFICATIVA

O acompanhamento da maioria das famílias é bem distante dos alunos com relação a educação. Os próprios familiares não dão importância e, muito menos, estímulos. Quando a criança não recebe elogios ou incentivos, ela perde o interesse e a vontade de conhecer e aprender, não se torna uma criança curiosa, e motivada para novas descobertas e aprendizado.

Por outro lado, quando a família acompanha e investe no crescimento educacional do educando, ele se desenvolve melhor, constitui habilidades sociais, estimula o interesse pelo aprendizado, diminui as complicações educacionais, comportamentais e sentimentais. O estimulo dado tanto pela família desenvolve um resultado maior, pois as crianças são incentivadas, sua alta estima é elevada e o aprendizado deixa de ser encarado como uma obrigação e passa a virar prazeroso, de modo que consegue aprender com as mínimas coisas do dia a dia.

Quando os pais também cumprem a responsabilidade de ir às reuniões de pais conversarem com o professor, em qual área os seus filhos têm maior dificuldade, escola e família podem se ajudar para juntos solucionarem os desafios de cada criança. O diálogo é importante entre pais e professores e ambos com os educandos, isso ajuda a analisar seu comportamento, de como tratar as pessoas, seu modo de falar e se socializar.  


3         PROBLEMATIZAÇÃO

  • De que forma as parcerias entre escola e família contribui para o desenvolvimento das crianças?
  • Quais são os desafios e possibilidade para fortalecer o trabalho conjunto entre as escolas e famílias?
  • Existe alguma lei sobre a participação da família na educação?
  • Quais são os projetos ou atividades que podem ser desenvolvidos nas escolas para a evolução da parceria familiar?


4         OBJETIVOS

Geral:

  • Compreender e reconhecer quais são as contribuições de um trabalho em parceria entre escola e família para o desenvolvimento educacional, e a redução da indisciplina.

Específicos:

  • Identificar quais leis e orientações oficiais existem que abordam sobre a participação da família na educação.
  • Refletir sobre de que forma as parcerias entre escola e família contribuem para o desenvolvimento das crianças.
  • Analisar projetos ou atividades que podem ser desenvolvidos nas escolas para a evolução da parceria familiar.
  • Reconhecer quais são os desafios e as possibilidade para fortalecer o trabalho conjunto entre as escolas e famílias.


5         HIPÓTESE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com