TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Nova e o Manifesto dos Pioneiros da Educação

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Durante as décadas de 1920 e 1930 o Brasil passou por várias mudanças no campo econômico, político e social. Isso pelo fato de que o rápido processo de crescimento urbano e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, mas trouxe juntamente também grandes desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro.

Nesse sentido, vários intelectuais brasileiros, como Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Carneiro Leão, Mário Cassandra e Francisco Campos, antes mesmode conhecerem bem os ideários da escola nova, implementaram várias propostas de mudanças no campo educacional baseadas nos ideais escolanovistas. Esses ideais da Escola Nova eram fundamentados pelo filósofo americano John Dewey, que acreditava que a Educação era uma necessidade social e, por isso, as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que se afirme o prosseguimento social e possam dar prosseguimentos às suas ideias e conhecimentos.

A Pedagogia Nova, assim, surge como um movimento de renovação do ensino, baseado nos ideais escolanovistas, que acreditava ser a educação o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, levando em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade.

E como afirmava o próprio John Dewey, a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Ou seja, a educação tem como eixo-norteador a vida-experiência e a aprendizagem. E assim, seria possível desenvolver uma educação democratizadora cuja função seja de igualar as oportunidades.

Esses ideais foram ainda mais evidenciados com a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932. Este documento tinha como objetivo renovar o sistema educacional brasileiro e foi elaborado em resposta à solicitação do então presidente Getúlio Vargas, para que a Associação Brasileira de Educação (ABE, fundada em 1924) apresentasse “fórmulas pedagógicas” que orientasse o governo na definição de um nova política educacional.

Entre as principais ideias defendidas pelo manifesto estava:

• Escola totalmente pública gratuita, laica, mista e obrigatória, oferecendo oportunidades iguais para homens e mulheres, ricos e pobres;

• A relação entre a escola, o trabalho e a vida, possibilitando a ligação entre a teoria e a prática em favor do progresso;

• O dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social.

Portanto, esse movimento juntamente com o Manifesto trouxeram grandes contribuições para as mudanças fundamentais que viriam a acontecer na educação brasileira, promovendo, até mesmo para nós hoje, o ideal de um olhar constante diante dos desafios históricos do presente para resolver o problema educacional brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com