TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Social

Por:   •  22/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

CURSO PEDAGOGIA

          Pedagogia social 

                                                       MARINGÁ

                                                         

                                                 Pedagogia social

Atividade apresentada como requisito para avaliação parcial da disciplina políticas públicas e gestão educacional, do curso de Pedagogia, ministrada pela Professora Maria Eunice Franca Volsi.

MARINGA

2017

Sumário

  1. Introdução
  2. O que é Pedagogia social?
  3. Ser pedagogo social
  4. Entrevista
  5. Conclusão
  6. Referências

Introdução

Este trabalho apresentará o que é pedagogia social, e qual a função do pedagogo social na sociedade. Terá também uma entrevista com uma psicopedagoga que falará sobre as dificuldades e prazeres de ser um pedagogo s

ocial.

              O que é Pedagogia social

    A idéia fundamental da Pedagogia Social é que na maioria das sociedades há problemas e desajustes que afetam de maneira muito especial os setores desfavorecidos. A pobreza extrema, o abandono escolar, a violência nas ruas e a falta de expectativas profissional são circunstâncias que tem ralação direta com os grupos mais humildes. E dessa forma a pedagogia social vem tentar solucionar esses problemas [...] desde o princípio a perspectiva pedagógico-social se baseava em tentativas de encontrar soluções educacionais para problemas sociais ( OTTO apud SOUZA NETO et al, 2009).

    Ela parte do princípio geral de que não há mudança na sociedade sem educação, para a transformação desses problemas em um aspecto positivo é preciso uma base educacional construtiva.

    Pedagogia social e a alternativa de educação nos espaços não escolares, que visando incluir socialmente todos que a educação formal não alcança.

    No Brasil essa ciência é nova e pouco conhecida, mas ressaltando a importância da Pedagogia Social como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas, enfatizando a educação como processo permanente e ao longo da vida.

     Na base de sua origem em 1930, a pedagogia estava somente relacionada ao ambiente escolar e regular. Em 1939,1962, 1969 ocorreu regulamentações do curso, no qual flexibilizaram e inovaram projetos na qual se permitia grandes mudanças , já em 1996 com a reforma da educação cujo currículo foi substituído por diretrizes curriculares ,possibilitou diversidades e diversificações de projetos educacionais.

     A educação abrange processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. ( Art.1ª da LBD)

     A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( Art. 2ª da LBD)

    Tanto na LBD quanto na Constituição se limita dizer que educação (ensino) só será financiado no ambiente escolar. Ou seja não existe uma lei que regularize a atuação do profissional que exerce a função pedagogo social ,por tanto não há remuneração diante do Estado.

     Com isso se permitiu que a pedagogia social fora do ambiente não escolar, tenha ações e intervenções educativas em meio de organizações diferenciadas como empresas, hospitais e ONGs. Apesar de intervenções sócio-educacionais estarem ocorrendo em diferentes espaços formais e não-formais da educação, a expansão e consolidação da Pedagogia Social acontece na educação não formal.

     A Pedagogia Social tem dois campos distintos :

-1ª a socialização do indivíduo, que pode ser desenvolvida por pais, professores e família;

-2ª  trabalho social com enfoque pedagógico, direcionado ao atendimento a necessidade do ser humano desenvolvido pelo profissional da pedagogia social.    

     

                                                       

   

 

Ser pedagogo social

     O trabalho do pedagogo social não e tão fácil, pois o profissional precisa ter a sensibilidade de atrelar os saberes educacionais aos saberes das ações desenvolvidas na política de assistência social. É  preciso ultrapassar os murs escolares.

    O que pode fazer o pedagogo social nos serviços sócio-educativos:

- busca ativa;

- visita as famílias;

- acompanhamento do rendimento escolar;

- acompanhamento da freqüência nos serviços;

- acompanhamento do planejamento pedagógico com educadores sociais;

- atividades grupais;

- reuniões com as famílias;

- palestras;

- elaboração de material gráfico e didático;

- e outros ...

    O pedagogo social trabalha com o indivíduo objetivando resgatar a auto-estima , contribuir para sua inclusão na sociedade, proporcionar o resgate de seus vínculos comunitários e familiares.

    Trabalha com as pessoas de vulnerabilidade social, marginalizado e excluído socialmente. A pedagogia social como uma das áreas no campo de trabalho social, envolve uma serie de especialidades que, na classificação são as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com