TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia do Oprimido

Por:   •  12/4/2018  •  Resenha  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR 1º PARTE

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2017

VANESSA DE SOUZA GERALDO

Trabalho apresentadocomo requisito à conclusão da primeira parte do Projeto Integrador do primeiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2017

SUMÁRIO

 

 

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................ 4

2. RESUMO DO LIVRO ....................................................................................... 5

2.1. EDUCAÇÃO BANCÁRIA .............................................................................. 6

2.2. TEMAS GERADORES ...................................................................................8

3. CONCLUSÃO ....................................................................................................9

4. REFERÊNCIAS ................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa trazer de maneira resumida o livro pedagogia do oprimido, escrito por Paulo Freire trazendo esclarecimentos e pensamentos do autor em relação a desigualdades, entre burguesia e proletariado ou entre governantes e o povo.

Trás também a mamenira em que o autor pensava em relação ao ensino, e a relação entre o professor e o aluno e deixa claro que esta deve ser de pura dedicação e compreensão.

  1. RESUMO DO LIVRO

Paulo Freire tem uma visão de que a sociedade é desigual, uma grande desigualdade entre ricos e pobres, os burgueses e o proletariado, assim enxergamos o opressor e o oprimido.

O opressor na visão de Freire é aquele que impõe força sobre o mais fraco, um ser desumanizado o “ser mais”, aquele que busca somente o poder e seus interesses. Por outro lado existe o oprimido, que é o ser menos o que é obrigado a se sujeitar. Quando o oprimido vai até o opressor este não deve ser ternar também opressor mais sim restaurar essas relações.

Na visão de Paulo Freire, é necessario que se restaure as relação entre opressor e oprimido, rompendo a desigualdade social existente, e isso se dá atraves da libertação.

Pessoas mais humildes tende a se sentir oprimida em relação as pessoas mais ricas, porém temos que romper isto, e para de achar que a classe mais rica é a correta . Depois de ter esta visão de liberdade Freire relata que devemos trazer isto também para a educação. Educação não é algo referente a escolarização. A escola também é um instituição politica. O curriculo trabalhado na escola deve ser de natureza politica. Estamos então diante de uma pedagogia libertadora onde as crianças não se sentem inferiores a outras.

“ninguem liberta ninguem, ninguem se liberta sozinho, os homens se libertam em comunhão”

- Paulo Freire.

A idéia em relação a frase citada no livro  tras uma necessidade muito importante na pedagogia de Freire. As ações tem que ser conjuntas.

É necessario que haja uma reflexão para haver uma transformação.  É necessario diálogo, educação e conhecimento para que a liberdade aconteça, pois o oprimido se ve emocionalmente muito dependente do opressor, que acaba se aproveitando de tal situação.

  1.    EDUCAÇÃO BANCÁRIA

Nesta obra de Freira este é o ponto principal. A educação bancaria tem uma explicação pedagógica voltada da reflexão socio-politica. Em sala de aula, não se pode levar o ensino com tradicionalismo, é necessario que se crie novos métodos e ainda assim seguir o calendário. Assim o educador já não é mais aquele que só educa, mais sim o que aprende com o educando. Os dois crescem juntos, e a “autoridade” já não existe mais. A concepção bancária simplismente acontece brincando e jogando e transmitindo os conteudos. A cultura  produzida pela elite, produz para o aluno, para que passe a fazer parte desse processo de alienação,. A educação bancaria está voltada inteiramente a transmição de conhecimentos e conteúdos. Entramos então na discussão pedagogica. Se eu quero continuar oprimido, como faço para continuar oprimido ? preparando as crianças, para que quando aultos, adotem as mesmas ideia que a elite sem contesta-la, aprendendo desde pequeno a aceitar esse processo. É o que acontece com os politicos, ele querem uma sociedade cada vez mais desinteressada, para que não haja mobilização contra as suas idéias.

O professor também é oprimido na sociedade desvido a desvaloração e o descaso com que é tratado e a escola é uma instituição opressora. Mas precisamos acabar com isto: por exemplo temos na escola o professor que tem a oportunidade de mudar a vida de muitas crianças. Ele tem que ser aquele que cultiva o pensamento critico de um aluno sobre aquilo que ele está estudando , tem que faze-lo refletir sobre os temas abordados. Segundo Paulo Freire, o professor tem que estar a serviço da libertação.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (298.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com