TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.427 Palavras (26 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ana paula de almeida canuto oliveira

[pic 3]

[pic 4]

EDUCAÇÃO INFANTIL:

A possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento

[pic 5]

        

Ipatinga-MG

2017

ANA PAULA DE ALMEIDA CANUTO OLIVEIRA[pic 6]

EDUCAÇÃO INFANTIL:

A possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia.

                                                Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues

Tutor de sala: Cleonice Aparecida

[pic 7]

Ipatinga-MG

2017

[pic 8]

OLIVEIRA, Ana Paula de Almeida Canuto.  Educação Infantil: a possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento. 2017.  25 folhas. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Ipatinga- MG, 2017.

RESUMO

O tema demonstra as possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil, tendo como linha de pesquisa à docência na Educação Infantil. A justificativa pela escolha do tema se faz por constatar que para uma educação psicomotora, na escola, é necessária a superação de dificuldades escolares, tentando preparar um ambiente adequado para exibir os métodos pedagógicos renovados ajudando a criança a desenvolver da melhor forma possível suas atividades motoras. O problema que se apresenta é:como a escola, através do professor, pode estimular as crianças a aproveitar de todas as possibilidades desenvolvidas de maneira a aprender na Educação Infantil? Como objetivos, este trabalho busca: dar a todas as crianças a liberdade de experimentar os sinais escritos, num ambiente rico em leituras e escritas diversas; escutar alguém lendo em voz alta e ver os adultos escrevendo; tentar escrever; tentar ler e escrever utilizando dados contextuais; reconhecer semelhanças e diferenças nas séries de letras; brincar com a linguagem para descobrir semelhanças e diferenças sonoras. Os conteúdos envolvem atividades de coordenação motora, bem como leitura e atividades com desenhos. O professor é o principal responsável por esta atividade, ele tem a responsabilidade de transmitir conhecimentos, facilitando a capacidade de aprendizagem da criança. As atividades são desenvolvidas no espaço da sala de aula e em todos o professor motiva os alunos a participar. Os recursos envolvem: giz de cera, papel cenário, livros imagéticos, CD e aparelho de som. A avaliação envolve a participação dos alunos nas atividades propostas.

Palavras-chave: Possibilidades. Educação Infantil. Coordenação motora.


SUMÁRIO[pic 9]

INTRODUÇÃO        5

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

2.1 A CRIANÇA E A APRENDIZAGEM NA ESCOLA        8

2.2 A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOS ALFABETIZADORES        11

2.3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO INFANTIL        13

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        18

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA        18

3.2 JUSTIFICATIVA        18

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO        18

3.4 OBJETIVOS        19

3.5 CONTEÚDOS        19

3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO        19

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        21

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        22

3.9 AVALIAÇÃO        22

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

O tema que se propõe desenvolver o Projeto de Ensino envolve a possibilidade de aprendizagem de letramento na Educação Infantil, tendo como linha de pesquisa à docência na Educação Infantil.

Sabe-se que o processo de alfabetização vai além de ensinar habilidades de codificação e decodificação do sistema alfabético, abrange o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessas habilidades nas práticas sociais.

Considera-se que no campo da educação existam práticas de alfabetização que se apresentam mecânicas, formais e repetitivas. Essas atividades, na maioria das vezes, são apresentadas à criança, pelos professores, como única estratégia de ensino. Muitas vezes a criança sequer sabe o significado de algumas atividades, apenas segue a um modelo de alfabetização que cumpre a função maçante e cotidiana em sala de aula. A escolha do tema se justifica por entender que as práticas docentes desenvolvidas no processo de alfabetização precisam ser revistos e melhorados, oportunizando às crianças uma aprendizagem significativa e que lhe permita autonomia para prosseguir seguramente seus estudos.

Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições, assistindo TV, acessando a internet, entre outras, ela está em contato com um mundo ativo, que não para de informar, por isso a escola também necessita inovar em sua prática.

Para uma educação psicomotora, na escola, é necessária a superação de dificuldades escolares, tentando preparar um ambiente adequado para exibir os métodos pedagógicos renovados ajudando a criança a desenvolver da melhor forma possível suas atividades motoras que levem ao letramento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (83.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com