TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Institucional Psicopedagogia

Por:   •  4/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica no Contexto Institucional - Projeto Interdisciplinar

Nome do aluno(a): Rosilândia Pinto da Fonseca

RGM:31966811

Curso: Psicopedagogia                            Semestre: 5°

Tutor: Leonor Leandro

Professor: Leonor Leandro

Sendo a aprendizagem o objeto de estudo da Psicopedagogia, como o Psicopedagogo pode atuar em uma Instituição?

Introdução 

A avaliação da aprendizagem na escola é um meio e não um fim em si. A prática escolar que hoje impera insere-se num modelo que assume a educação como mecanismo de manutenção e reprodução da sociedade, tendo o autoritarismo como elemento necessário para garantir esse modelo de sociedade que utiliza a prática da avaliação por meio da ação autoritária. Por outro lado, é importante colocar a avaliação a serviço de uma metodologia que entenda e trate a educação como mecanismo de transformação social.

O papel da avaliação é criar as condições para atingir os resultados daquilo que se pretende alcançar, nomeadamente a qualidade da aprendizagem dos alunos. É preciso dar oportunidade ao aluno de mostrar sua forma específica de aprender e incluí-la em suas vivências extracurriculares. A função diagnóstica da avaliação serve como um auxiliar de aprendizagem, não como uma ferramenta para concordância ou discordância. A avaliação do ponto de vista do amor visa, portanto, o diagnóstico e, portanto, a inclusão; então é em si um ato de amor.

 

Desenvolvimento 

Por meio de uma investigação institucional, o psicopedagogo pode identificar as possíveis causas dos problemas, incluindo fatores orgânicos, psicológicos e sociais, e desenvolver com os professores um plano de prevenção que aborde o uso de recursos, métodos, conteúdos e objetivos para que o autocuidado dos alunos a estima e o conhecimento são fortalecidos, levando ao bem-estar no ambiente escolar. O psicopedagogo cumpre a função institucional de capacitar o corpo docente a buscar novas perspectivas para melhorar o processo ensino-aprendizagem, sendo as avaliações necessárias para que o professor avalie não só os alunos, mas também a si mesmo em busca de novas perspectivas e ajustes necessários para sua prática. Assim, o psicopedagogo, como facilitador desse processo, apóia o professor com intervenções alternativas que facilitem o processo ensino-aprendizagem e visam desmistificá-lo, para que esse momento de avaliação seja prazeroso tanto para o aluno quanto para o professor avaliador.

No contexto do trabalho preventivo, a psicologia educacional se dedica às áreas de planejamento educacional e assessoria educacional e trabalha em conjunto com as concepções educacionais correspondentes. A reunião de equipe e os conselhos de classe são, portanto, espaços de reflexão crítica e conjunta sobre a prática e já são considerados exercícios de avaliação permanente por parte dos profissionais da escola. O ideal seria que toda escola pudesse contar com apoio psicopedagógico, pois a psicopedagogia nas escolas prima pela mais alta qualidade na construção da aprendizagem e ajude a melhorar a relação entre alunos e educadores. Promove a autonomia na aquisição de conhecimentos ao mesmo tempo que permite uma abordagem crítica da escola e da sociedade que representa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (146.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com