TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Por:   •  5/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  3.763 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

 

SAMIRIA CAVALCANTE SAMPAIO I

TÉCNICAS MODERNAS DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM ESCOLAR, PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL.

BARBALHA - CE

 2015

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE/CE - FJN

CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

MODALIDADE: ESTÁGIO INSTITUCIONAL I

LOCAL DO ESTÁGIO: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CÉSAR CAL’S DE OLIVEIRA

TÉCNICAS MODERNAS DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM ESCOLAR, PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL.

Estagio Institucional I, apresentado a Faculdade de Juazeiro do Norte-CE – FJN, como requisito parcial para obtenção de nota, do curso de Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional, sob orientação da professora Luciana Vilar.

 

BARBALHA - CE

2015

INTRODUÇÃO

        O referido trabalho de estagio supervisionado I tem como objetivo principal, elucidar de forma transparente, a importância que se tem atualmente, de uma educação satisfatória e moderna, que de alguma forma, possa comtemplar o que se pretende inserir no ambiente escolar. Dessa forma, busca-se amparo na visão sistêmica e holística, de alguns teóricos da educação escolar, através de pesquisas cientificas catalogadas ao longo dessa investigação. Para melhor compreensão do exposto, numa visão continua, voltada para a pratica pedagógica de forma dinamizada, com base nos princípios educacionais, cujas evidencias nos proporcionam enriquecer o aprendizado, Celestin Freinet ( Garis, 15 de outubro de 1896 - 1966), elucida com propriedade, que a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Celestin afirma de forma sucinta, que o professor deve mesclar seu trabalho com a vida em comunidade, criando as associações, os conselhos, eleições, enfim as várias formas de participação e colaboração de tudo na formação do aluno, direcionar o movimento pedagógico em defesa da fraternidade, respeito e crescimento de uma sociedade cooperativa e feliz. Partindo desse principio educacional pedagógico, pretende-se nessa pesquisa, defender de forma democrática, o que podemos chamar: tripé de sustentabilidade escolar que são: família, escola e sociedade. Desta forma, postula-se ainda as chamadas "Invariantes Pedagógicas", consideradas como pilares de uma proposta Pedagógica. Essas propostas pedagógicas explicitas por Celestin, incluía: Aula-Passeio, Auto-avaliação, Plano de trabalho, Fichário de consulta entre outros, com o intuito de implantar uma visão diferenciada, que mais tarde, ganhou notoriedade, com ampla aprovação no campo educacional e aprendizado, revolucionando de forma eficiente o aprendizado escolar. Todo esse direcionamento pode ser chamado de TÉCNICAS MODERNAS DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM ESCOLAR, PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, partindo do principio que é o nosso meio que nos oferece dizer como é o ambiente onde vivemos.

Palavras chave: Técnicas modernas em educação, escola e conservação ambiental.

IDENTIFICAÇÃO INTRODUTORIA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CÉSAR CAL’S DE OLIVEIRA

A Escola de Ensino Fundamental César Cal’s de Oliveira, está sediada na Av. Dr. Pio Sampaio nº 499, Bairro: Cirolândia, CEP: 63.180-000 na cidade de Barbalha Estado do Ceará tem como Entidade Mantenedora a Prefeitura Municipal de Barbalha, administrada pela Secretaria de Educação do Município e encontra-se credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) de acordo com a Resolução 0444/2013, que dispõe sobre a prorrogação dos prazos de recredenciamento de instituições de ensino, renovação de reconhecimento, autorização e aprovação de cursos da educação básica.

A referida Escola iniciou suas atividades em 06 de março de 1972, criada pela Lei 636, quando foi percebida a necessidade de mais uma escola pública no município de Barbalha, cujas atividades iniciaram com a denominação de “Grupo Escolar Municipal César Cal’s de Oliveira”, em homenagem ao então Governador do Estado César Cal’s. Esta Lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito municipal João Coelho Neto. O Artigo 4º da Lei 636/72 diz: O Grupo Escolar Municipal César Cal’s de Oliveira funcionará na sede do Colégio Santo Antônio por tempo indeterminado. Vale salientar que a mesma funcionou neste local até o ano de 2001.

Por não possuir prédio próprio já funcionou em alguns locais como Escola Minerva Diaz, localizado à Rua Adão Apolinário; em um prédio locado à rua L - 01 Nº 176 e agora está funcionando em um prédio locado pela Prefeitura Municipal de Barbalha sediado à Avenida Dr. Pio Sampaio Nº 499, bairro Cirolândia. Devido à municipalização do ensino, no ano de 1999 a escola passou a se chamar “Escola de Ensino Fundamental César Cal´s de Oliveira”.

A partir da Lei nº 21/2008, de 12 de maio de 2008, a escola passou a receber alunos portadores de necessidades especiais no ano de 2009. Atende a crianças e adolescentes nos níveis e modalidades de ensino: Fundamental  I e II, Educação Inclusiva nos turnos manhã e tarde atendendo a 529 alunos matriculados regularmente.

O espaço físico na E.E.F.César Cal’s de Oliveira, compõe-se de biblioteca, secretaria, sala de professores, três banheiros, depósito para merenda escolar, nove salas de aula, cozinha, pátio interno e laboratório de Informática.

            A escolarização, em todas as disciplinas, é organizada de forma coletiva e individual, onde os educadores escolhem a maneira que melhor se adapte as suas condições e necessidades, ainda proporciona uma abordagem de ensino histórico-crítica, em que o educador é responsável pela qualidade do ensino, trabalha criticamente a disciplina e o intelectual do aluno, estimulando-o e desafiando-o a engajar-se seriamente em busca do conhecimento, pois fundado no princípio de que o processo educacional deve partir da realidade que cerca o aluno, não basta saber ler, mas sim ler o mundo e suas reflexões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com