TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual

Por:   •  8/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE

BRUNA MARIA DA SILVA

CRISTIANA ESTELITA SOUZA

LUCIANA LOPES DOS SANTOS ALVES

MILENE RAMOS SILVEIRA FERREIRA

RAFAELA TOUZA MIGUEL PEREIRA

Produção textual Interdiciplinar em grupo

[pic 3]

LINHARES

2019

BRUNA MARIA DA SILVA

CRISTIANA ESTELITA SOUZA

LUCIANA LOPES DOS SANTOS ALVES

MILENE RAMOS SILVEIRA FERREIRA

RAFAELA TOUZA MIGUEL PEREIRA

Produção textual Interdiciplinar em grupo

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia da Educação e Aprendizagem, Metodologia Científica, Ética, Política e Cidadania, Políticas Públicas da Educação Básica, Educação e Diversidade e Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem.

                                                                       Professores: Mayra Campos Francica dos Santos

Regina Célia Adamuz

José Adir Lins Machado

Natália Gomes dos Santos

Natália Germano Gejao Dias

Renata de Souza Franca Bastos de Almeida

Tutora eletrônica: Patrícia Luciana Pereira Sanches

Tutora de sala: Aline Laurente

[pic 4]

LINHARES

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4. REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO                                                                  

Neste trabalho abordaremos o assunto sobre os desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar, que trata sobre questões de diferença de tratamentos e pensamentos preconceituosos que devem ser quebrados.

Quando se fala sobre homem e mulher, logo vem à mente várias diferenças, porém quando se trata de direitos e deveres, o artigo 5º da CRFB/88 assegura que todos são iguais perante a lei e independente do gênero, devem ser tratados da mesma forma.

Na vida de um adolescente não é diferente, e são várias as situações que ocupam sua mente nessa fase da vida, pois é onde há maior desenvolvimento, tanto fisicamente quanto mentalmente e caso não se tenha uma assistência adequada, ele pode desenvolver pensamentos e preconceitos que prejudiquem seu desenvolvimento social.

A família e a escola devem estar diretamente ligadas à criança nessa nova fase de sua vida, são esses dois fatores que a ajudarão a desenvolver seu caráter extinguindo o pensamento da desigualdade de gênero.

 2. DESENVOLVIMENTO                            

Na adolescência, a família, educação e amigos são alguns dos fatores fundamentais para o desenvolvimento sadio dessa fase tão importante. Afinal, é nessa fase que as diferenças começam a surgir, e as dificuldades passam a fazer parte do dia-dia da criança.

Por  ética e moral, a família deve ser o primeiro alicerce não só na vida de um adolescente. Esse amparo deve vir desde a infância, pois a família é a primeira estrutura que a criança, que em breve será um pré-adolescente e logo em seguida adolescente tem como referência.

Essa cronologia é útil para mostrar  que uma estrutura familiar não é feita do dia para a noite. Os valores, crenças e tradições que essa família tem são passadas aos poucos, na maioria das vezes, até antes da criança nascer. Então quando esse ser humano já está na fase do desenvolvimento mais avançado, já tem um conhecimento familiar formado, e são esses conhecimentos, regras, e tradições que o adolescente leva para a escola.

A adolescência marca o início de uma fase bastante complicada, onde tudo é novidade, aprendem coisas novas todos os dias, passam a ter desejos, a se relacionar com outros grupos. Alguns fazem o contrário, se isolam por medo, preconceito e passam a formar opiniões erradas gerando a desigualdade de gênero.

É nessa hora que a família e a escola têm papel de fundamental no seu desenvolvimento, para a sua construção de identidade, autonomia, responsabilidade, conhecimento e exercícios de cidadania para obter sucesso no seu desenvolvimento intelectual e em sua formação pessoal como um todo.

É necessário entender que, se no meio familiar o adolescente não encontrar apoio, uma estrutura sólida de valores e princípios, acaba tendo dificuldades no meio escolar e no futuro, pois é primeiramente no meio familiar que começa a educação, onde ela passa a ensinar os valores, direitos, respeito ao próximo, cultura e ética.

A família é o primeiro vínculo, por meio do qual, o individuo se insere na sociedade. O crescimento, dentro de uma estrutura familiar, adquire um caráter afetivo que favorece a criação e o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos seres humanos (CARVALHO, 2017).

Já a escola passa a colocar em pratica esse aprendizado familiar, e incentiva o adolescente a desenvolver seu pensamento crítico e pessoal, passando a ter uma formação de opiniões, formação de desejos, a se destacar em algum esporte ou em alguma disciplina. A partir desse momento podem surgir as desigualdades com as diversidades de pensamentos.

Na escola há um choque de cultura e de saberes, e por isso se iniciam problemas de conflito como bullying. Nesse momento é que a escola deve intervir, pois também é papel da escola ensinar o caminho do respeito a toda diversidade, essa diversidade pode ser religiosa, cultural, esportiva, política, classes sociais, orientação sexual, enfim todo tipo de diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com