TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Profissional

Por:   •  28/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

[pic 2]

PRÁTICA PROFISSIONAL

PIEDADE - SP

2023

PRÁTICA PROFISSIONAL

NO ENSINO DE 2ª LICENCIATURA EM

ARTES

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

ÉRIKA RODRIGUES KOBAL

 PRÁTICA PROFISSIONAL

NO ENSINO DE 2ª LICENCIATURA EM

ARTES

 

[pic 3]

                                             

PIEDADE - SP

2023

ORIENTAÇÕES DE PROJETO DE INTERVENÇÃO

  1. ATITUDE SUSTENTÁVEL
  1. APRESENTAÇÃO

Pensarmos a prática pedagógica de geografia e contribuição na formação de um aluno cidadão, observa-se que a prática pedagógica é suma importância para que o professor consiga atingir objetivos comuns e importantes na formação dos discentes, não só no contexto escolar, mas nas suas ações onde estão inseridos, fazendo com que estes usem a sua cidadania para transformar o meio em que vivem; A pesquisa se deu no sentido de elencar os desafios propostos na prática pedagógica do professor de Artes. A apresentação do trabalho é o desenvolvimento relacionados aos problemas Socioambientais que o planeta se encontra. Através do título apresentado os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola Carlos Augusto de Camargo, interior de São Paulo, vão desenvolver um trabalho relacionado a separação dos materiais reciclável da escola. A meta é diminuir o descarte inadequado do material reciclável aos lixos comuns, enfatizando a educação ambiental no dia a dia dos alunos. Prática que pode ser uma educação para a vida das futuras gerações.

Palavra Chave: Ensino em Artes, Sustentabilidade, socioambiental

  1. OBJETIVOS

O Objetivo geral.

Desenvolver o projeto baseado nas aulas de Impactos Socioambientais com a sala do 6° Série do Ensino Fundamental. Os alunos vão entender a importância da separação dos materiais reciclados e qual é o impacto que essa ação pode causar na estrutura do planeta. Considerando a questão econômica e social da escola. E analisar em textos a importância da interpretação da leitura.

Os objetivos específicos.

A primeira ação será conhecer cada material que pode ser reciclável, também entender o tempo que esse material leva para se decompor no solo e considerar também os possíveis impactos negativos relacionado a natureza e biodiversidade do planeta terra. A compreensão do aluno é muito importante, pois ele vai conhecer na pratica cada produto relacionado ao seu estudo em sala de aula. Nesse sentido é de extrema importância incluir todos na atividade prática para entender melhor o objetivo e a importância da atitude sustentável.

  1. METODOLOGIA

O trabalho é desenvolvido na pesquisa que os próprios alunos vão realizar, o primeiro passo é conhecer as cores correspondente com cada material reciclável. Em seguida a sala será dividida em quatro grupos de alunos. O primeiro grupo será responsável em providenciar junto a direção da escola e o grêmio estudantil as lixeiras que será o foco para a separação de cada material reciclado. O segundo grupo será responsável em organizar cartazes com informações relacionadas as pesquisas realizadas em sala de aula, imagens e informações especificas de cada material e do impacto que esse material pode ocasionar se não for descartado em seu devido lugar. O terceiro grupo ficará responsável em conscientizar o Grêmio estudantil da escola para desenvolver ideias junto ao Coordenador responsável e assim trazer melhorias sustentáveis para o ambiente escolar. E o quarto e último grupo vai realizar um teatro conduzindo o tema da sustentabilidade como tema do teatro. Os grupos foram orientados e cada grupo terá um líder responsável para auxiliar no desenvolvimento de cada função. Esse trabalho terá apoio de alguns professores que desenvolve atividades de eletivas na escola, a colaboração é muito importante, pois os mesmos alunos da turma participam das eletivas com a dupla de professores que estão participando do projeto.

  1. CRONOGRAMA

O cronograma dessa atividade foi realizado no período de uma semana os grupos foram divididos e organizados. Em seguida as atividades foram desenvolvidas nas datas citadas a baixo.

O que fazer?

Quando fazer? Datas:

Responsáveis:

Grupo 1

12/10/2023 – Segunda

12/10/2023

Líder: Mariana - Aluna

Grupo 2

19/10/2023 – Segunda

19/10/2023

Líder: Ramon - Aluno

Grupo 3

26/10/2023 – Segunda

26/10/2023

Líder: Sabrina - Aluna

Grupo 4

25/10/2023 – segunda

28/10/2023

Líder: Luana - Aluna

  1. RECURSOS NECESSÁRIOS

Os recursos necessários para o desenvolvimento desse projeto foram todo o material que a escola disponibiliza como: Recursos tecnológicos, Cartolina Branca, Fita adesiva, Material dos alunos. O espaço foi essencial para o desenvolvimento do projeto para a execução do trabalho em equipe, e os materiais que foram elaborados ficaram permanente na escola para o descarte dos materiais de forma adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com