TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática como Componente Curricular Didática

Por:   •  22/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RENATA BRAGA JERMANN

PCC – Prática como Componente Curricular

Didática (CEL0304/ EEL0001)

Rio de Janeiro

2021

A charge da questão 26 que fez parte da prova do Curso de Letras do ENADE 2017, ilustra uma prática pedagógica de tendência liberal onde o professor representa o papel da autoridade intelectual, aquele que detém o saber e, portanto, o único responsável pela condução do processo educativo (Castro, 2015, p. 34). Dentro desse contexto, a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar seus papeis na sociedade.

Com os novos tempos e as tecnologias disponíveis, o conceito do professor como o detentor exclusivo do conhecimento mudou e, trouxe à tona a tendência pedagógica progressista, onde o aluno é protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, se faz necessário que o professor adapte sua prática didático-pedagógica à nova realidade, promovendo aprendizagens significativas, que permitam que o aluno relacione o novo conhecimento ao que ele já sabe.

No lugar da professora da charge, ao lançar o conteúdo sobre as regiões sul e sudeste para a turma, aproveitaria, o conhecimento prévio demostrado pelos alunos, como ponto de partida para apresentar conteúdos como por exemplo clima e vegetação. Primeiramente, convidaria os alunos oriundos dessas regiões a contar algumas das características que eles percebem sobre o clima e a vegetação de cada uma dessas regiões. Por serem regiões com características tão distintas, acredito que essas diferenças promoveriam a curiosidade dos alunos e os motivaria a buscar mais informações sobre cada região. A partir desse ponto, apresentaria fotos de vegetações típicas de cada região (ex: araucárias, coqueiros, cactos etc.) e os estimularia a identificar à que região cada uma das imagens corresponde, com base no que os colegas apresentaram inicialmente.  Em seguida, lançaria perguntas ao grupo relativas ao clima como por exemplo, onde eles acham que a temperatura é mais quente e onde é mais fria, ou onde chove mais e onde chove menos. A partir das respostas dos alunos, seria possível aprofundar mais o conhecimento nas características de cada clima e classificá-los. Por fim, como forma de avaliação dos conteúdos apresentados, dividiria a turma em pequenos grupos ou duplas, e pediria que fizessem um mural com imagens características de cada região.

Acredito que o exemplo de abordagem descrito acima coloca os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que construam o conhecimento de forma ativa, relacionando-o com suas experiências de vida, de forma que faça sentido para eles e que desperte o desejo de aprender. São esses fatores que julgo essenciais para a prática da docência com ética, relevância e dinamismo.


REFERÊNCIAS

Castro,L. Didática. Rio de Janeiro: SESES, 2015

Brasil Escola. Youtube, 2020. Região Sul – Brasil Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GZesZKymSLQ>. Acesso em 30/05/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com