TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

A Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado

Na expectativa do curso de Pedagogia pude vivenciar a questão de aprender a ensinar tirando da teoria e levando à prática. A cada dia, no estágio, acompanhei a rotina diária de uma escola municipal de educação infantil, funcionamento, organização e as ações desenvolvidas pelos professores e os alunos em suas atividades.

Com base na unidade de prática de ensino e vivências no estágio supervisionado notei marcas negativas e positivas:

1)A dificuldade que alguns profissionais da educação infantil têm em estabelecer uma “práxis pedagógica” não havendo iniciativa própria e seguindo apenas uma sistematização que a escola coloca como padrão, preferindo se acomodarem em práticas reproduzidas há anos;

2) Contrariando esses profissionais existem aqueles que trabalham de forma diferenciada para que os alunos aprendam de forma dinâmica, realizando uma ação-reflexão-ação para melhor atingirem seus objetivos e os alcançarem; lutam e tentam ultrapassar as barreiras de uma prática pré-estabelecida dando significado e uma qualidade melhor no desenvolvimento e aplicação dos conteúdos, sendo assim, usando a ação-reflexão-ação, ou seja, a práxis pedagógica.

O importante foi que ao experimentar a prática de ensino no cotidiano escolar e acompanhando os professores em atividades pude neste primeiro momento adquirir alguns conhecimentos para minha formação individual como professora.

Os pontos relevantes na minha vivência foram: um cronograma e rotina bem organizados, horários pré-estabelecidos que facilitavam a prática do professor em sala, possibilitando a mudança de atividade para prender a atenção das crianças que se dispersavam rapidamente. Dentro dessa rotina o professor estimulava os alunos a expressarem suas ideias, brincando, indo além da alfabetização que era atingida através de atividades com desenhos, pinturas, contando histórias, músicas e estimulando a escrita em determinados temas, falando, orientando um a um.

A práxis pode ser desenvolvida através de uma reflexão da minha prática, sempre pesquisando novos conteúdos, novas dinâmicas de ensino para atingir um novo significado, possibilitando assim, maior qualidade na aplicação dos métodos dando ênfase e marcando a vida do aluno.

Portanto, com base nas situações vivenciadas no estágio e as teorias discutidas/ estudadas tive a oportunidade de refletir e começar a construir minha práxis pedagógica quando certamente estiver em sala de aula como docente; pois sem refletir sobre minha prática nada posso fazer para melhorá-la ou muda-la. Sendo assim, há a necessidade de aprendizado constante e uma crítica reflexiva sobre minhas ações em sala de aula para melhorar o aprendizado dos alunos e minha formação profissional.

A formação continuada é requisito básico para o profissional da educação, visto que, somos sujeitos de transformação da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com