TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  14/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]       Curso: graduação EAD em Pedagogia Licenciatura.

Aluno(a): Lucianne Rosa Dos Santos.

Matéria: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Titulo da Atividade: Desenvolvimento e Aprendizagem de bebês, crianças, adolecentes, adultos e idosos.

Relatorio Observação: Criança ( 2 a 11 anos)

Data: //2019

Sexo: Masculino

Idade: 11 anos e 5 meses

Pseudônimo: Davi

DIA 1

A observação acontece dentro da residência da a criança com pseudônimo Davi que após a aula  em casa tem suas obrigações díarias de lição de casa e como complemento a mando de sua professora de apoio pedagogico que é realizado todas as terças e quintas das 10h ás 11:30h ele deve após a lição deve fazer pequeno ditado e caderno de caligrafia para melhorar seu desempenho escolar que já não vem sendo bom a um tempo devido a sua situação de saúde.

Ao observa sua primeira atitude foi de total desprezo pela mãe quando ela o chama para sentar-se a mesa e realizar as atividades, foi então que ele reclamou dizendo: “ por que eu preciso fazer isso ? isso não me ajuda em nada”; Então sua mãe com toda paciencia tenta conversa e convencê-lo de que seria util e importante para sua vida em todos os propositos e mesmo assim se recusa a executar as tarefas. Assim o Pai chega e tenta mais uma vez resolver a situção na calma e conversa e mesmo assim ele se recusa,e começa a ficar irritado com os pais por não achar necessario e diz: ”eu passo o dia todo na escola e quando chego em casa tenho que estudar mais? não eu não preciso”, depois dessa atitude agressiva da parte do Davi os pais o colocam de castigo com o objetivo de puni-lo por falta de obediência. O castigo imposto pelos seus pais foi de sem televisão até a hora de dormi então logo depois de uns 30 minutos ele se arrepende e vai realizar suas tarefas.

Desensolvimento físico e psicomotor –

  • Peso: 41,5 kg
  • Altura: 1,50
  • Estado de saúde: Bronquite asmática crônica, renite alérgica, sinusite, irritação nos olhos causada pela asma.
  • em relação ao seu desenvolvimento psicomotor  a asma acaba o atrapalhando seu deselvonivemento em todas as areas. Afentando o sono e crescimento e desenvolvimento escolar, atraves  das minhas observações nota-se que com sua falha respiratória suas noites de sono são interrompidas por falta de Ar. Com isso noites mal dormidas consequentimente seu humor, raciocínio e social são alterados.
  • Pois tem raciocínio lento e preguiçoso, e com o mal humor de não dormi bem afeta a comunição entre seus familiares e colegas, porque sempre parece está furioso. E por essa falha de saúde suas atividades fisicas são controladas.

E por causa da medicação sua aprendizagem é um pouco lenta em relação aos seus outros colegas de classe.

Desenvolvimento social --

  • A criança age de primeiro ato com desprezo e raiva. Falta a compreensão de que essas atividades são importantes e necessárias para seu aprendizado estudantil e pessoal.  Mas depois de uma punição podemos ver que se submeteu as ordens.
  • Segundo Piagert o desenvolvimento humano tem 4 estágios e com essa pequena observação já encontramos o 3º período  das operações concretas (7 a 11, 12 anos); neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente.

Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física). Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com