TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  18/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO/LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Aluno

Polo

Professor:

Macaé, Maio de 2019.

SUMÁRIO

OBJETIVOS.......................................................................................................... 3

INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4

RELATÓRIO ........................................................................................................ 5

ANÁLISE DAS TEORIAS DO AUTORES ......................................................6,7

CONCLUSÃO ...................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS .................................................................................................... 9

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer nos sujeitos os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social;
  • Construir uma análise crítica das observações realizadas à luz das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de descrever as observações feitas durante 3 dias, no segmento da educação infantil, foi iniciado no dia 30/04/2019 e encerrado no dia 03/05/2019, totalizando 9 hs.

Este trabalho conseguiu unir as informações teóricas conseguidas pelas aulas e leituras de materiais, com parte prática, possibilitando assim a identificação de situações no futuro.

Esse trabalho tem como base conceder, a nos futuros professores uma aproximação da realidade.

4

Criança observada: Lorie

Idade: 3 anos.

Escola:

Endereço: 

RELATÓRIO:

A aluna Lorie é uma criança muito observadora, curiosa e disposta a participar de tudo que é proposto. Mostra-se sempre muito falante, na roda de conversa fala sobre o seu dia-a-dia espontaneamente.

Brinca com todos os amigos tendo uma forte característica de liderança. Sempre toma a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de ajudar os amigos que apresentam alguma dificuldade.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOMOTOR

Lorie, é uma menina morena, olhos escuros, cabelos cacheados e preto.

Participa com alegria das atividades que envolvem movimento. Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar, demonstrando confiança em suas possibilidades de ação e movimento. Mantém equilíbrio ao transportar objetos com as suas mãos.

COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM ESCOLAR        

Realiza suas atividades com segurança e prazer. Apresenta gosto pelo desenho, gosta de pintar, colar. Reconhece as cores primárias. Na rodinha de contação de histórias fica atenta e se diverte muito com as vozes diferenciadas que a professora faz

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL

Recebe os amigos sempre com gentileza e alegria. Realiza suas brincadeiras preferidas, como: brincar de pique pega, esconde esconde, casinha , mãe e filha. Sempre com

iniciativa e autonomia liderando as brincadeiras em grupo. Por vezes, por ser muito insistente no que quer, precisa de intervenção da professora para que entenda.

ANÁLISE DE TEORIAS DOS AUTORES

PIAGET – Em seus estudos partiu de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecA.er. Piaget considerou-se um epistemólogo genético, porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.

Segundo Piaget a Lorie se encontra no período pré-operatório (2 a 7 anos) – Nessa etapa a criança tem o desenvolvimento social significativo, começam a se relacionar com outras crianças e pessoas. Nessa idade amplia se o vocabulário e ainda são guiados por um pensamento egocêntrico (de acordo com suas experiências individuais), são curiosas e querem aprender (a fase das perguntas).

FREUD - Foi um dos psicólogos mais influentes do mundo nos últimos dois séculos. Segundo Freud, a sexualidade evolui nas crianças através cinco de etapas de desenvolvimento. A criança observada encontra-se na fase anal segundo estágio do desenvolvimento, ocorre de 1 a 3 anos. Zona erógena é a região anal. Período em que a criança aprende a controlar os esfíncteres e lidar com a frustração de não poder suprimir a suas necessidades de forma imediata. As técnicas utilizadas para apreender esta insatisfação, se inadequadas podem influir no desenvolvimento de uma personalidade anal agressivo na vida adulta, como acessos de raivas, destrutividade ou uma personalidade retentora, teimosa, mesquinha, compulsivamente limpa, rígida entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com