A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Por: ana karolina sousa pereira • 27/4/2025 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 13 Visualizações
Ana Karolina de Sousa Pereira
8194059
Licenciatura em Pedagogia
ATIVIDADE DO CICLO 1 e 2
Avaliação desenvolvida na disciplina
Psicologia do Desenvolvimento e da aprendizagem
sob a orientação da prof.ª,
Lilian Paula Degobbi Bergamo
para obtenção de nota parcial.
Instituto São José
2025
Estudo de caso 1: Desenvolvimento da Linguagem em Crianças Bilingues
A análise do desenvolvimento linguístico em crianças expostas a uma língua não inclui observar vários parâmetros fundamentais que estão em jogo no desenvolvimento cognitivo e comunicativo. Entre eles, duas dimensões principais podem ser consideradas:
Mudanças Quantitativas e qualitativas
As transformações quantitativas são notáveis, principalmente em relação à ampliação progressiva do vocabulário em ambas as línguas, e o número de palavras que as crianças compreendem ou utilizam representa um indicador mensurável, que permite observar o desenvolvimento de uma língua, e, portanto, do desenvolvimento no tempo. As mudanças qualitativas referem-se ao uso da linguagem, como seguir, por exemplo, da utilização de traduções literais e da alternância de idiomas (code-switching ) leva um controle mais autônomo e adequado de cada língua, neste último caso, o que notamos é uma evolução no uso linguisticamente com mais refinamento funcional e estrutural.
Sequência Predeterminada de Desenvolvimento
Apesar das diferenças individuais, nota-se que as crianças seguem um caminho previsível e regular no desenvolvimento da língua, que começa por balbucios, avança para palavras isoladas, depois para frases simples, finalizando com a produção de sentenças complexas. A sequência estruturada reflete um padrão típico do desenvolvimento humano.
Períodos Críticos ou Sensíveis
O estudo destaca a importância da primeira infância como um período particularmente receptivo para a aprendizagem da língua. O desenvolvimento da recepção à língua é mais intensivo nessa fase, favorecendo o aprendizado nativo de múltiplos idiomas. Este dado respalda a noção de períodos ótimos para determinados aprendizados.
Relação entre Hereditariedade e Ambiente
Embora os fatores genéticos tenham influência no desenvolvimento da linguagem, este estudo enfatiza o papel central do ambiente bilíngue sendo descrito conforme a qualidade e frequência da exposição linguística e, ainda, as atitudes familiares. Isso demonstra a interação dinâmica entre características biológicas (hereditariedade) e socioculturais (ambiente) no processo de aquisição de linguagem.
Estudo de Caso 2: Ensino de Formas e Tamanhos na Educação Infantil da Escola Municipal “Pequeno Príncipe”
Neste segundo estudo, nota-se claramente a aplicação, nas interações Criança - Conhecimento, dos conceitos Piagetianos de assimilação, acomodação e equilibração.
Assimilação
A assimilação ocorre quando a criança percebe uma nova informação de acordo com as estruturas cognitivas previamente constituídas. Um exemplo bem demonstrativo é o de Rafael, que, ao observar a pirâmide, identifica-a como "quadrada", pois já havia tido experiências anteriores com esta forma. Ele tenta associar a nova informação a um esquema já existente.
...