TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicomotricidade na Educação Infantil

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.912 Palavras (20 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 20

Psicomotricidade na Educação Infantil

*Darliane Souza Veras Domingos

 

RESUMO

Este trabalho levanta a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento global da criança; abordando aspectos que englobam o benefíciono processo ensino-aprendizagem, compreendendo a educação como algo mais amplo do que a transmissão de conhecimento e instrumento do fortalecimento, proporciona ao indivíduo adaptar-se com flexibilidade e harmônica ao ambiente, destacando a importância da estimulação precoce para o desenvolvimento saudável da criança.Apresenta exercícios e jogos psicomotores que são realizados na educação infantil, confirmando a relação entre os dois, enfatizando a importância do trabalho psicomotor feito com a criança procurando estabelecer relações entre espaço e o meio como forma lúdica de aprendizado com atividades que promovam a socialização, a criatividade e a saúde física e mental.

PALAVRAS CHAVES: Psicomotricidade; Educação Infantil, Educação Física.

ABSTRACT

This work raises the importance of Psychomotricity for global development of the child; addressing aspects that encompass the benefíciono teaching-learning process, understanding the education as something broader than the transmission of knowledge and instrument of empowerment, provides the individual adapt with flexibility and harmonious to the environment, emphasizing the importance of early stimulation for healthy development of the child.Presents psychomotor exercises and games that are held on early childhood education, confirming the relationship between the two, emphasizing the importance of the psychomotor work done with the child looking to establish relationships between space and the kind of playful way of learning with activities that promote socialization, creativity and physical and mental health.

KEY WORDS: Psychomotricity; Early Childhood Education, Physical Education.

*DOMINGOS, Darliane Souza Veras / GRADUANDA EM SERVIÇO SOCIAL PELA UNIVERSIDADE DE TOCANTINS. Artigo Psicomotricidade na Educação Infantil, 16 folhas, do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PIERRE BOURDIEU,TURMA: PÓS PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL, E-mail: darlianesvd@gmail.com 

INTRODUÇÃO

A realização deste artigo vem de encontro com antigos estudos em áreas da educação física e educação infantil dentro de um contexto teórico onde muito dos analisados sempre pautaram-se pela importância do exercício físico para crianças e adolescente. Este estudo demonstra através dos estudos realizados a importância da psicomotricidade na educação infantil, muitos são os problemas encontrados dentro do crescimento da criança.

Assim como a psicomotricidade a Educação Física escolar era abordada apenas como ferramenta de desenvolvimento motor. No entanto hoje com a inovação nas perspectivas de uma Educação Física escolar que reconhece o ser humano como um ser complexo de emoções e ações próprias, propiciadas por um contato corporal e a sua relação com o mundo.

A psicomotricidade na educação infantil permite que a criança tome consciência de seu corpo e as possibilidades de expressar por meio deste corpo localizando-se no tempo e no espaço. Todo movimento humano tem um objetivo e uma intenção, com isto o movimento torna-se um comportamento significante. É importante que a criança passe por todas as etapas do desenvolvimento para que possa desenvolver o controle mental de sua expressão motora.

A IMPORTANCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças ao iniciar sua vida escolar trazem consigo dois fatores de fundamental importância para sua aprendizagem: o ambiental e o biológico. É de suma importância o entendimento pelos professores das séries iniciais para um bom desenvolvimento das crianças, e como a psicomotricidade está relacionado ao processo de maturação, o corpo e a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Essa contribuição como forma expressiva para a formação e a estruturação do esquema corporal.

É de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intrauterina realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento, a partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, consideramos que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

O que é psicomotricidade? Sua definição ainda está em formação, já que à medida que avança e é aplicada, vai-se estendendo a distintos e variados campos. No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma debilidade, dificuldade, ou deficiência. Mas a partir de 1935 através de Eduard Guilmain que elaborou exames para medir e diagnosticar transtornos psicomotores o corpo deixou de ser visto apenas como um pedaço de carne para ser algo indissociável do sujeito.

Hoje, vai mais longe: a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educaçãoinfantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.

Para Almeida:

“a psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento em relação ao mundo externo e interno, é a interação que o indivíduo tem de perceber, atuar e agir com os outros e com os objetos”.(ALMEIDA, 2006, P. 43)

A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo. É um dos instrumentos mais poderosos para que o sujeito expressa seus conhecimentos, ideias sentimentos, emoções e se constitua como um sujeito. A inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças. Nos primeiros anos de vida, até os sete anos aproximadamente, a educação da criança é psicomotriz. Todo o conhecimento e a aprendizagem centram-se na ação da criança sobre o meio, os demais são as experiências através de sua ação e movimento.

Por meio da psicomotricidade pode-se estimular e reeducar os movimentos da criança, tendo como meta: Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal; Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários; Fazer com que a criança possa descobrir e expressar suascapacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção; Ampliar e valorizar a identidade própria e a autoestima dentro da pluralidade grupal; Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo; Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais; Contribui para o pleno desenvolvimento da criança no ensino aprendizagem que favorece os aspectos, físico, mental, afetivo, emocional na formação de sua personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (157.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com