TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

GUARANTA DO NORTE

2020

[pic 8]

Relação teoria e prática no cotidiano da sala de aula

Trabalho   apresentado   ao   Curso:   Pedagogia, para   as   disciplinas:   Avaliação   na   Educação; História   da   Educação; Teorias   e   Práticas   do Currículo; Sociologia   da   Educação; Educação Formal   e   Não Formal; Didática; Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula

GUARANTA DO NORTE

2020

[pic 9]

        SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Em qual tendência pedagógica está embasada a prática de ensinar de cada uma das professoras?        5

2.2 Diante do observado, acerca da forma de ensinar, como elas reconhecem a aprendizagem? Ou seja, o que é aprender para cada uma delas?        6

2.3 Qual concepção avaliativa embasa a prática de Lourdes e Melissa?        7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

1-INTRODUÇÃO

Os principais objetivos do trabalho desenvolvido é analisar a relação entre a transmissão da teoria e da prática no planejamento e desenvolvimentos de atividades, para favorecer o discente a apreender os conhecimentos e saberes; desenvolver uma análise sobre o método aplicado em sala de aula pelas docentes Loudes e Melissa; Contribuir para a formação de professores com técnicas flexíveis de adaptação a realidade a qual o indivíduo está inserido, na perspectiva de prepara-lo para ser críticos e reflexivos. Pois podemos observar que ao longo do tempo a educação tem passado por constantes mudanças onde não   só   retrata   e   reproduz   a   sociedade em sala de aula, mais vai além projeta constantes mudanças na atual e futura sociedade.

Na busca pelo conhecimento e controle dos fatos ocorridos mundialmente o homem é cada vez mais refém das suas próprias criações na área da tecnologia. Pois há enormes dificuldades em se trabalhar com tecnologia de informação e comunicação, principalmente na pedagógica devido as diferentes realidades social. Mesmo havendo toda uma estrutura de amparo e profissionais bem preparados   certamente ocorrera dificuldades na absolvição de alguns tipos de conhecimento em sociedade de cultura menos abastarda.

Os cursos de formação trás os embasamentos teóricos para o desenvolvimento de metodologias que enriquecem as práticas educativas, segundo Álvarez Méndez (2002, p. 87-88), [...] quem ensina precisa continuar aprendendo com e sobre sua prática de ensino. Quem aprende precisa continuar aprendendo constantemente, para assegurar um nível de capacitação que estimule e, ao mesmo tempo, consolide o seu progresso contínuo. Nesse aspecto, Freire, (1996, p.43) afirma que: “ É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem é que pode melhorar a próxima prática”.

.

2.1-Em qual tendência pedagógica está embasada a prática de ensinar de cada uma das professoras?

De acordo com o relato de Carolina e Pedro, fica claro que cada professor usa um método diferente, ela fala para seu colega Pedro, que ao chegar a sala da professora Lourdes, a mesma pediu para ela se sentar na última carteira, para não atrapalhar o andamento das atividades. A estudante relata que a sala de aula é organizada em fileiras e os alunos não podem conversar sem permissão da professora. Carolina também expõe que a professora pede para os alunos memorizarem os conteúdos, porque isso é sinal de aprendizagem, não sendo permitidos questionamentos no momento de suas explicações. A metodologia adotada pela professora se concretiza por meio da exposição do conteúdo, por isso, ela verbaliza e escreve os saberes a serem compreendidos na lousa, explicando, na sequência, como executar os exercícios.

Carolina também descreve que o ao final do processo efetiva-se a aplicação de prova, sendo esse instrumento classificado como revelador de aprendizado. Em seu relato Pedro pontuou que a professora Melissa, regente da sala em que desenvolverá o estágio, era bastante receptiva, envolvendo-o nas atividades planejadas, explicou-lhe o plano de aula e as atividades a serem desenvolvida para que o mesmo tivesse clareza dos objetivos a serem alcançados e entendesse o planejamento, se colocou à disposição para sanar qualquer dúvida do estagiário. Ao falar sobre a organização da sala, Pedro disse que os alunos se dispõem em diferentes formas duplas, trios, quartetos, em grupos ou individualmente de acordo com as necessidades de aprendizagem, pois exercitam diferentes tipos atividades com variados objetivos.  

 A professora muda o layout dos alunos e da mobila para observar o nível de aprendizagem respeitando assim as individualidades e especificidades cada um. Pedro também destacou que a professora iniciou a aula perguntando aos alunos o que eles conheciam dos temas em estudo, começando sempre a partir do que mostra da realidade das crianças. Assim sendo, na didática educativa utilizada pela docente cabe a ela coordenar a aprendizagem, delineando o conteúdo e a dinâmica das atividades.  A professora atua como uma mediadora das diferentes formas de aprendizagem de cada aluno, adaptando o currículo as características e ao desenvolvimento especifico de cada grupo. Intervindo somente o indispensável, não se negando quando necessário, a aplicar uma metodologia mais sistematizada. Pelo o que está disposto na Situação Geradora de Aprendizagem e a Situação Problema Lourdes utiliza-se da tendência tradicionalista e Melissa da Escola Nova, também chamada de Escola Ativa ou Escola Progressiva.

Na tendência tradicionalista, o professor é detentor de todo o saber, o papel do aluno é apenas ouvir e obedecer configurando uma relação de autoritarismo aonde o primeiro está no topo da hierarquia e o segundo é sempre o subordinado. A formação é tão somente moral e intelectual, preparando o indivíduo para a convivência social e não para a resolução dos problemas, os quais são considerados intrínsecos da sociedade. Os conteúdos acumulados ao decorrer do tempo são passados como verdades cabais, o professor não permite indagações da sua veracidade. Não é levado em consideração os conhecimentos preexistentes e o acumulo cultural trazido pelo aluno, aplicando unicamente o currículo. A verbalização, a resolução de exercícios e a memorização de fórmulas e conceitos é a metodologia de ensino. A avaliação é mecanicista por meio de resolução de tarefas enviadas para casa, provas objetivas e escritas, sem feedbacks do nível de aprendizagem de cada aluno para os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com