TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.249 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

                                                   [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP – CERES

PEDAGOGIA

ALYNE DE FÁTIMA DOS REIS MENDES

CARLA DANIELLE DA SILVA PIRES

LAYROANE DA SILVA SANTOS

THAIS DE SOUSA TEIXEIRA

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

                                                           

                                                      Ceres

                                                       2020

ALYNE DE FÁTIMA DOS REIS MENDES

CARLA DANIELLE DA SILVA PIRES

LAYROANE DA SILVA SANTOS

THAIS DE SOUSA TEIXEIRA

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia

Para a disiplina de  Atividades Interdiciplinares,

3° trimestre.

                                                          Ceres

                                                           2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO........................................................................05
  3. CONCLUSÕES FINAIS......................................................................10
  4. REFERÊNCIAS..................................................................................12

INTRODUÇÃO

Pedagogia é a ciência que trata da educação de indivíduos em diversos estágios da vida, desde os primeiros passos até a fase adulta. Para surpresa de muitos a Pedagogia ainda é uma das graduações mais procuradas pelos brasileiros, perdendo apenas para Direito e Administração. As oportunidades de trabalho variam desde dar aula na educação infantil até os primeiros anos  do ensino fundamental, capacita também na atuação na administração escolar.

Um dos grandes desafios da pedagogia tem sido compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem e qual a influência da cultura neste processo. Desta forma surgiram diversas teorias e vertentes de ensino,algumas seguindo a cultura dominante, outras tentando romper com as desigualdades e conseguir unir no processo de aprendizagem toda integralidade do indivíduo como ser humano.Podemos dividi-las em duas vertentes: a liberal e a progressista; podendo a primeira ser disposta em tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista; a segunda se divide em libertadora,libertária e crítico-social.

Tais teorias pedagógicas tem se manifestado nas práticas escolares e no ensino dos professores, isto ocorre mesmo que não tenham consciência dessa influência, pois toda manifestação, seja ela de qualquer natureza é carregada de uma herança ideológica, mesmo que inconsciente.        

Com a disseminação da informação e o crescimento cada vez mais crescente sobre os debates em relação as desigualdades, o respeito a diversidade e a necessidade de uma ação educadora mais consciente e inclusória muitos profissionais tem buscado aderir a práticas da pedagogia renovada, ou também conhecida como escola nova, ou ativa. Porém, mesmo que muitos tenham o pensamento escolanovista se deparam com a dificuldade de atuarem dentro de um ambiente que ainda é de forma generalizada estritamente tradicional.

Vamos abordar como duas professoras atuam de formas opostas, cada uma seguindo uma vertente e qual seria a tendência que adeririamos como agentes educadores.

DESENVOLVIMENTO

Durante o acompanhamento em sala de aula das professoras Lourdes e Melissa foram coletadas informações essenciais para análise do trabalho pedagógico seguido por cada uma delas. A primeira pediu que a universitária se sentasse na última carteira para não atrapalhar a aula, a sala é organizada em fileiras e os alunos não podem conversar entre si, é exigido dos alunos que memorizem o conteúdo que é exposto de forma verbalizada e escrita na lousa; no final de cada bimestre é aplicado uma prova para avaliar o aprendizado dos alunos. Em contrapartida a professora Melissa foi bastente receptiva ao estagiário envolvendo-o nas atividades da sala de aula; a professora possuía um plano de aula regente, que foi apresentado ao aluno de pedagogia para que pudesse se integrar nas atividades. Os alunos da professora Melissa são dispostos em grupos, trios ou quartetos realizando muitos trabalhos em grupos, mas também individualmente, quando a professora deseja observar o desenvolvimento individual de cada aluno. Ela procura ligar ao ensino os conhecimentos prévios dos alunos e a realidade ao qual estão inseridos; sua avaliação é feita de forma contínua no dia a dia com os alunos, mas se necessário aplica prova para analisar como vai a aprendizagem.

Visto a forma como cada professora trabalha podemos observar que ambas obtem uma pedagogia diferente, desta forma abordaremos as diferentes tendências que cada uma utiliza. É verdade que a maioria dos educadores baseiam sua prática pedagógica à experiência própria que tiveram na infância ou àquela transmitida por outros educadores mais velhos, entretanto, é comum em nossa cultura a predominância de um ensino tradicional, isto não se dá por acaso, mas possui toda uma influência histórica que emoldurou este cenário.

Em um breve panorama entendemos um pouco deste processo: a descoberta do Brasil se deu no ano de 1500, a colonização brasileira  seguia o modelo de exploração, onde a colônia satisfazia as necessidades da metrópole, que no caso era Portugal; existia o Pacto Colonial onde a colônia só poderia vender e consumir produtos da metrópoli. Nas três primeiras décadas não se investiu muito no Brasil, pois havia somente a extração do pau-brasil. Posteriormente, iniciou-se a produção de açúcar, seguidos por extração de minérios e mais tarde o ciclo do café e da borracha;  enfim chegamos à industrialização no séc XX .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com