TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/4/2021  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo a literatura a rotina das crianças nas escolas de educação infantil deve ser caracterizado por cuidados, brincadeiras e situações que proporcionem aprendizagens.

De acordo com a LEI nº 9394/96 art 29 da LDBEN (BRASIL,1996) e as DCNEI (BRASIL,2009) a finalidade da educação infantil como primeira etapa da educação básica, está relacionado ao desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, completando a ação da família e da comunidade.

Para que esses objetivos aconteçam de fato trabalho desenvolvido nas instituições de ensino, deve ser pautado por uma organização da rotina como sequência pensada e significativa para a criança.

Essa sequência que permite que a criança se oriente na relação tempo-espaço e assim consiga se desenvolver.

Segundo BARBOSA (2008) apud ANA KELI MOLLETA, afirma que a organização da rotina pressupõe pensar no estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias. Isso resulta da leitura que se faz do grupo de crianças, a partir de suas necessidades. A observação das crianças sua linguagem, seus gestos, olhares e gostos é fundamental para a estruturação de uma rotina significativa. Ao lado disso, também é importante considerar o contexto sociocultural no qual as crianças se inserem e a proposta pedagógica da instituição.

Desde a chegada na escola até a saída todos os momentos vivenciados pela criança na instituição são momentos de aprendizagem, onde a criança pode expressar seus sentimentos, pensamentos e emoções.

As aprendizagens educacionais iniciam -se logo no portão de entrada, se forem significativas para a criança o conhecimento é levado para fora da escola. O momento da chegada do aluno deve ser valorizado e está relacionado ao seu acolhimento dentro da instituição de ensino.

Os momentos de higiene devem ter início nos primeiros anos da criança, é preciso trabalhar o desenvolvimento desses hábitos para que elas possam dar continuidade adquirindo autonomia para desenvolvê-los.

A hora da alimentação é essencial pois tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e também na formação de hábitos alimentares saudáveis.

A hora do sono é necessário para o desenvolvimento das crianças, através dele que a criança descansa o corpo para dar continuidade as atividades do dia. Porém, o professor precisa conhecer a realidade do aluno e compreender que cada um tem seu ritmo e suas necessidades, nem todas as crianças dormem ao mesmo tempo ou o mesmo número de horas. É a sequência planejada com intenção que faz com que a criança conheça seu próprio ritmo.

Essa forma de trabalho faz a criança compreender que suas necessidades são respeitadas e ao mesmo tempo perceber que existe horário para tudo.

Certamente vale ressaltar que a rotina é fundamental para a organização das atividades diárias nas diversas instituições de ensino. No caso da Educação Infantil, além do aspecto organizacional ela promove a segurança e autonomia das crianças.

Por fim a rotina escolar não pode ser tratada de uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida e os horários e espaços determinados para a realização das ações devem ser planejadas visando favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com