TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEQUENCIA DIDATICA

Por:   •  3/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de pinturas rupestres para compreender a Pré-História

Objetivos: Conhecer a arte rupestre;

Entender a Pré-História com base nessas manifestações;

Conhecer a complexidade dos primeiros seres humanos.

Público-alvo: 3º ano

Tempo estimado: Seis aulas.

Material necessário: Imagens de pinturas rupestres, computador, caderno, lápis, lápis de cor.

Desenvolvimento

1ª etapa

Pedir aos alunos que façam anotações em seus cadernos sobre como acham que viviam os primeiros humanos na América, como era seu cotidiano e seus hábitos alimentares, como se comunicavam.

2ª etapa

Separar as crianças em grupos, e pedir para eles lerem o que escreveram na primeira etapa. Em seguida, apresentar no computador as imagens da época. Cada grupo ficará responsável de descrever uma das imagens, atentando para: as figuras retratadas, as cores utilizadas e as ações desempenhadas. A atenção estará voltada para a variedade de estilos de pintura, de animais e de situações registradas, ressaltando que estas representações indicam características culturais próprias de cada povo.

Pintura no sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, PI.

3ª etapa

Pedir para cada grupo observar novamente as pinturas e formular hipóteses sobre a época, a região, o local e os materiais utilizados para fazer aqueles registros. Por fim, cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre as pinturas rupestres apreciadas para que as hipóteses elaboradas sejam verificadas.

Os sites abaixo são boas fontes, e foram usados para pesquisa dos alunos. Neles, os alunos também podem conhecer melhor alguns dos sítios arqueológicos brasileiros e apontar suas semelhanças e diferenças.

http://www.fumdham.org.br/pinturas.asp

http://www.itaucultural.org.br/arqueologia

4ª etapa

A partir da pesquisa dos alunos e da observação das imagens, explicar sobre os primeiros seres humanos, destacando a forma de obter alimentos, o local de moradia, a época em que eles viveram. Retomar os conteúdos com uma aula expositiva, apresentando mais imagens de pinturas rupestres e comentando sobre as atividades de caça, os diferentes tipos de animais, a realização de práticas rituais e a presença de adultos e crianças nesses registros.

Avaliação

Solicitar que os alunos revejam suas anotações iniciais sobre a vida dos primeiros humanos das Américas e identificar o que foi aprendido a partir da observação e da pesquisa histórica realizada. Tudo pode ser organizado em um pequeno texto, ou tópicos. Nessa tarefa, é importante observar se eles consideram as informações apresentadas na explicação do professor. Por fim, peça que ilustrem o modo de vida destes primeiros homens com uma pintura rupestre.

sEQUENCIA DIDATICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com