TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

                

SUMÁRIO        3

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

Este projeto buscou investigar as perspectivas de futuro de adolescentes do 3º ano do Ensino Médio, e suas expectativas para a continuidade dos estudos e formação profissional. Foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, elaborando planos de aula interdisciplinar para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, focados em discussões de temas que agregam valores à sua formação e incentivem a continuidade de seus estudos.

Trabalhamos com a proposta PV “Projetos de Vida” que é um complemento às aulas, conhecendo e reconhecendo os alunos é preciso descobrir aonde eles querem chegar, para ajudá-los e orientá-los nesse caminho.

Todo jovem pensa sobre sua vida, suas escolhas e planos e com isso carregam uma enorme carga de expectativas e ansiedades que provavelmente terão que lidar sozinhos.

O Projeto de Vida vem para minimizar as duvidas ajudar os estudantes a planejarem e acreditarem nos seus sonhos e ter expectativas de um futuro onde todos tem a chance de crescer sem distinção de classe social.

Durante o trabalho, observou-se que os alunos se mostraram muito interessados, e a partir de planos e pensamentos colocados no papel conseguiram mapear seus interesses e a delinear seus principais anseios de vida e a encontrar meios para conseguir ter mais expectativas do seu futuro.

Portanto o aluno não é mais um, deposito de conteúdo, mas um ser pulsante de anseios, sonhos, relações e sentimentos, um estudante feliz que conhece a si mesmo, saberá contar com a ajuda do professor para planejar a sua vida, agora e futura.


DESENVOLVIMENTO

PASSO 1        

Perfil da turma

Nome da escola: Colégio Estadual Souza Santos

Ano: 3º do Ensino Médio

Número de Alunos: 41

Descrição do perfil da turma: A classe é composta por 25 meninas e 16 meninos. A grande maioria dos alunos mora no bairro periférico onde se localiza a escola Projeto de Vida, um bairro carente onde as condições de vida são bem difíceis. De modo geral os alunos da sala se mostram interessados nas atividades da classe, porém alguns alunos se apresentam desmotivados, sem perspectivas de um futuro melhor, alguns desses alunos ingressam no mercado de trabalho para auxiliar nas despesas da família, outros cuidam dos irmãos menores e de tarefas domésticas. É uma classe onde alguns alunos apresentam dificuldades de escolha para o futuro, contudo alguns têm comportamento agitado, demonstrando a revolta e indignação com suas condições sociais. Podemos dizer que os alunos tentem ser comprometidos com as normas da sala de aula e com o aprendizado.

PASSO 2

PLANOS DE AULAS

  1. Tema: – Educação e diversidade

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Escola: Colégio Estadual Souza Santos.

Professor ou professores envolvidos: Português, Matemática, História e Geografia.

Ano/ Turma: 2019/3ºA.

TEMA: Educação e Diversidade

OBJETIVOS GERAL

Desenvolver nos alunos os valores morais resgatando sua história e ambiente cultural para proporcionar uma visão crítica social e repensar as atitudes sociais. E se tornarão participantes de solidariedade e justiça na própria comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer os fatos e compreender as diversidades e cultura do seu país, região ou município;
  • Comparar características físicas entre colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização do acolhimento e do respeito às diferenças.

METODOLOGIA

Os alunos serão convidados a participar em grupos para compreender que cada individualidade é enriquecida pelas opiniões e diálogos.

Entender também que os meios de comunicação trabalhados serão suportes para estabelecer comparações e conclusões das observações dos fatos comunicados. Desenvolver frases com os alunos para servir como protesto ou alerta sobre a discriminação ou desigualdade social.

Pesquisar sobre personalidades que respeitaram o próximo, seu ambiente e seu povo. Perceber que nos textos de pesquisa notarão que a discriminação nunca envelhece. Entrevistas e reportagens com a comunidade escolar sobre as mudanças no bairro, na cidade ou região. Registrar os episódios de convivência social e elaborar gráficos que determine as situações ou fatos.

RECURSOS

  • Jornais, Revistas
  • Internet
  • Texto impresso
  • Cartolina
  • Lápis, caneta, canetinhas, etc.

 AVALIAÇÃO

A avaliação ocorreu no decorrer da aula, considerando a participação, interesse, empenho e mudança ou não de comportamento dos alunos.

REFERÊNCIA

Portal do Professor – Entendendo a diversidade. Disponível em:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/. Acesso em: 20 de agosto de 2019.

  1. Tema – A tecnologia e a juventude

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Escola: Colégio Estadual Souza Santos

Professor ou professores envolvidos: Português, Matemática, História e Geografia.

Ano/ Turma: 2019/3º A

TEMA: A tecnologia e a juventude

OBJETIVOS GERAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com