TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico Na Construção Interdisciplinar Da Aprendizagem

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DISTRITO FEDERAL

UNIPLAN

Andréia Pereira Peixoto

Luzia Elisângela Carvalho Aragão

Reilaine Vieira Santana

Samara Glória da Silva

O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DA APRENDIZAGEM

GURUPI-TO

ABRIL 2021

ANDRÉIA PEREIRA PEIXOTO

LUZIA ELISÂNGELA CARVALHO ARAGÃO

REILAINE VIEIRA SANTANA

SAMARA GLÓRIA DA SILVA

O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DA APRENDIZAGEM

Projeto de pesquisa apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Planalto Distrito Federal – Uniplan.

Orientador: Eduardo Santos Andrade.

GURUPI-TO

ABRIL 2021

DESENHO DE PESQUISA

Trata-se de uma pesquisa básica, exploratória, de natureza qualitativa, desenvolvida atraves de pesquisas em artigos e revistas. Tem como objetivo apresentar o lúdico como forma interdisciplinar na aprendizagem. A metodologia é baseada em estudos de artigos, revistas e trabalhos acadêmicos, realizado por meio da leitura e seleção dos contéudos exploratorios para a produção deste projeto.

RESUMO

O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DA APRENDIZAGEM. ¹PEIXOTO, Andréia Pereira; ¹ARAGÃO, Luzia Elisângela Carvalho; ¹SANTANA, Reilaine Vieira; ¹SILVA, Samara Glória; ²ANDRADE, Eduardo Santos; (¹ Acadêmicos do curso de Pedagogia no Centro Universitário Uniplan, Gurupi/TO. ²Professor e Orientador do Curso de Pedagogia no Cnetro Universitáro Uniplan, Gurupi/TO.

Sabemos que antigamente a forma de educar era totalmete tradicional, onde os alunos precisavam apenas decorar. Por este motivo buscamos este campo de pesquisa com interesse em mostrar como o lúdico pode contribuir de forma interdisciplinar para o ensino na primeira fase inicial de aprendizagem, fase esta muito importante para o aluno, e como hoje em dia essa forma de ensino vem ganhando mais espaço nas escolas. É o metodo pedagógico mais utilizado pelos professores, utilizado não somente como ferramenta de ensino, mas também como forma de prazer em aprender. O projeto servirá como contribuição para futuros professores, e para uma relação de afetividade de família-escola, pois vai muito além de tudo que é ensinado em sala de aula, o lúdico é de fato uma construção interdisciplinar em todos os sentidos.

Palavras-chaves: Lúdico; Aprendizagem; Afetividade; Interdisciplinar; Familia-Escola.

 

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        PROBLEMA:        6

3.        HIPÓTESE:        7

4.        JUSTIFICATIVA:        7

5.        OBJETIVOS        7

6.        REVISÃO DE LITERATURA        8

6.1.        LÚDICO        8

6.2.        INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR        9

7.        METODOLOGIA PROPOSTA        10

7.1.        TIPO DE PESQUISA        10

7.2.        MEIOS DE BUSCA        10

7.3.        CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO        10

7.4.        METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS        11

7.5.        ASPECTOS ÉTICOS        11

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que a aprendizagem na fase inicial da criança requer inúmeros elementos considerados cruciais nesta etapa, podemos destacar o lúdico e a interdisciplinaridade trabalhando lado a lado. Segundo Ribeiro (2013 p 1) o lúdico é uma parte integrada na vida da criança até sua fase adulta, pois o lúdico não pode ser visto somente como diversão, mas como uma grande importância no processo de aprendizagem de cada um.

               Segundo Carvalho (1992), os jogos na vida da criança são de fundamental importância, "pois quando brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade".

           Segundo Santos (2002), o lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento. E para complementar temos Vygotsky que defende o brincar de maneira sistematizada, segundo o autor o jogo não é uma atividade inata, mas o resultado das relações sociais e de condições concretas de vida. Ressalta ainda que "O Brinquedo é muito mais que a lembrança de alguma coisa que realmente aconteveu do que a imaginação. É mais memória em ação do que uma situação imaginária nova" (VYGOTSKY 1998).

              Com base nas teorias o pretende-se neste projeto descrever a importância da ludicidade de forma interdisciplinar e as abordagens facilitadoras da mesma, mostrando como ocorre a aplicação dentro das salas de aula, e os meios que podem ser trabalhados para essa junção de didática.

  1. PROBLEMA:

Como é possivel o lúdico propor a exploração de novas práticas no ambiente escolar para a construção interdisciplinar da aprendizagem?

  1. HIPÓTESE:

Sabemos que antigamente a forma de educar era totalmete tradicional, onde os alunos precisavam apenas decorar. Parecia ser uma tarefa fácil, mas não era simplesmente assim, com base nas pesquisas a aula era apenas monótoma, não existia afetividade entre professor e aluno. Atualmente sabemos que a forma de ensino mudou, e para melhor, o professor se tornou um mediador, onde colabora para que a criança chegue ao seu objetivo, portanto o lúdico como construção interdisciplinar é uma das chaves principais da aprendizagem, onde a criança faz novas descobertas, adquiri conhecimentos sociais e cognitivos através das brincadeiras.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com