TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

  1. CASSANDRA KETLIN SILVA- R.A: 5013435334
  2. ELINES FRANÇA RADOVANOVICH - R.A: 5013435332
  3. MARIANA DE SOUZA MARTINS - R.A: 5013480436
  4. SILVANA DE SOUSA KIKUTI - R.A: 5013435350
  5. TATIANE APARECIDA DOS SANTOS - R.A: 7901665502

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]



SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        Desenvolvimento:        5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO        

As crianças recebem ao longo de sua infância uma longa e extensa quantidade de informações sobre suas relações pessoais e coletivas. Então o papel do professor é fazer com o que aluno assimile tais conteúdos através de variadas formas e meios possíveis.

Em contrapartida assimilar tais conteúdos não significa que o professor vai fazer com o aluno seja passivo, que não atue em sala e apenas memorize. De acordo com os PCN’s em relação ao ensino de história, geografia e arte cabe ao professor produzir a curiosidade e despertar o interesse do aluno e mostrar o seu dia a dia, exibir ao aluno que o que ele aprende não está tão longe, as disciplinas têm que fazer parte do seu cotidiano.

Levar o aluno a conhecer diferentes culturas e diferentes grupos sociais que habitam no nosso país. Em questão exclusiva ao ensino de história o educando precisa saber da história local e do cotidiano, por exemplo o professor pode trazer a sala memorias de como cada criança agia quando era bebê, deixar com que eles comentem assim estimulando a relação social de cada um. A partir dai ligar a geografia no mesmo segmento, como eram as paisagens do local onde moram, e como está hoje, se houve certa mudança positiva ou negativa sobre o assunto. Em contrapartida acrescentar a disciplina de Arte no mesmo tema, como sugerir que tragam uma fotografia e mostrar o que mudou e o que continua igual.

Desta maneira o professor trabalhará a interdisciplinaridade, e a relação destas matérias resultará num aprimoramento e aperfeiçoamento no processo de ensino aprendizagem do educando.

        

        


  1. DESENVOLVIMENTO:

Inicialmente é recomendado levar em consideração que cada aluno aprende de uma forma diferenciada umas das outras, e leva um certo tempo para desenvolver cada atividade, os professores têm que sugestionar ações para assessorarem na aprendizagem e que respeitem o período de crescimento de cada aluno e compreender de que maneira transmitir seus conhecimentos de um jeito simples para cada aluno.

É importante para os profissionais da educação infantil identificar que cada processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, cumulativa e integrativa, envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas. Nessa etapa, a avaliação deve ter como objetivos auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecer a autoestima do aluno e orientar as ações pedagógicas. No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas próprias conquistas, dificuldades e possibilidades ao longo do processo.

Todo Professor tem que ter a clara visão da importância do trabalho interdisciplinar, ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas, uma necessita da outra para o seu desenvolvimento. Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber.

Esses princípios são a base para o sucesso da interdisciplinaridade na sala de aula, uma vez que para alcançar os resultados esperados com atividades em grupo é importante que todos sejam humildes ao demonstrar seus conhecimentos e técnicas; saibam o momento propício para falar e ouvir; respeitem os outros; sejam coerentes quanto ao que dizem e fazem e pratiquem o desapego do conhecimento, não achando que são mais nem menos que os outros alunos.

Para uma socialização entre os alunos, é interessante fazê-los trocar parte de suas histórias, comentar sobre o que mais gosta no seu bairro, do que costuma brincar com seus amigos, trocar dicas e aventuras sobre as brincadeiras em si.

A educação geográfica deve contribuir para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas: na consciência de que somos sujeitos da história; nas relações com lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identificação e comparação entre valores e períodos que explicam a nossa identidade cultural; na compreensão perceptiva da paisagem que ganha significados, à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos (CASTELLAR, 2012, p. 15).

Diante de todas as especificidades descritas, foi proposta uma visita no Museu Casarão Pau Preto, para aprimoramento do ensino-aprendizagem, na intenção de romper todos os paradigmas, e fazer uma ponte entre história, geografia e arte.

Através de uma fazenda onde habitavam-se escravos no século XIX deu-se início ao museu com a abertura de suas atividades em 1983 e declarado de utilidade pública onde se tornou um ponto histórico da cidade de Indaiatuba, arrecadando objetos antigos e de valores históricos do município.  

         O museu foi escolhido como contexto para a proposta, e através desta ação ampliar os conhecimentos e fazer com que os alunos olhem a sua volta e vejam a vida social, cultural e econômica que o cercam. A partir deste ponto principal, marcaremos uma visita ao local, onde os educandos analisariam toda a estrutura histórica como os maquinários de cana de açúcar, a forma como os tijolos eram construídos, os engenhos antigos, os locais onde os escravos viviam (senzalas). A arquitetura antiga do local, contribui para o conhecimento de como eram feitas e instituídas as casas. Fazendo relações com o espaço vivido, sua paisagem local e as transformações que acontecem num ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (787.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com